Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

05
Jul05

A Ovelha Dolly

Praia da Claridade
A Ovelha Dolly  (5 de Julho 1996 - 14 de Fevereiro 2003)  foi o primeiro mamífero a ser clonado com sucesso a partir de uma célula adulta. Dolly foi criada por investigadores do Instituto Roslin, na Escócia, onde viveu toda a sua vida.
O seu nome é uma referência à actriz Dolly Parton.

Dolly foi gerada a partir de células mamárias de uma ovelha adulta com cerca de seis anos, através de uma técnica conhecida como transferência somática de núcleo. Apesar das suas origens, Dolly teve uma vida normal de ovelha e deu à luz dois filhotes, sendo cuidadosamente observada em todas as fases.
Em 1999 foi divulgado na revista Nature que Dolly poderia ter a desenvolver formas de envelhecimento precoce, uma vez que os seus telómeros (1)  eram mais curtos que os das ovelhas normais. Esta questão iniciou uma acesa disputa na comunidade científica sobre a influência da clonagem nos processos de envelhecimento, que está ainda hoje por resolver.
Em 2002 foi anunciado que Dolly sofria de um tipo de artrite degenerativa, o que foi interpretado por alguns sectores como sinal de envelhecimento.
Dolly foi abatida em Fevereiro de 2003 para evitar a sua morte dolorosa por uma infecção pulmonar incurável.
O seu corpo embalsamado está exposto no Royal Museum of Scotland, em Edinburgo.

(1) - Os telômeros (ou telómeros) são pequenas "peças" presentes nas extremidades dos cromossomas. Cada vez que a célula se divide seus cromossomas perdem um telômero e no momento em que não houver mais nenhum telômero a célula morre sem se dividir antes, a isso se dá o nome de senescência celular (2). Levando em consideração o facto de que os telômeros nunca são regenerados pode-se concluir que eles funcionam como um relógio biológico, quanto mais telômeros mais tempo a pessoa vai viver, isso descartando factores externos.

Quando a ovelha Dolly começou a envelhecer precocemente os cientistas sentiram que ali estava um novo mistério a ser desvendado, afinal, na luz da clonagem não se sabia explicar o porquê desse envelhecimento precoce, logo surgiu a resposta. Quando é feito um clone, usa-se células de animais cujos cromossomas já tinham um número menor de telômeros devido à sua idade, com isso é como se a ovelha Dolly tivesse nascido com a idade da ovelha da qual foi clonada.

Os telômeros são alvo de pesquisa não só pelo agitado ramo da clonagem mas porque é eles que definem quando um ser vivo envelhece e morre, se fosse possível regenerar os telômeros dos cromossomas de todas as células do corpo seria possível prolongar o envelhecimento do ser humano por muito tempo.
Talvez os telômeros sejam a chave para a super longevidade.

(2) - Senescência é o processo de envelhecimento dos seres vivos  quando as células deixam de se dividir para substituírem outras células que, por alguma razão, deixaram de metabolizar.
As células senescentes deixam de se dividir quando os telómeros, que são "peças" de protecção nas extremidades dos cromossomas formadas por sequências de nucleotídeos, se "gastam" em cada divisão celular, estas "peças" perdem uma parte e, quando atingem um tamanho mínimo os cromossomas deixam de se replicar.
As células do Cancro, por outro lado, são "imortais" uma vez que possuem um enzima chamado telomerase que altera o genoma da célula, permitindo-lhe multiplicar-se indefinidamente.

Fonte: "http://pt.wikipedia.org/wiki/Ovelha_Dolly"

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D