Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

25
Set05

O Mar Vermelho

Praia da Claridade
 
O
Mar Vermelho (Bahr el-Ahmar) é um golfo (1) do Oceano Índico (2) entre a África e a Ásia. Ao sul, o Mar Vermelho comunica com o Oceano Índico pelo estreito de Bab el Mandeb e o Golfo de Aden (3). Ao norte encontram-se a Península do Sinai, o Golfo de Akaba e o Canal de Suez (4) - que permite a comunicação com o Mar Mediterrâneo
.

O Mar Vermelho tem um comprimento de aproximadamente 1.900 km, por uma largura máxima de 300 km e uma profundidade máxima de 2.500 metros na fossa central, com uma profundidade média de 500 metros. O Mar Vermelho é famoso pela exuberância da sua vida submarina, sejam as inúmeras variedades de peixes ou os magníficos corais. A superfície do Mar Vermelho é de aproximadamente 450.000 km², com uma população de mais de 1.000 espécies de invertebrados, de 200 espécies de corais e de pelo menos 300 espécies de tubarões.

As temperaturas na superfície do Mar Vermelho são relativamente constantes, entre 21 e 25 °C.
A visibilidade mantém-se relativamente boa até 200 metros de profundidade, mas os ventos podem surgir rapidamente e as correntes revelarem-se traiçoeiras. A criação do Mar Vermelho é devida à separação da
África da Península Arábica (5). O movimento começou há uns trinta milhões de anos e continua actualmente, o que explica a existência de uma actividade vulcânica nas partes mais profundas. Admite-se que o Mar Vermelho transformar-se-á num oceano, como propõe o modelo de Tuzo Wilson.

O Mar Vermelho é um destino turístico privilegiado, principalmente para os amantes de mergulho submarino.
Os países banhados pelo Mar Vermelho são o Djibuti, a Eritreia, o Sudão, o Egipto, Israel, a Jordânia, a Arábia Saudita e o Iémen.
Algumas cidades costeiras do Mar Vermelho: Assab, Port Soudan, Port Safaga, Hurghada, El Suweis, Sharm el Sheik, Eilat, Aqaba, Dahad, Jedda, Al Hudaydah.

Anotações:

(1) - Em Geografia, uma baía ou golfo é uma porção de mar ou oceano rodeada por terra, em oposição a um cabo. As baías detiveram e detêm importância económica e estratégica uma vez que são, normalmente, locais ideais para construção de portos e docas.

(2) - Oceano Índico (antigo Mar das Índias) está situado entre a África, a Ásia, a Austrália e a Antártida e tem uma área de 74.000.000 km2.

(3) - O Golfo de Aden é uma reentrância no norte do Oceano Índico, à entrada do Mar Vermelho, entre a costa norte da Somália e a costa sul da península arábica. O seu nome provém da cidade de Aden, no Iémen, na extremidade sul daquela península.
Este
mar marginal foi formado há cerca de 35 milhões de anos, com a separação das placas tectónicas africana e arábica e faz parte do sistema do Grande Vale do Rift.

(4) - O Canal de Suez (árabe, Qanā al-Suways) é um canal longo de 163 km que liga Port-Saïd, porto egípcio no Mar Mediterrâneo, a Suez, no Mar Vermelho.
Ele permite às embarcações irem da Europa à Ásia sem terem que contornar a África pelo cabo da Boa Esperança. Antes da sua construção, as mercadorias tinham que ser transportadas por terra entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho.

(5) - A Península Árabe ou Arábica é uma vasta península localizada na junção da África e da Ásia, a leste da Etiópia e ao norte da Somália, ao sul da Palestina, da Jordânia e da Mesopotâmia, e ao sudoeste do Irão.
É uma região maioritariamente de
clima desértico .
Fonte: Wikipédia
 

1 comentário

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D