Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

09
Out05

O Rio Tejo

Praia da Claridade
 
O Tejo é o maior rio da Península Ibérica. A sua bacia hidrográfica é também a mais extensa na península. Nasce em Espanha (onde é conhecido como Tajo)  a 1593 m de altitude na Serra de Albarracim, e desagua no Oceano Atlântico, banhando Lisboa, após um percurso de cerca de 1007 km. A sua bacia hidrográfica é de 80.600 Km² dos quais 55.750 km² se situam em Espanha e 24.850 km² em Portugal, sendo a segunda mais importante da Península Ibérica depois da do Rio Ebro. Afluentes na margem direita, o Erges, o Ponsul, o Ocreza, o Zêzere, o Maior e o Trancão. Afluentes da margem esquerda o Sever, o Nisa, o Sorraia, o Almançor e o Coina. Nas suas margens ficam cidades espanholas como Toledo e Aranjuez, e portuguesas como Abrantes, Santarém, Vila Franca de Xira, Alverca do Ribatejo, Sacavém, Almada e Lisboa.

Do Tejo partiram as naus e as caravelas dos descobrimentos portugueses e também a onda que assolou Lisboa em 1755, após o terramoto de 1755.

Em Lisboa o rio Tejo é atravessado por duas pontes. A mais antiga é a Ponte Salazar, que após a Revolução dos Cravos mudou de nome para Ponte 25 de Abril (inaugurada em 1966), uma das maiores pontes suspensas da Europa, e que liga a capital de Portugal a Almada. A outra é a Ponte Vasco da Gama, de cerca de 17 km de comprimento. Foi inaugurada em 1998 e liga Lisboa a Alcochete e Montijo. O local mais largo deste rio chama-se Mar da Palha e fica junto a Lisboa, entre as duas pontes.

Junto a Vila Franca de Xira existe ainda a Ponte Marechal Carmona que liga as duas margens. Era muito utilizada, mas com a construção da Ponte Vasco da Gama perdeu alguma importância.

Existe à entrada da barra deste rio uma fortaleza chamada de São Julião da Barra.
Todos os anos no porto de Lisboa, atracam centenas de paquetes de luxo, principalmente na doca de Alcântara.

No seu estuário existe uma reserva ecológica onde nidificam várias espécies de aves. Devido à grande poluição do rio deixaram de existir golfinhos, aparecendo raramente um exemplar, que por engano entra no estuário, voltando ao mar sempre que possível.

Ponte25Abril_03.jpg

PonteVascoDaGama.jpg

A Ponte sobre o Tejo originalmente designada oficialmente por Ponte Salazar, por ter sido mandada construir por Salazar em 1966, começou a ser designada popularmente por Ponte 25 de Abril para comemorar a Revolução de 25 de Abril de 1974, que restaurou a democracia em Portugal.
De aspecto imponente, a construção de aço estende-se por quase 2 km. A parte inferior foi recentemente renovada para integrar um tabuleiro para comboios. Os engarrafamentos da ponte foram parcialmente resolvidos com a construção da Ponte Vasco da Gama, de 11 km, que atravessa o rio do Montijo a Sacavém, a norte do Parque das Nações e que foi terminada em 1998.
Na Ponte sobre o Tejo pode ouvir-se constantemente o som da deslocação dos carros na ponte.
A Ponte Vasco da Gama é a mais recente ponte sobre o rio Tejo, na área da Grande Lisboa, ligando o Montijo a Sacavém, muito próximo do Parque das Nações, onde se realizou a Expo 98. Inaugurada a 4 de Abril de 1998, a ponte é a mais longa ponte da Europa, com os seus 17,2 km de comprimento, dos quais 10 estão sobre as águas do estuário do Tejo. O seu vão (comprimento do tabuleiro) é de 420 metros. Foi construída a fim de constituir uma alternativa à Ponte 25 de Abril para o trânsito que circula entre o norte e o sul do país na zona da capital portuguesa, mas apesar de ter desviado uma parte significativa do trânsito que não necessitava de passar pelo centro de Lisboa, rapidamente se tornou clara a necessidade de uma terceira travessia do rio Tejo, mais para oeste.

Aquando da sua construção foi necessário tomar especiais cuidados com o impacto ambiental, visto que passa muito próximo do Parque Natural do Estuário do Tejo, uma importante área à escala europeia de alimentação e nidificação de aves aquáticas. Foi também necessário proceder-se ao realojamento de 300 famílias.
O nome da ponte comemora os 500 anos da chegada de Vasco da Gama à Índia, em 1498.
Fonte: Wikipédia
 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D