Quinta-feira, 13 de Outubro de 2005

Fisioterapia

fisioterapia.gif



A Fisioterapia é a área que realiza o tratamento das doenças por agentes físicos, prepara os pacientes sob o ponto de vista músculo-respiratório para procedimentos cirúrgicos, e actua através de exercícios, calor e técnicas restaurando as funções osteomusculares. É realizada em consultórios, clínicas, centros de reabilitação, asilos, escolas, clubes, residências, hospitais, empresas, pesquisas, entre outros.

Este recurso terapêutico actua hoje nas mais diferentes áreas com técnicas, metodologias e abordagens específicas que tem o objectivo de tratar, minimizar e principalmente prevenir as mais variadas afecções.

Além disto, a complexidade da profissão reside na necessidade do entendimento global da
fisiologia, anatomia, semiologia (1) do homem, baseado na Biofísica, Bioquímica, Cinesiologia (2), Biomecânica
(3) e outras ciências básicas.


(1) - Semiologia médica é a parte da medicina relacionada ao estudo dos sinais e sintomas das doenças humanas.


  • Neste contexto, sintoma é toda a informação subjectiva descrita pelo paciente. Não é passível de confirmação pelo examinador, já que é uma sensação do paciente (dor de cabeça, por exemplo).

  • Sinal é toda alteração objectiva, que afecta algum dos sentidos do examinador (uma mancha na pele, um sopro cardíaco, por exemplo).

(2) - Cinesiologia 'do grego kínesis, movimento + lógos, tratado, estudo'. A cinesiologia é a ciência que tem como objectivo a análise dos movimentos do corpo humano. A finalidade da Cinesiologia é compreender as forças que actuam sobre o corpo humano e manipular estas forças em procedimentos de tratamento tais que o desempenho humano possa ser melhorado e lesão adicional possa ser prevenida. Embora os humanos tenham sempre sido capazes de ver e sentir as suas posturas e movimentos, as forças que afectam os movimentos (gravidade, tensão muscular, resistência externa e atrito) nunca são vistas e raramente são sentidas. Conhecer onde essas forças actuam, em relação a posições e movimentos do corpo no espaço, é fundamental para a capacidade de produzir movimento humano e modificá-lo.

(3) - A Biomecânica é o estudo da
mecânica dos organismos vivos. É parte da Biofísica
.


Prevenção

Ao contrário do que muita gente pensa, a fisioterapia não é simplesmente uma terapia de reabilitação. Além de recuperar, ela pode prevenir doenças e curar. A prevenção, aliás, é a primeira atribuição da fisioterapia. Nesse caso é fundamental o trabalho de conscientização, ou seja, a tarefa de alertar e orientar o paciente sobre a necessidade de adoptar procedimentos adequados em certas situações.

Cura

Outra atribuição da fisioterapia está ligada à cura. Tem por objectivo devolver os movimentos e funções perdidas depois de uma doença em que a pessoa ficou um longo tempo imobilizada.

Reintegração

Reintegrar a pessoa à sociedade é outro objectivo da fisioterapia. É a chamada reabilitação. Estimulação do potencial neurológico em pessoas que sofreram sequelas irreversíveis (perda de membros, lesões neurológicas).

Recursos

Os recursos da fisioterapia previnem, curam e reabilitam. Para que o especialista escolha os que serão utilizados, ele terá de analisar não só a doença ou a patologia que deu origem ao problema, mas também como a pessoa estará reagindo ao estímulo da fisioterapia. Conheça os mais conhecidos recursos da Fisioterapia à sua disposição:


  • Cinesioterapia - Terapia por movimentos. São exercícios que têm como objectivo trabalhar articulações e musculatura.

  • Electroterapia - Terapia com aparelhos eléctricos, como o Ultra-som Terapêutico, o laser, dentre outros. Facilita a recuperação dos tecidos lesados.

  • Mecanoterapia - Terapia com aparelhos mecânicos para fortalecer a musculatura.

  • Massoterapia - Terapia pela massagem. A manipulação dos tecidos e músculos do corpo estimula a circulação, a mobilidade e a elasticidade.

  • Hidroterapia - Terapia feita dentro da água. Utiliza exercícios para articulações e músculos.

  • Terapias manuais - são terapias feitas a partir da mobilização de uma articulação, da tracção de um segmento, etc.

  • Termoterapia - tratamento com aplicação de calor.

  • Crioterapia - emprego de gelo como terapêutica, geralmente em aplicações localizadas para tratamento de contusões e luxações.

O que faz um fisioterapeuta


Fisioterapeuta é o profissional formado em curso superior, onde é exigido profundo conhecimento das ciências da saúde, pois terá a seu cargo a avaliação dos pacientes e determinação das condutas necessárias para se atingir os objectivos da Fisioterapia.


Principais áreas de intervenção:

  • Afecções respiratórias - Ensina exercícios respiratórios para doentes acamados ou com bronquite crónica, asma e enfisema pulmonar. Cuidar dos aparelhos de respiração e aspiração de secreções pulmonares de pacientes nos Cuidados Intensivos. É a chamada Fisioterapia Respiratória.

  • Dermatologia - Fazer massagens e aplicar raio laser, infravermelho ou ultravioleta para evitar ou reduzir retracções musculares e acelerar os processos de cicatrização.

  • Estimulação precoce - Ajuda o desenvolvimento físico, motor e sensorial de crianças e bebés com problemas neurológicos.

  • Fisioterapia do trabalho - Avaliar, prevenir e tratar doenças causadas pelo exercício de funções exigidas no trabalho. Também conhecida como Ergonomia.

  • Geriatria e Gerontologia - Estimular a musculatura, evitar o seu enrigecimento e treinar a coordenação motora de pessoas idosas.

  • Gestantes - Ensinar exercícios musculares e respiratórios para evitar problemas circulatórios e de postura em mulheres grávidas e treiná-las para o parto.

  • Neurologia - Ajudar pacientes com traumatismo craniano, derrame cerebral, paralisias e recuperar a coordenação motora.

  • Ortopedia e Traumatologia - Usar a electroterapia, termoterapia, hidroterapia para aumentar a capacidade de movimentação, estimular a circulação e diminuir as dores de pacientes com fracturas, traumas musculares e luxações.

  • Reeducação postural - Tratar deformidades da coluna ou problemas de postura com exercícios de alongamento e de fortalecimento muscular. Também conhecido como RPG.

  • Reumatologia - Melhorar os movimentos de pacientes com problemas nas articulações, deformações, artrite e reumatismos.

RPG

A Reeducação Postural Global é uma técnica da Fisioterapia que visa a reeducação posicional do corpo, com melhoria acentuada de problemas dorso lombares, mau posicionamentos como a
Hipercifose e escoliose.

Actualmente, o RPG é uma técnica divulgada para o tratamento do indivíduo, com ênfase no tratamento de disfunções da coluna, mas existem outras técnicas ainda pouco divulgadas. A grande maioria destas técnicas surgiram a partir da
Osteopatia e foram sendo desmembradas ou analisadas de maneiras diferentes. Uma grande contribuição para estas técnicas foi dada por uma terapeuta francesa conhecida como madame Meziéres; o criador do RPG, Phillip Souchard, foi um dos seus alunos. Dentre os seus alunos também se destaca Leopold Busquet, o qual desenvolveu o método de Cadeias Musculares, método este ainda pouco divulgado, mas que apresenta extrema eficiência.

Fisioterapia Neurológica

Os tratamentos de reabilitação neurológica baseiam-se em exercícios que promovam a restauração de funções motoras, de forma a resolver deficiências motrizes e aperfeiçoar padrões motores. Vários enquadramentos teóricos foram propostos para atingir este objectivo. Enquanto que alguns destes enquadramentos teóricos se mantiveram estáticos ao longo do tempo, outros foram-se desenvolvendo, à medida que iam incorporando novos conhecimentos proporcionados pela investigação científica. Um exemplo notável é o da chamada "Ciência do Movimento".  As diversas correntes relacionadas com a fisioterapia neurológica têm originado um debate considerável.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Publicado por: Praia da Claridade às 00:09
Link do post | comentar
1 comentário:
De Anónimo a 13 de Outubro de 2005 às 11:12
Fogo, mas que grande lição de Fisio... Ainda vais arranjar aderentes a essa arte. Boa sorte.paraquedista
(http://www.paraquedista.blogs.sapo.pt)
(mailto:fsilva@sapo.pt)


Comentar Artigo

FILIPE FREITAS

Pesquisar neste blog

 

Os 50 Artigos mais Recentes

Batalha da Roliça

Revolução dos Cravos

Massacre de Lisboa de 150...

O Alasca foi vendido

Páscoa: este ano é muito ...

Feliz Dia de São Valentim...

Padre António Vieira

Centenário do Regicídio d...

Descoberta da Vacina

Daguerreótipo

Feliz Ano de 2008 !

Lua Azul

Fossa das Marianas

Flor-do-Natal

Calçada da Fama

Beatriz Costa

Frank Sinatra

Tubarão-touro

Miguel de Vasconcelos

Restauração da Independên...

Egas Moniz

Maiores campos de gelo e ...

Tumba de Herodes

A Bela Adormecida na Figu...

Bola de ténis

Qual a cidade mais fria d...

Tautologia

O maior grupo de lagos de...

Macaronésia

Chuva de estrelas

Erupções vulcânicas

Lenda de São Martinho

Mário Viegas

Muro de Berlim

Libelinha

Castanhas

Falha de Santo André

Quinze anos ao telemóvel

Fotografia Aérea com Papa...

Chuva de animais

Pseudo-fruto

Elevador da Glória

1.º avião do mundo

Maçã

Funicular

Amistad

Turbante

O primeiro satélite artif...

José Hermano Saraiva

Masseiras

Arquivos Mensais

Agosto 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Temas

acidentes

açores

actores

alimentação

ambiente

animais

arquitectura

artes

astrologia

astronáutica

astronomia

aves

aviação

brasil

cantinhos de portugal

cantores

capitais

ciências ocultas

civilizações

crustáceos

culinária

curiosidades

desportos

electrónica

energia

fenómenos

festividades

figueira da foz

filosofia

geografia

guerra

história de portugal

história mundial

humor

informática

insectos

lazer

lisboa

literatura

locais sagrados

madeira

máquinas

mar

medicina

medicina natural

mistérios

monumentos

música

natureza

oceanos

palácios

peixes

pensamentos

pessoas célebres

poemas

poetas

religião

relíquias

rios

saúde

superstições

tecnologias

tradições

transportes

turismo

união europeia

todas as tags