Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

24
Set05

Constelações do Zodíaco

Praia da Claridade

Em 1888, a União Astronómica Internacional dividiu o céu em 88 constelações oficiais, com fronteiras precisas. Desta forma, cada direcção no céu pertence necessariamente a uma (e apenas uma) delas. Elas foram baptizadas, na sua maioria, de acordo com a tradição proveniente da Grécia antiga, e os seus nomes oficiais são sempre em latim.

O conceito de Zodíaco tem interpretações diferenciadas nas astrologias ocidental, chinesa e védica.

Na astrologia Ocidental, o Zodíaco é representado como uma circunferência onde estão colocados os planetas da forma como se apresentavam no céu no momento do nascimento do assunto estudado (que pode ser uma pessoa, cidade, País, etc.) - Este é o "Mapa astrológico" da pessoa ou evento.

Os 360 graus da circunferência estão divididos em 12 signos zodiacais (Áries, Touro, Gémeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes) e cada um é regido por um planeta (Marte, Vénus, Mercúrio, Lua, Sol, Mercúrio, Vénus, Plutão, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno, respectivamente).

Tradicionalmente, o Zodíaco contém as seguintes doze constelações:

  • Áries, o Carneiro
  • Taurus,  o  Touro
  • Gemini,  os  Gémeos
  • Câncer,  o  Caranguejo
  • Leo,  o  Leão
  • Virgo,  a  Virgem
  • Libra,  a  Balança
  • Scorpius,  o  Escorpião
  • Sagittarius,  o  Sagitário,  o arqueiro
  • Capricornus,  o  Capricórnio,  a cabra do mar
  • Aquarius,  o  Aquário,  o carregador de água
  • Pisces,  os  Peixes


Áries, o Carneiro - O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Arietis. Na mitologia, este era o carneiro cuja lã se transformou em ouro, esperando a ocasião da busca de Jasão e os Argonautas.
As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Perseus, Triangulum, Pisces, Cetus e Taurus.

Taurus, o Touro - O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Tauri. Este é o touro mitológico em que Zeus se transformou para seduzir Europa, uma princesa fenícia.
As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Auriga, Perseus, Aries, Cetus, Eridanus, Orion e Gemini.
A constelação do Touro é formada apenas pela cabeça, ombros e membros anteriores do touro. Na literatura grega foi chamada o Busto, representando o touro que raptou Europa, e a sua parte posterior estava submersa nas ondas. As estrelas são representadas como um touro em posição de ataque, os chifres enormes abaixados.

Gemini, os Gémeos - O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Geminorum. Eles representam Castor (α) e Pólux (β), irmãos de Helena de Tróia, na mitologia grega. O planeta Plutão foi descoberto próximo a Wasat, δ Gem, em 1930, por Clyde Tombaugh.
As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Lynx, Auriga, Taurus, Orion, Monoceros, Canis Minor e Cancer.

Cancer, o Caranguejo - O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Cancri. 55 Cancri possui um sistema planetário com dois planetas confirmados. A massa de um deles é 0,84 vezes a de Júpiter, e a do outro é estimada em 5 vezes esta última.
As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Lynx, Gemini, Canis Minor, Hydra e Leo.

Leo, o Leão - O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Leonis. Wolf 359, que é uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar, encontra-se nesta constelação.
As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Ursa Major, Leo Minor, Cancer, Hydra, Sextans, Crater, Virgo e Coma Berenices.

Virgo, a Virgem - O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Virginis. Uma das identidades mitológicas da Virgem é Témis, deusa da justiça, que, desgostosa com o comportamento humano, ascendeu ao céu. Um de seus atributos era a balança, daí a proximidade das duas constelações.
As suas vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Boötes, Coma Berenices, Leo, Crater, Corvus, Hydra, Libra e Serpens Caput.

Libra, a Balança - O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Librae. Representando a balança segurada pela Virgem, a Justiça, esta constelação também foi, por muito tempo, considerada parte do Escorpião.
As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Serpens Caput, Virgo, Hydra, Lupus, Scorpius e Ophiuchus.

Scorpius, o Escorpião - O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Scorpii. O seu inimigo mitológico é Orion, o caçador, e as constelações estão de facto em pontos diametralmente opostos do céu.
As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Sagittarius, Ophiuchus, Libra, Lupus, Norma, Ara e Corona Australis.

Sagittarius, o Arqueiro - O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Sagittarii. O centro da Via Láctea encontra-se nesta constelação.
As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Aquila, Scutum, Serpens Cauda, Ophiuchus, Corona Australis, Telescopium, Microscopium e Capricornus.

Capricornus -  O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Capricorni; a constelação é conhecida em português como Capricórnio. Os antigos associavam-na a uma cabra ou cabra-do-mar.
As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Aquila, Sagittarius, Microscopium, Piscis Austrinus e Aquarius.

Aquarius -  O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Aquarii e a abreviação oficial adoptada pela União Astronómica Internacional é Aqr;  a constelação é conhecida em português como Aquário, o portador de água. A região do céu em que ela se encontra é conhecida como o Mar ou a Água, devido à proximidade de constelações como Cetus, a Baleia, Pisces, os Peixes, e o rio Eridanus (Erídano). Este é, por vezes, representado como fluindo do vaso do Aquário. Os antigos viam, nessa constelação, a figura de um homem vertendo água de uma ânfora.
As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Pisces, Pegasus, Equuleus, Delphinus, Aquila, Capricornus, Piscis Austrinus, Sculptor e Cetus.

Pisces, os Peixes -  O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Piscium. A estrela α Psc é conhecida como Alrisha, significando "o nó"; este seria o nó da corda usada para atar os peixes em que Afrodite e Eros se transformaram para escapar de Tífon.
As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Triangulum, Andromeda, Pegasus, Aquarius, Cetus e Aries.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D