Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

09
Jul05

O Mel

Praia da Claridade
O Mel é um líquido viscoso e açucarado produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido de flores e processado pelas enzimas digestivas desses insectos sendo armazenado em favos nas suas colmeias para lhes servir de alimento durante o Inverno.

É importante salientar que, a despeito de o mel utilizado actualmente em maior escala na alimentação humana provir da produção das abelhas melíferas, existem outros insectos que também o produzem em menor quantidade e não são explorados economicamente.

História

O mel tem as suas qualidades reconhecidas, apreciadas e utilizadas pelos seres humanos desde tempos remotos como alimento e adoçante natural com poder adoçante duas vezes maior do que o açúcar de cana.

Existem diversas referências históricas a esta substância. Além das citações bíblicas, muitos outros povos, como os antigos egípcios ou os gregos, por exemplo, se referiam ao mel como um produto sagrado, chegando até a servir como forma de pagamento de impostos. Foram encontradas em escavações egípcias com mais de 3.000 anos amostras de mel ainda perfeitamente conservadas em vasilhas ligeiramente tapadas. Também existem registos pré-históricos em pinturas rupestres da utilização de mel.

São conhecidas diversas variedades de mel que dependem da flor utilizada como fonte de néctar e do tipo de abelha que o produziu, mas como essas o fabricam em quantidade cerca de três vezes superior àquela de que necessitam para sobreviver, sempre foi possível, primeiramente, recolher-se o excesso dele para o uso humano e mais tarde proceder-se à criação das abelhas para o fim específico de obter o mel, o que é conhecido como apicultura.

Composição e Uso

Além de ser utilizado como adoçante, o mel sempre foi reconhecido devido às suas propriedades terapêuticas.
De um modo geral, o mel é constituído, na sua maior parte (cerca de 75%),  por hidratos de carbono, nomeadamente por açúcares simples (glucose e frutose).
O mel é também composto por água (cerca de 20%),  por minerais (cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio, entre outros),  por cerca de metade dos aminoácidos existentes, por ácidos orgânicos (ácido acético, ácido cítrico, entre outros)  e por vitaminas do complexo B, por vitamina C, D e E.
O mel possui ainda um teor considerável de antioxidantes (flavonóides e fenólicos).

Os vários tipos de mel variam em função das plantas de onde é extraído o néctar e, também, de acordo com a localização geográfica dessas plantas e os tipos das abelhas produtoras.  Por esta razão, o mel pode apresentar consistências e cores diferentes. Devido ao seu teor de açúcares simples, de assimilação rápida, o mel é altamente calórico (cerca de 3,4 kcal/g),  pelo que é útil como fonte de energia.

O mel é também usado externamente devido às suas propriedades anti-microbianas e anti-sépticas. Assim, o mel ajuda a cicatrizar e a prevenir infecções em feridas ou queimaduras superficiais.
O mel é também utilizado largamente na cosmética (cremes, máscaras de limpeza facial, tónicos, etc.)  devido às suas qualidades adstringentes e suavizantes.

Juntamente com o mel as abelhas produzem outros importantes produtos a saber:
A cera, a geleia real e o própolis.
Uma bebida fermentada a partir do mel e água é denominada hidromel.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Como todos sabemos as abelhas produzem o MEL.
Ele é o único alimento de origem animal que não se estraga.

Encontraram mel, ainda comestível, nos túmulos egípcios.

O mel foi usado para embalsamar os corpos (Alexandre o Grande é um exemplo famoso) pois os micróbios, que provocam a decomposição, não conseguem viver no mel.

"Você sabia que a produção de uma colher de chá de mel requer, muitas vezes, 2.000 horas de tempo das abelhas ?..." (Wendy E. Cook em seu livro Foodwise)

1 comentário

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D