Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

12
Fev06

O Veado

Praia da Claridade

Veado
Veado


O veado é um mamífero da ordem dos artiodáctilos (sub-ordem ruminante) pertencente, em senso estrito, à família Cervidae, mas vários animais semelhantes, de outras famílias da mesma ordem, são chamados veados.

Cervidae (ou cervídeos) é uma família de ungulados artiodáctilos ruminantes, à qual pertencem animais como o veado, a corça, o alce e o caribu. Ungulado é a designação dada aos mamíferos cujas patas são protegidas por cascos.

É encontrado em todo o mundo, excepto na Austrália (as espécies que lá vivem, embora em estado selvagem, foram introduzidas na colonização). Os machos da maioria das espécies desenvolvem esgalhos ou galhadas (e não cornos, o que distingue o grupo dos outros ruminantes) no crânio, que são renovados anualmente. São usados como arma durante a estação de acasalamento, nos combates entre machos. Os veados sem esgalhos (cada uma das pontas do veado) possuem longos caninos superiores, que usam como arma. Os veados são polígamos. No reino animal, a poligamia refere-se à relação onde os animais mantém mais de um vínculo sexual no período de reprodução.

Os veados são herbívoros com alimentação específica devido à pouca especialização do seu estômago, que não digere vegetação fibrosa como erva. Assim, alimentam-se principalmente de rebentos, folhas, frutos e líquenes. Têm ainda elevados requerimentos nutricionais de minerais que lhes permitam crescer novos esgalhos todos os anos.

Os líquenes são seres vivos muito simples que se desenvolvem como lâminas ou placas de várias cores na superfície de árvores ou de pedras, expostas à humidade e ao sol.

Certas espécies de veados ao longo das Américas foram quase exterminadas por a sua carne ser considerada uma iguaria. Muitas espécies estão ameaçadas de extinção.

O menor veado conhecido é o Muntiacus putaoensis, encontrado em 1997 em Myanmar, com apenas 45 cm de altura.

Myanmar, nova designação para a Birmânia (ou Burma), é um país asiático, limitado a norte e leste pela China, a leste pelo Laos e pela Tailândia, a sul pelo Mar de Andaman e pelo Canal de Coco, através do qual faz fronteira com o estado insular indiano de Andaman e Nicobar, e a leste com o Golfo de Bengala, Bangladesh e Índia. Capital, a partir de 2006: Pyinmana (até 2005 foi Yangon).
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.














2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D