Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

14
Jul05

A Seiva das plantas

Praia da Claridade
Seiva

Nas plantas vasculares, a seiva é o equivalente ao sangue dos animais  -  é o líquido que circula por toda a planta para alimentar as suas células  ( Unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. A célula representa a menor porção de matéria viva dotada da capacidade de auto-duplicação independente ).

Em botânica, distinguem-se dois tipos de seiva:

  • a seiva bruta, formada nas raízes, por absorção da solução existente no solo, ou noutro suporte onde a planta se encontre fixa: plantas epífitas  (Epífitas são, por etimologia, plantas sobre plantas, ou seja, plantas que vivem sobre outras plantas).  A seiva bruta é levada até aos órgãos verdes da planta (caule e folhas) através das células do xilema  (chama-se xilema ao tecido das plantas vasculares por onde circula a água com sais minerais dissolvidos),  para ser utilizada na produção de substâncias orgânicas e assim transformada em...

  • seiva elaborada, que é dispersa por todos os tecidos da planta através dos vasos do floema  para alimentar as células. (o floema é o tecido das plantas vasculares encarregado de levar a seiva elaborada pelo caule até à raiz e aos órgãos de reserva).
    O componente principal desta seiva é a glicose, um açúcar simples formado pela fotossíntese. 

    A fotossíntese é o processo através do qual as
    plantas, seres autotróficos, ou vegetais verdes e alguns outros organismos transformam energia luminosa em energia química processando o dióxido de carbono (CO2), água (H2O) e minerais em compostos orgânicos e oxigénio gasoso (O2). Através do processo aqueles produzem o seu próprio alimento, constituído essencialmente por açúcares, como a glicose. É com a fotossíntese que se inicia toda a cadeia alimentar. Sem esta, os animais e os outros seres heterotróficos  ( ser vivo que não possui a capacidade de produzir o seu alimento a partir de material inorgânico, e por isso se alimenta de outros seres. O contrário de autotrófico )  seriam incapazes de sobreviver porque a base da sua alimentação estará sempre nas substâncias orgânicas proporcionadas pelas plantas verdes.

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D