Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

09
Ago05

O Mar...

Praia da Claridade

Um  mar  é uma larga expansão de água salgada ligada a um oceano.
O termo também é usado para grandes lagos salinos que não têm saída natural, como o Mar Cáspio e o Mar da Galileia. O termo é usado num sentido menos geográfico para designar uma parte do oceano, como mar tropical ou água do mar referindo-se às águas oceânicas.

A água do mar é transparente. Mas, quando olhamos o mar, ele parece azul, verde ou até cinzento. A cor muda de acordo com a cor do céu, que se reflecte nele. Também depende da cor da terra ou das algas transportadas pelas suas águas. A partir de uma certa profundidade, as cores começam a desaparecer do fundo do mar.
A primeira cor a desaparecer é a vermelha, aos seis metros. Depois, aos quinze, desaparece a amarela. Até chegar a um ponto em que só se verá o azul.

Durante milhões de anos, a chuva formou cursos de água que iam dissolvendo lentamente rochas de todos os períodos geológicos, nas quais o sal comum é encontrado em abundância. Esses cursos de água desembocavam no mar. Como muitos rios correm para o mar, ele ficou com quase todo o sal. Também há rios que desaguam em lagos...


Dois mares muito conhecidos:  o VERMELHO e o NEGRO 


O Mar Vermelho (Bahr el-Ahmar) é um golfo do oceano Índico entre a África e a Ásia.  Ao sul, o mar Vermelho comunica com o oceano Índico pelo estreito de Bab el Mandeb e o golfo de Aden. Ao norte encontram-se a península do Sinai, o golfo de Akaba e o canal de Suez (que permite a comunicação com o mar Mediterrâneo).

O mar Vermelho tem um comprimento de aproximadamente 1.900 km, por uma largura máxima de 300 km e uma profundidade máxima de 2.500 metros na fossa central, com uma profundidade média de 500 metros. O mar Vermelho é famoso pela exuberância da sua vida submarina, sejam as inúmeras variedades de peixes ou os magníficos corais. A superfície do mar Vermelho é de aproximadamente 450.000 km², com uma população de mais de 1.000 espécies de invertebrados, de 200 espécies de corais e de, pelo menos, 300 espécies de tubarões.

As temperaturas na superfície do mar Vermelho são relativamente constantes, entre 21 e 25 °C. A visibilidade mantém-se relativamente boa até 200 metros de profundidade, mas os ventos podem surgir rapidamente e as correntes revelarem-se traiçoeiras. A criação do mar Vermelho é devida à separação da África da Península Arábica.
O movimento começou há uns trinta milhões de anos e continua actualmente, o que explica a existência de uma actividade vulcânica nas partes mais profundas. Admite-se que o mar Vermelho se transformará num oceano, como propõe o modelo de Tuzo Wilson  (geofísico canadiano, autor do conceito de falha transformante).

O mar Vermelho é um destino turístico privilegiado, principalmente para os amantes de mergulho submarino.

Os países banhados pelo mar Vermelho são o Djibuti, a Eritréia, o Sudão, o Egipto, Israel, a Jordânia, a Arábia Saudita e o Iémen.

Algumas cidades costeiras do mar Vermelho: Assab, Port Soudan, Port Safaga, Hurghada, El Suweis, Sharm el Sheik, Eilat, Aqaba, Dahad, Jedda, Al Hudaydah.



O Mar Negro  é um mar interior entre o sudeste da Europa e a Ásia Menor. Liga-se com o Mar Mediterrâneo pelo Bósforo (estreito que separa a parte Asiática de Istambul da parte Europeia)  e o Mar de Mármara.  E liga-se  ao Mar de Azov pelo estreito de Kerch.

Há um importante fluxo de água através do Bósforo,  200 km³  por ano e de água doce das áreas adjacentes, especialmente da Europa Central e Oriental, totalizando 320 km³ por ano. O rio mais importante a desaguar no Mar Negro é o Danúbio. O Mar Negro tem uma área de 422.000 km²  e uma profundidade máxima de 2.210 m.

Os países que fazem costa com o Mar Negro são a Turquia, Bulgária, Roménia, Ucrânia, Rússia e Geórgia. A Península da Crimeia é uma república autónoma da Ucrânia.

As cidades mais importantes ao longo da costa incluem Istambul (antigamente Constantinopla e Bizâncio), Burgas, Varna, Constança, Yalta, Odessa, Sebastopol, Batumi, Trabzon, Samsun e Zonguldak.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D