Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

16
Fev06

O Estreito de Dardanelos

Praia da Claridade

O Estreito de Dardanelos 

Dardanelos (turco: Çanakkale Boğazı ), antigamente Helesponto, é um estreito no noroeste da Turquia ligando o Mar Egeu ao Mar de Mármara (1).

Assim como o Estreito de Bósforo, o Estreito de Dardanelos separa a Europa, neste caso, a península de Gallipoli (2), da Ásia. A maior cidade próxima ao estreito é Çanakkale, que tem o seu nome do seu famoso castelo (kale  significa "castelo").

O estreito teve um papel importante ao longo da História  - por exemplo, a Guerra de Tróia (3) acontece no lado asiático do estreito. Os exércitos persas de Xerxes I e, mais tarde, o exército macedónico de Alexandre, o Grande, atravessaram o Estreito de Dardanelos em direcções opostas para invadir as terras uns dos outros.

Tendo uma importância vital para a armada do Império Otomano (4) para a sua dominação no Mediterrâneo oriental, o estreito sofreu uma tentativa de invasão com inúmeras perdas humanas pelos aliados durante a Primeira Guerra Mundial que quase custou a carreira política de Winston Churchill (a Entente (Aliança) perdeu a batalha em 18 de Março de 1915).


(1) - O Mar de Mármara (turco: Marmara denizi, ) - também conhecido com Mar de Mármora - é um mar interior que separa o Mar Negro do Mar Egeu (assim, a parte asiática da Turquia da sua parte europeia) pelo Estreito de Bósforo e Estreito de Dardanelos. Tem uma superfície de 11.500 km² e uma profundidade máxima de 1.261 metros. É envolvido ao norte e ao sul pela Turquia, sendo situado sobre uma falha geológica responsável de diversos e dramáticos terramotos.

(2) - Gallipoli, chamada Gelibolu em Turco moderno, é uma cidade no noroeste da Turquia. O nome deriva do Grego Kallipolis, significando "Cidade bonita". Situa-se na península de Gallipoli (Gelibolu Yarimadasi ), com o Mar Egeu ao oeste e o Estreito de Dardanelos a leste.

(3) - A Guerra de Tróia foi um episódio sangrento da Idade Antiga (cerca de 3.000 a.C.) que culminou com a destruição da cidade-estado de Tróia e também facilitou o fim da Idade do Bronze no Mediterrâneo. A causa deste conflito de cerca de dez anos foi o rapto de Helena de Esparta por Páris de Tróia. Segundo a lenda, a cidade de Tróia acabou por ser tomada após um longo cerco através do uso do estratagema do cavalo de Tróia. Os gregos antigos acreditavam que a guerra de Tróia era um facto histórico, ocorrido por volta de 1.200 a.C. no período micénico, mas estudiosos actuais têm dúvidas se ela de facto ocorreu. Até a descoberta do sítio arqueológico em Anatólia, na Turquia, acreditava-se que Tróia era uma cidade mitológica. A obra de Homero "A Ilíada"  descreve os acontecimentos finais da guerra, que incluem as mortes de Pátroclo e Heitor.

(4) - O Império Otomano foi um estado que existiu entre
1281 e 1923 e que no seu auge compreendia a Anatólia, o Médio Oriente, parte do norte de África e do sudestes europeu.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.















2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D