Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

29
Ago05

Os Beatles

Praia da Claridade

Os Beatles foram uma banda formada em Liverpool, Inglaterra, no final dos anos 50. Na primeira metade da década posterior, obtiveram notoriedade até hoje inédita para uma banda de rock, com o lançamento de uma série de "hit-singles", tais como: "Love me do" em 1962; "She loves you" e "I want to hold your hand" em 1963; "Can't buy me love" e "A hard day's night" em 1964; "Help" e "Yesterday" em 1965.
Os "garotos de Liverpool", como eram chamados John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, não apenas arrastaram multidões a estádios cheios para os seus megashows, mas também influenciaram as vestimentas, cortes de cabelo e forma de ser dos jovens daquela geração. Foi esse sucesso estrondoso que inspirou a criação do termo beatlemania.

Beatlemania foi uma espécie de movimento que cresceu na década de 1960 com o advento da banda The Beatles. Naquela época os figurinos e cabelos usados pelos quatro rapazes de Liverpool eram novidade. Até mesmo o estilo de música que embora classificado como simplesmente rock soava diferente aos ouvidos dos novos fãs. Quem fosse a uma discoteca (assim eram denominadas usualmente as lojas de discos naquele tempo) podia ver faixas estendidas com o nome beatlemania e à primeira vista ficava sem entender seu significado.

Mas a grande revolução musical causada pelos "Beatles" ainda estava por vir.

Antes de criarem os Beatles, John Lennon, Paul McCartney e George Harrison formavam o grupo Quarrymen.

Quarrymen era o nome da escola onde John Lennon estudava, em Liverpool, onde Paul McCartney o conheceu e se juntou a ele, formando a banda que teve o nome da escola.

Em 1965, com o lançamento do álbum "Rubber Soul", foi perceptível que a banda havia conquistado a confiança de que precisava para, com uma maior liberdade em estúdio, explorar ao máximo a sua musicalidade. Em 1966, a banda deixaria de tocar ao vivo, devido a decepções quanto aos próprios fãs (especialmente do sexo feminino) que iam aos estádios para vê-los, não para ouvi-los, mas principalmente, porque a evolução da tecnologia de palco não conseguia acompanhar a evolução da tecnologia de estúdio. A frustração era tanta que só voltaram a tocar ao vivo no tecto da Apple Records, para promover o seu canto do cisne, o disco Get Back, em 1969. O disco nunca foi lançado e, nas mãos do produtor Phil Spector, virou Let It Be, lançado em 1970.
Mas voltemos à linha do tempo.

Livres das limitações anteriormente impostas pela gravadora e regados a todo o tipo de drogas, fossem elas lícitas ou não, os integrantes da banda lançaram em 1966 a genuína obra "Revolver", que logo se tornou um sucesso absoluto de público e crítica.

Em 1967 veio o mais memorável álbum da banda, "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", um dos discos mais aclamados da história da indústria fonográfica ocidental.

Mesmo sucessos como o "The Beatles" ("White Album") de 1968 e o "Abbey Road" de 1969, não foram capazes de conter o término da banda em 1970, resultante das brigas internas que vinham ocorrendo desde a morte do empresário da banda, Brian Epstein, em 1967 e agravadas com o relacionamento de John Lennon com Yoko Ono. O álbum Let It Be, lançado em 1970, foi, portanto, póstumo.

Yoko Ono: compositora, casada com John Lennon e também famosa por ter sido uma das fortes responsáveis pela dissolução dos Beatles, além dos escândalos sobre o amor livre na época "hippie"; o seu nome significa "Filha do Oceano".

Especialistas em música dizem que grande parte da fama dos Beatles se deveu à assistência do produtor George Martin. Martin, além de produtor dos arranjos, teve um papel de catalisador para o grupo, mantendo unidas as fortes personalidades individuais e fazendo com que tirassem o máximo possível dos seus talentos incontestáveis. Outra pessoa importante foi Phill Spector, o grande responsável pelo começo da carreira solo de alguns ex-Beatles como John Lennon e George Harrison, apesar de ter péssimo relacionamento com Paul, que não o perdoou pelos arranjos feitos em Let It Be sem o consentimento do grupo. Quando perguntado sobre a importância de George Martin no sucesso da banda, há quem seja categórico em afirmar que se não fosse ele o grupo não seria tão bom quanto dizem que é. No entanto, os Beatles não foram o único grupo aconselhado por George Martin. Quantos desses grupos tiveram o sucesso dos Beatles é, neste caso, uma pergunta pertinente.

Membros da banda

  • John Lennon - vocalista e guitarrista
  • Paul McCartney - vocalista e baixista
  • George Harrison - vocalista e guitarrista
  • Ringo Starr - vocalista e baterista
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Último show ao vivo dos THE BEATLES:

São Francisco - EUA,  29 de AGOSTO de 1966.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D