Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

20
Jul05

A Apollo 11

Praia da Claridade
A  Apollo 11  foi a primeira missão tripulada a pousar na Lua. Ela foi enviada pela NASA (Agência Espacial dos EUA), e pousou na superfície lunar em 20 de Julho de 1969,  (faz hoje 36 anos...)  num local chamado "Sea of Tranquility" (Mar da Tranquilidade). Neil Armstrong (comandante do voo) e Edwin E. "Buzz" Aldrin (piloto do Módulo Lunar, chamado nesta missão de Eagle - Águia em inglês)  tornaram-se os primeiros homens a caminhar no solo lunar. Michael Collins (piloto do Módulo de Comando, chamado nesta missão de Columbia) permaneceu em órbita no Módulo de Comando.

A Apollo 11 descolou em 16 de Julho de 1969, pousou na Lua em 20 de Julho de 1969, e retornou à Terra em 24 de Julho de 1969, num voo perfeito, a não ser pela pequena quantidade de combustível que restara no pouso na Lua (20 segundos), o que poderia ter causado o abandono da missão. No entanto, Armstrong e "Buzz" Aldrin foram em frente e completaram a missão.

Os problemas do pouso na Lua já haviam ficado latentes nos treinos de pouso no simulador. Particularmente no último deles, que foi abortado devido a ter soado um alarme. Segundo os engenheiros da NASA este alarme não soaria no pouso real.

No entanto, devido à complexidade do procedimento de descida, e à pouca capacidade do computador de pouso, soou o mesmo alarme quando o Módulo Lunar estava a apenas 13 mil metros da superfície da Lua. O centro de controle, em Houston (EUA), ordenou que eles continuassem.
A 300 metros do solo Armstrong e Aldrin perceberam que pousariam numa cratera. Imediatamente eles desligaram o piloto automático e tomaram o controle manual. A partir daí, o pouso é emocionante, e eles só conseguem encontrar um local seguro para pouso a apenas 40 metros de altura, quando faltavam apenas 20 segundos de combustível. Quando os motores foram desligados, Armstrong fala no rádio: "Houston, aqui Base da Tranquilidade, a Águia pousou". Foi a primeira vez que o controle de Terra ouviu a expressão "Base da Tranquilidade", já que nos treinos de pouso no simulador Armstrong havia sempre se referido a "Eagle" (águia).

Após o pouso, "Buzz" Aldrin, católico fervoroso, retirou de um estojo que carregava uma hóstia e comungou, num ritual silencioso de devoção e agradecimento pelo ocorrido.

Os dois decidiram reduzir o período de descanso de quatro horas programado até que pudessem sair para caminhar na superfície da Lua, no que a base de controle concordou.

Neil Armstrong, ao dar seu primeiro passo no solo lunar, disse a famosa frase: "um pequeno passo para um homem, um salto gigantesco para a humanidade".

A missão foi acompanhada pela televisão por milhões de pessoas em todo o mundo. Buzz Aldrin desce pela escada do Módulo Lunar e pisa pela primeira vez no solo da Lua, logo a seguir a Armstrong. Ele tenta, sem sucesso, retornar ao primeiro degrau da escada, só conseguindo na segunda tentativa. Após, ele vira-se para a câmara de vídeo e exclama: "Magnífica desolação!".

Os astronautas permaneceram no solo lunar por 21 horas e 36 minutos. Nesta missão foram recolhidas pedras para estudos científicos e posta uma bandeira dos EUA no solo da Lua.

Os astronautas colocaram uma placa na Lua, onde se lê:  Here Men From Planet Earth First Set Foot Upon The Moon. July 1969 A.D. We Came In Peace For All Mankind.  (Aqui os homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na Lua. Julho de 1969. Viemos em paz, em nome de toda a humanidade).

A missão Apollo 11 foi seguida por seis outras missões Apollo, das quais cinco pousaram na Lua.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D