Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

17
Set05

O telefone

Praia da Claridade


O telefone é um dispositivo de telecomunicações desenhado para transmitir sons por meio de sinais eléctricos. Ele foi inventado cerca de 1860 por Antonio Meucci que o chamou de teletrophone, como reconheceu o Congresso dos Estados Unidos na resolução 269, de 15 de Junho de 2002. Antes desta resolução, a sua invenção era geralmente atribuída a Alexander Graham Bell. A primeira demonstração pública registada da invenção de Meucci teve lugar em 1860, e teve a sua descrição publicada num jornal de língua italiana de Nova Iorque.

É definido como um aparelho electroacústico que permite a transformação, no ponto transmissor, de energia acústica em energia eléctrica e, no ponto receptor, teremos a transformação da energia eléctrica em acústica, permitindo desta forma a troca de informações entre dois ou mais assinantes. É lógico que, para haver êxito nessa comunicação, os aparelhos necessitam estar ligados a vários equipamentos, que formam uma central telefónica. Há categorias distintas de aparelhos telefónicos, dependendo da tecnologia utilizada.

  • O Telefone Analógico comporta apenas transmissão de voz e frequências de sinalização.
  • O Telefone sem fio utiliza radiofrequências de curto alcance para transmissão da voz para uma base que faz a conversão para o meio analógico ou digital.
  • O Telefone Digital acrescenta uma camada para a transmissão de dados. A camada de dados permite o tráfego de informações sobre a ligação em curso ou enviar informações para interagir com um Pabx, por exemplo. PABX (sigla de Private Automatic Branch eXchange) é um PBX automático (centro de distribuição telefónica).
  • O Telefone Voip utiliza o protocolo TCP/IP e ligações da Internet para transmissão e recepção de voz e dados digitalizados (transformados em pacotes de dados). Telefones analógicos também podem utilizar a tecnologia Voip, desde que o Pabx a que estão conectados tenha gateways (conversores voz/ip) apropriados.

Tecnologia

Os primeiros telefones eram ligados a uma central manual, operada por uma telefonista. O usuário tinha que girar uma manivela para gerar a "corrente de toque" e chamar a telefonista, que atendia e, através da solicitação do usuário, comutava os pontos manualmente através das "pegas". Assim um assinante era ligado ao outro. Com o surgimento das centrais automáticas os telefones passaram a ser providos de "discos" para envio da sinalização. Este discos geravam a sinalização decádica, que consiste em uma série de pulsos (de 1 a 10). Esta tecnologia prevaleceu até o final da década de 60 quando começaram a surgir os telefones com teclado electrónico. Os telefones com teclado facilitavam a "discagem", pois demorava menos para marcar um número. Foram desenvolvidos teclados que enviavam os pulsos de sinalização decádica conforme a tecla premida (carregada). Posteriormente com o advento da sinalização DTMF o envio de sinalização ficou ainda mais rápido.

Actualmente vem crescendo o uso da telefonia pela Internet, usando VoIP (Voz sobre IP, do inglês Voice over IP) e Voz sobre Frame Relay. Há muitos programas que usam esta tecnologia, entre os quais se pode destacar o Skype, que tem sido muito bem sucedido na missão de usar a Internet como meio de transmissão de voz. Com a disseminação da telefonia pela Internet começaram a ser fabricados os ATAs - Adaptadores para Telefones Analógicos, dispositivos que permitem a ligação de um telefone convencional à Internet.

Telefone por IP, VoIP ou Voz sobre uma infraestrutura IP é a tecnologia que torna possível estabelecer conversações telefónicas na Internet ou uma rede IP em vez de uma linha dedicada à transmissão de voz, prescindindo da comutação de circuitos e o seu consequente desperdício de largura de banda.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D