A necessidade da reciclagem
A natureza leva 2 a 6 semanas
a decompor um jornal
Reduzir, Reutilizar e Reciclar...
É nossa obrigação reduzir a quantidade de lixo que produzimos individualmente e promover a reutilização de objectos que já não nos sejam úteis como livros, móveis, roupas, electrodomésticos vulgares e até computadores.
A política de Gestão de Resíduos Sólidos tem como principal objectivo a redução dos resíduos, encaminhando os inevitavelmente produzidos para processos de reciclagem e reutilização.
A reciclagem é uma das melhores formas de valorizar os resíduos uma vez que os devolve aos circuitos de utilização. O sucesso deste processo reside na qualidade da matéria prima, logo está intimamente ligado com o modo como colaboramos diariamente com a recolha selectiva.
O que não for recolhido selectivamente de modo a ser reaproveitado será colocado em aterros sanitários, incinerado ou simplesmente abandonado em lixeiras a céu aberto. Cada solução destas contribui em grau crescente de impacte ambiental negativo para a alteração/degradação do nosso ecossistema.
Estão à nossa disposição Ecopontos, para papel e cartão, embalagens, vidro e pilhas, distribuídos pelas localidades e Ecocentros, abrangendo várias localidades. Existem também empresas privadas que recebem outros materiais como madeira, desperdícios da construção civil e até estores fora de uso.