Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

12
Ago05

A Brucelose

Praia da Claridade

Notícias divulgadas ontem nos meios de Comunicação Social, em que se relata:
"Novo caso de brucelose em Leiria:  e
leva-se a 27 o número de casos de brucelose detectados no distrito de Leiria nas duas últimas semanas." ... 
...
levam-me a abordar hoje este tema.


"A Brucelose também conhecida por Febre de Malta ou ondulante é uma doença crónica causada pelas bactérias do género Brucella, transmitida pelos lacticínios não pasteurizados.

Brucella

As Brucella são pequenos bacilos cocóides Gram-negativos, estritamente aeróbios e imóveis.

Há três espécies que causam doença no homem, mas todas elas são patogénicas especializados nos animais, e só atacam o homem se este ingerir os produtos de animais infectados.

  1. A Brucella melitensis existe nas ovelhas e é transmitida pelo seu leite. É a forma mais grave.
  2. A Brucella abortus infecta o gado, sendo uma frequente causa de abortos nas vacas. É transmitida pelos lacticínios de leite de vaca.
  3. A Brucella suis é típica dos porcos.

São capazes de sobreviver à fagocitose (a) e parasitam os macrófagos (b) intracelularmente. A resposta imunitária eficaz à sua disseminação é a formação de granulomas.

Epidemiologia

A infecção é sempre por contacto directo com animais infectados ou pelo consumo do seu leite e derivados não-pasteurizados. O queijo fresco é particularmente perigoso, porque é frequentemente produzido artesanalmente com leite fresco e os consumidores raramente se preocupam em saber se o leite usado foi tratado pela pasteurização.

Afecta animais em todo o mundo. No Mediterrâneo, incluindo Portugal, na América do Sul e na Ásia é prevalente a B.mellitensis, devido às numerosas ovelhas. O B.abortus é mais frequente na Europa central e de leste.

Progressão e Sintomas

As bactérias são ingeridas com o leite ou outros alimentos e invadem a mucosa intestinal. Também podem ser aspiradas ou penetrar por feridas em contacto com o animal. O período de incubação é de uma semana a um mês. A brucelose é uma doença crónica de progressão lenta. A infecção por B.mellitensis é mais grave do que as outras formas.

Dentro do corpo humano são fagocitadas pelos macrófagos, no interior dos quais sobrevivem sendo transportadas para tecidos linfóides em todo o organismo, invadindo pela linfa (c) e sangue os gânglios linfáticos, baço, fígado, medula óssea e outros órgãos onde se concentram os macrófagos.

Apesar da resposta imunitária com formação de granulomas impedir largamente a disseminação das bactérias, elas escapam por vezes, multiplicando-se, o que provoca ataques agudos no doente crónico, que se caracterizam por febre, suores e calafrios. O maior problema da brucelose é que os seus sintomas irregulares e moderados levam o individuo afectado a ignora-la, não consultando o médico. A doença pode resolver-se graças à acção do sistema imunitário, mas esse processo pode demorar muitos meses ou anos, ou pode nem ocorrer. No entanto a infecção a longo prazo apesar de nunca ser agudamente mortal, diminui consideravelmente a esperança de vida e produz sintomas crónicos como a depressão, a anorexia [falta de apetite (d) ], dores de cabeça e musculares.

Outras complicações possíveis da brucelose a longo prazo sem tratamento são a hepatite, artrite, espondilite, anemia, leucopenia (e), trombocitopenia (f), meningite, endocardite e problemas visuais de origem nervosa.

Diagnóstico

É feito pela cultura de amostras do sangue e de tecidos recolhidas por biópsia, e cultura em meio próprio. Como é de crescimento lento, demora quatro semanas a crescer em quantidades suficientes para análise microscópica ou bioquimica. A serologia (detecção de anticorpos específicos)  também é usada.

Tratamento

São administrados antibióticos como doxiciclina, gentamicina, ou cotrimoxazole, durante pelo menos um mês.

Prevenção

A pasteurização do leite é eficaz na destruição das bactérias, mas a melhor forma de prevenção é o tratamento das infecções nos animais, ou a sua eliminação e destruição.


Anotações:

(a)  fagocitoseprocesso de alimentação de muitos protozoários unicelulares, que consiste no englobamento de partículas sólidas pela célula, através da membrana celular - a partícula é envolvida num vacúolo digestivo, a partir do qual a matéria digerida passa depois para o citoplasma.

(b)  macrófagos: células de grandes dimensões do tecido conjuntivo que fagocitam elementos estranhos ao corpo. Os macrófagos derivam dos monócitos do sangue e de células conjuntivas ou endoteliais. Intervêm na defesa do organismo contra infecções..

(c) Linfa: líquido claro, transparente, alcalino, amarelo claro ou opalescente, de sabor salgado, que é transportado pelos vasos linfáticos em sentido unidireccional e filtrado nos linfonodos ou nódulos linfáticos. Após a filtragem, a linfa é lançada ao sangue, desembocando em artérias.

(d) Anorexia nervosa é um transtorno alimentar caracterizado por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando em baixo peso corporal) e stress físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociedade. Uma pessoa com anorexia nervosa é chamada de anoréxica.

(e) Leucopenia: redução no número de leucócitos no sangue. Os leucócitos são responsáveis pelas defesas do organismo. São os glóbulos brancos ou anticorpos.

(f) Trombocitopenia: redução do número de plaquetas no sangue. Contrário de trombocitose."

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Obs.: Este artigo é uma pequena informação e não pretende, de forma alguma, substituir o médico, o qual deve ser consultado no caso de qualquer dúvida.

1 comentário

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D