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PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

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11
Jul05

Dormir faz bem à saúde

Praia da Claridade
"Você não dorme o quanto precisa porque não tem tempo?

Se é essa a sua desculpa, talvez esteja na hora de você repensar as suas prioridades diárias.
O que muita gente encara como perda de tempo  -  dormir dez horas por noite, por exemplo  -  tem de passar a ser visto como uma necessidade do corpo que influenciará todo o seu dia.
Está comprovado que a privação do sono, ou seja, dormir menos horas do que você precisa, traz várias consequências como irritabilidade, alterações no humor, dificuldade de concentração, maior risco de problemas cardio-vasculares e desequilíbrio hormonal.

O número de horas que cada um precisa dormir por noite varia de pessoa para pessoa, mas geralmente está na faixa de 7 a 9 horas diariamente.  Uma maneira de perceber se está dormindo menos do que deveria durante a semana é notar quantas horas a mais você dorme quando tem o dia livre  -  no final de semana, por exemplo.
Se normalmente você dorme seis horas e no sábado dorme doze, é sinal de que está privado de sono.

O pneumologista e director do Laboratório do Sono do Incor, Geraldo Lorenzi Filho, afirma que o problema se agrava ainda mais entre as pessoas que fazem escalas nocturnas, que dormem em média uma hora a menos do que as que dormem durante a noite.  Os que passam noites acordados têm mais problemas gastrointestinais, além de comerem mais do que devem para se manter acordados, o que os leva ao ganho de peso.

Por isso, para ter um resto de 2005 mais saudável, é de extrema importância dar mais atenção ao sono e fazer dele uma prioridade.
Você vai render muito mais e terá menos problemas de saúde."

Texto de: FLÁVIO MOREIRA

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