Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

16
Ago05

Os Antivírus

Praia da Claridade

Os antivírus são softwares que detectam e eliminam vírus de computador.

Existe uma grande variedade de produtos com esse intuito no mercado, a diferença entre eles está nos métodos de detecção, no preço e nas funcionalidades  (o que fazem).

Quando
Peter Norton, fundador da Symantec  e empresário de TI, apagou acidentalmente um arquivo, desenvolveu o Norton Utilities para restaurá-los. Ele criou o Symantec, em 1981, dando início à criação e comercialização de softwares de seguranças no mercado, e livros sobre o assunto. Ele foi um dos primeiros desenvolvedores de sistemas de segurança.

A primeira contaminação por um vírus de computador, ocorreu em 1988, utilizando uma
BBS como meio. Uma BBS (acrónimo inglês de Bulletin Board System) é um sistema informático, um software, que permite a ligação (conexão) via telefone a um sistema através do seu computador e interagir com ele. Sendo assim, John McAfee, programador da Lockheed Air Corporation, empresa de aviação americana, desenvolveu o VirusScan, primeira vacina conhecida.

Um dos principais motivos que levam à criação de novos vírus é justamente fazer com que eles se espalhem e fiquem a atormentar-nos por dias, semanas ou até meses. Os seus criadores procuram incessantemente falhas nos sistemas operacionais, servidores de Internet ou aplicativos conhecidos e que estejam instalados na maioria dos computadores do mundo. Uma vez descoberta a brecha, o vírus (também chamado de "verme" do inglês "worm") é lançado. Espalha-se com uma rapidez assustadora e em poucas horas provoca caos na Internet e prejuízos astronómicos.

Não necessariamente esses produtos são pagos, e também não existe relação entre custo e eficiência, exemplo disso é o
AVG, muito usado actualmente e que possui versão gratuita.

Importante ressaltar que a maioria dos fabricantes (mesmo aqueles onde os softwares são pagos) distribuem vacinas e actualizações gratuitas, assim como "pequenos antivírus" para eliminar vírus específicos, como quando surge um vírus novo com alto grau de propagação e perigoso (geralmente vírus enviados por e-mail e que se reenviam automaticamente).

O segredo do antivírus é mantê-lo actualizado diariamente, e essa é uma tarefa que a maioria deles já faz automaticamente, bastando estar ligado à Internet para ser "puxado" do site do fabricante a actualização e estar configurado para isso.

Os
vírus informáticos apareceram e propagaram-se em larga escala devido à má gestão e programação de certos produtos que foram lançados para o mercado antes de serem devidamente testados.  Um vírus é um pedaço de um programa que, como um vírus biológico, faz cópias de si mesmo e se espalha anexando-se a um hospedeiro, o programa infectado.

Problemas de Segurança

Todo o software
Microsoft  (a Microsoft Corporation é a maior e mais conhecida empresa de software do mundo. Foi fundada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen )  está susceptível a graves problemas de segurança devido aos vírus informáticos que são encontrados quase que diariamente. Como é, certamente, o sistema operacional mais utilizado, é o mais visado por programadores (cujo objectivo é prejudicar - ou interferir no maior número de usuários possível), e devido à sua forma de desenvolvimento, é muito susceptível a falhas de segurança, abrindo brechas para a criação (e instalação) de vírus.

O surgimento do movimento
OpenSource contribuiu para o desenvolvimento de softwares melhores, a cada dia, e a segurança de sistemas mais seguros.  O termo OpenSource  ou Software Livre, refere-se aos softwares que são fornecidos aos seus usuários com a liberdade de executar, estudar, modificar e repassar (com ou sem alterações) sem que, para isso, os usuários tenham que pedir permissão ao autor do programa.

Acção


  • Detecção de vírus conhecidos
  • Análise Heurística
  • Busca Algorítmica
  • Análise de Integridade


Vale salientar que os antivírus são programas que procuram por outros programas (os vírus)  e/ou os barram, por isso, nenhum antivírus é totalmente seguro o tempo todo, e existe a necessidade da sua manutenção (actualizando-o, de preferência, diariamente) e, antes de tudo, fazer sempre uso do backup para se proteger realmente contra perda de dados importantes.

Alguns Antivírus

  • Norton AntiVírus - Symantec
  • McAfee - McAfee
  • AVG - Grisoft - Possui versões paga e gratuita - para uso não-comercial
  • Panda Antivírus - Panda Software

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D