Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

06
Out05

A Coca-Cola

Praia da Claridade

A Coca-Cola (também conhecida por Coca) é um refrigerante de noz de cola muito popular vendido em mais de 140 países. É produzida pela Coca-Cola Company que também é ocasionalmente referida como Coca-Cola ou Coca. É uma das marcas mais conhecidas e vendidas do mundo. A maior concorrente da Coca é a Pepsi</strong>.

Originalmente intencionada como um remédio patenteado quando foi inventada no final do século XIX, em 1886 para ser mais exacto, a Coca-Cola foi tirada das trevas pelo empresário Asa Griggs Candler, cujas tácticas agressivas de marketing levaram a Coca-Cola a dominar o mercado de refrigerantes no mundo no século XX. Apesar de enfrentar lendas urbanas de efeitos colaterais perversos na saúde de consumidores e acusações de práticas monopolistas, a Coca-Cola permaneceu como uma bebida popular na primeira década do século XXI
.

História

A Coca-Cola foi inventada pelo farmacêutico John S. Pemberton, um ex-coronel tenente do Exército dos EUA, em 1886 em Columbus, no estado da Geórgia, EUA. Recebeu originalmente o nome de Pemberton's French Wine Coca. Ele foi inspirado pelo sucesso formidável de um produto similar europeu de Angelo Mariani
.

A bebida recebeu o nome de Coca-Cola porque originalmente o estimulante misturado na bebida era cocaína, que vem de folhas de coca da América do Sul. A bebida também recebeu o seu sabor de noz de cola. Hoje, o estimulante foi alterado para cafeína, mas o sabor ainda é feito através de noz de cola e folha de coca, mas a cocaína foi removida das folhas e a bebida não contém traços da droga. Era vendida originalmente como remédio por cinco cents o copo. Depois foi relançada como bebida leve. As primeiras vendas foram feitas na Farmácia de Jacob na cidade de Atlanta, em 8 de Maio de 1886, e pelos primeiros oito meses apenas nove bebidas eram vendidas durante o dia todo. Pemberton anunciou a bebida pela primeira vez em 29 de Maio
do mesmo ano no Atlanta Journal.

A princípio, o concentrado era embalado em pequenos barris de madeira, na cor vermelha. Por isso, o vermelho foi adoptado como cor oficial da bebida. Até 1915, uma pequena quantidade de cocaína
estava entre os ingredientes do refrigerante.

Asa Griggs Candler comprou Pemberton e os seus parceiros em 1887
e começou a realizar uma campanha agressiva de marketing do produto. A eficiência destes anúncios não seria percebida até muito tempo depois. Pela época de seu 50º aniversário, a bebida já tinha alcançado status de ícone nacional.

A Coca-Cola foi vendida em garrafas pela primeira vez em 12 de Março de 1894 e as primeiras latas de alumínio da Coca apareceram em 1955. O primeiro engarrafamento da Coca-Cola ocorreu em Vicksburg, Mississipi na Biedenharn Candy Company em 1891
. O seu proprietário era Joseph A. Biedenharn. As garrafas originais eram garrafas Biedenharn, muito diferentes do visual actual de silhueta que as garrafas possuem. Asa Candler estava em dúvida quanto ao engarrafamento da bebida, mas os dois empreendedores que propuseram a ideia foram tão persuasivos que Candler assinou um contrato dando-lhes controle total do procedimento. Porém o contrato tornar-se-ia ainda um problema por décadas para a companhia, devido aos seus termos um tanto falhos.

Quando os Estados Unidos entraram na Segunda Guerra Mundial
, a Coca foi oferecida de graça para os soldados dos Estados Unidos, como uma bebida patriótica. A popularidade da bebida explodiu quando os soldados voltaram da guerra com gosto pela bebida. Hoje em dia, são vendidas cerca de 40 mil latinhas e garrafas de Coca-Cola por segundo.

Fórmula da Coca-Cola

A fórmula exacta da Coca-Cola é um segredo comercial. A cópia original da fórmula é guardada no cofre principal do SunTrust Bank em Atlanta. O seu predecessor, a Trust Company, supervisionou a oferta pública inicial em 1919 da Coca-Cola Company. Uma lenda urbana
diz que apenas dois executivos têm acesso à fórmula, cada um deles tendo acesso a apenas metade da fórmula. De facto a Coca-Cola possui uma regra restringindo o acesso a apenas dois executivos, cada um sabendo a fórmula completa e outros, além da dupla descrita, conhecem o processo de formulação.

Apesar da Coca-Cola Company negar há muito tempo isso, a agência anti-drogas peruana, DEVIDA, disse que a companhia compra 115 toneladas de folha de coca do Peru e 105 toneladas da Bolívia por ano, que usa como ingrediente em sua fórmula secreta
.

Publicidade e a Coca-Cola

A publicidade da Coca-Cola tem tido um impacto significativo na cultura norte-americana, e é frequentemente creditada à bebida a "invenção" da imagem moderna do Pai Natal como um homem velho em roupas vermelhas e brancas; apesar disso, a companhia começou a promover esta imagem na década de 1930 nas suas campanhas de Inverno, mas usar esta imagem já era comum antes disso. Na década de 1970, uma canção de um anúncio comercial da Coca-Cola chamado "I'd Like to Teach the World to Sing (eu gostaria de ensinar o mundo a cantar)", produzida por Billy Davis
, tornou-se uma música popular de sucesso, mas não há evidências que ajudou a aumentar de facto as vendas do produto.

A Coca-Cola tem a política de evitar usar crianças menores que 12 anos de idade nas suas propagandas como resultado de um processo no início do século XX que alegou que a cafeína
da Coca era perigosa para crianças. Apesar disso, mais recentemente, isto não fez a companhia parar de ter como público-alvo jovens consumidores. Além disso, não ficou claro quão segura a Coca é para o consumo de jovens e crianças ou até mesmo mães grávidas.

Os anúncios da Coca foram sempre muito penetrantes e influentes, já que um dos objectivos de Woodruff era assegurar que todo mundo na Terra bebesse Coca-Cola como sua bebida preferida. Em alguns lugares o anúncio para a Coca-Cola é quase ubíquo (omnipresente), especialmente em áreas mais ao sul da América do Norte, como Atlanta, onde a Coca nasceu. Os Jogos Olímpicos de Verão de 1996 foram em Atlanta, e como resultado, a Coca-Cola recebeu publicidade gratuita. A Coca-Cola também foi a primeira patrocinadora do Jogos Olímpicos, nos jogos de 1928 em Amesterdão
.

Durante a década de 1980, a Pepsi-Cola realizou uma série de anúncios televisivos mostrando pessoas que participaram em testes de gosto na qual expressaram a sua preferência pela Pepsi à Coca. A Coca-Cola também exibiu anúncios para combater os da Pepsi num incidente às vezes chamado de "a guerra da cola". Um dos anúncios da Coca comparou o então chamado "desafio Pepsi" a dois chimpanzés decidindo que bola de ténis
tinha mais tecido. Após isso, a Coca-Cola manteve sua liderança no mercado.

Numa tentativa de aumentar seu portfólio, a Coca-Cola comprou a Columbia Pictures em 1982. A Columbia ofereceu publicidade para produtos da Coca nos seus filmes enquanto esteve sob comando da empresa, mas depois de alguns sucessos, a Columbia começou a ir mal nas finanças, e foi largada pela companhia em 1989
.

A Coca-Cola passou por vários slogans nos seus anúncios na sua longa história, incluindo "A pausa que refresca", "Gostaria de comprar uma Coca para o mundo", além das mais recentes: "Essa é a real", "Tudo de vibe" e a última lançada "Viva o que é bom.".

Controvérsias quanto à bebida Coca-Cola

Questões quanto à saúde

Lendas urbanas sobre a Coca-Cola

A Coca-Cola vem sendo alvo de lendas urbanas principalmente pelo seu suposto grande nível de ácido (o seu valor pH é 2.5, entre vinagre e ácido gástrico), ou pelos efeitos "de risco à vida" da sua água carbonada. Estas lendas urbanas geralmente tomam a forma de "factos divertidos", como, por exemplo, "A Coca pode dissolver um dente entre 24 a 48 horas"; "policiais rodoviários usam a Coca para limpar o sangue da rodovia após acidentes" ou "alguém morreu uma vez numa competição de quem bebia mais Coca". Todas estas histórias são falsas, uma vez que evidências já foram apresentadas em inúmeros casos contra a Coca-Cola desde os anos 20 que decididamente prova que a bebida não é mais perigosa do que outros refrigerantes. Contém menos ácido cítrico do que uma laranja
.

Lendas menos danosas (mas ainda falsas) dizem que uma vez a Coca foi verde, entre outras. As inúmeras lendas urbanas sobre a Coca-Cola fizeram páginas de Internet terem secções completamente dedicadas a isso, como o Cokelore
.

Danos suspeitos à saúde a longo termo

Enquanto muitos nutricionistas acreditam que "refrigerantes e outras comidas ricas em calorias mas pobres em nutrientes podem encaixar-se numa boa dieta", é de consenso geral que bebidas como a Coca-Cola podem causar danos à saúde se consumidas em excesso, particularmente em jovens crianças cujo consumo de refrigerante compete, ao invés de complementar, com uma dieta balanceada. Estudos mostraram que aqueles que bebem refrigerantes regularmente têm menos quantidade de cálcio (o que pode contribuir para a osteoporose), magnésio, ácido ascórbico, vitamina B2 e vitamina A
.

A bebida também foi criticada por usar ácido fosfórico e cafeína
, apesar de muitas destas críticas terem sido desmentidas pela companhia como mitos urbanos.

Outras críticas

Como o maior vendedor de refrigerantes no mundo, a Coca-Cola Company já sofreu vários tipos de críticas de práticas monopolistas a baixos padrões de saúde, práticas racistas de selecção de funcionários e assassinato de membros de sindicatos. Há muitas controvérsias em torno da companhia, os seus produtos e as suas práticas comerciais. A Coca-Cola foi recentemente denunciada no Reino Unido por levar as crianças ao consumo de "porcarias" (comida de baixo valor nutricional). Na Índia, a corporação provocou um número de boicotes e protestos como resultado dos seus baixos padrões de higiene e impacto negativo no meio-ambiente. Na Colômbia, a companhia é acusada de 179 grandes violações de direitos humanos
, incluindo nove assassinatos.

Popularidade

A Coca-Cola é a bebida mais vendida na maioria dos países. Mas não em alguns lugares como a Escócia, onde a bebida local Irn Bru é a líder em vendas, e em Québec e Ilha do Príncipe Eduardo, no Canadá, onde a Pepsi é a líder do mercado. A Coca também é menos popular em alguns lugares, como alguns países do Médio Oriente e Ásia como os territórios palestinos e a Índia — na maioria por suspeitas quanto aos padrões de saúde da bebida, e também devido ao sentimento anti-americano ou pela percepção que a Coca-Cola apoia Israel. Mecca-Cola
, uma marca "islamicamente correcta", virou sucesso no Médio Oriente há poucos anos atrás.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
</font>

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D