Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

13
Out05

Fisioterapia

Praia da Claridade

fisioterapia.gif


A Fisioterapia é a área que realiza o tratamento das doenças por agentes físicos, prepara os pacientes sob o ponto de vista músculo-respiratório para procedimentos cirúrgicos
, e actua através de exercícios, calor e técnicas restaurando as funções osteomusculares. É realizada em consultórios, clínicas, centros de reabilitação, asilos, escolas, clubes, residências, hospitais, empresas, pesquisas, entre outros.

Este recurso terapêutico actua hoje nas mais diferentes áreas com técnicas, metodologias e abordagens específicas que tem o objectivo de tratar, minimizar e principalmente prevenir as mais variadas afecções.

Além disto, a complexidade da profissão reside na necessidade do entendimento global da
fisiologia, anatomia, semiologia (1) do homem, baseado na Biofísica, Bioquímica, Cinesiologia (2), Biomecânica
(3) e outras ciências básicas.


(1) - Semiologia médica é a parte da medicina relacionada ao estudo dos sinais e sintomas das doenças humanas.


  • Neste contexto, sintoma é toda a informação subjectiva descrita pelo paciente. Não é passível de confirmação pelo examinador, já que é uma sensação do paciente (dor de cabeça, por exemplo).

  • Sinal é toda alteração objectiva, que afecta algum dos sentidos do examinador (uma mancha na pele, um sopro cardíaco, por exemplo).


  • (2) - Cinesiologia 'do grego kínesis, movimento + lógos, tratado, estudo'. A cinesiologia é a ciência que tem como objectivo a análise dos movimentos do corpo humano. A finalidade da Cinesiologia é compreender as forças que actuam sobre o corpo humano e manipular estas forças em procedimentos de tratamento tais que o desempenho humano possa ser melhorado e lesão adicional possa ser prevenida. Embora os humanos tenham sempre sido capazes de ver e sentir as suas posturas e movimentos, as forças que afectam os movimentos (gravidade, tensão muscular, resistência externa e atrito) nunca são vistas e raramente são sentidas. Conhecer onde essas forças actuam, em relação a posições e movimentos do corpo no espaço, é fundamental para a capacidade de produzir movimento humano e modificá-lo.

    (3) - A Biomecânica é o estudo da
    mecânica dos organismos vivos. É parte da Biofísica
    .


    Prevenção

    Ao contrário do que muita gente pensa, a fisioterapia não é simplesmente uma terapia de reabilitação. Além de recuperar, ela pode prevenir doenças e curar. A prevenção, aliás, é a primeira atribuição da fisioterapia. Nesse caso é fundamental o trabalho de conscientização, ou seja, a tarefa de alertar e orientar o paciente sobre a necessidade de adoptar procedimentos adequados em certas situações.

    Cura

    Outra atribuição da fisioterapia está ligada à cura. Tem por objectivo devolver os movimentos e funções perdidas depois de uma doença em que a pessoa ficou um longo tempo imobilizada.

    Reintegração

    Reintegrar a pessoa à sociedade é outro objectivo da fisioterapia. É a chamada reabilitação. Estimulação do potencial neurológico em pessoas que sofreram sequelas irreversíveis (perda de membros, lesões neurológicas).

    Recursos

    Os recursos da fisioterapia previnem, curam e reabilitam. Para que o especialista escolha os que serão utilizados, ele terá de analisar não só a doença ou a patologia que deu origem ao problema, mas também como a pessoa estará reagindo ao estímulo da fisioterapia. Conheça os mais conhecidos recursos da Fisioterapia à sua disposição:


    • Cinesioterapia - Terapia por movimentos. São exercícios que têm como objectivo trabalhar articulações e musculatura.

    • Electroterapia - Terapia com aparelhos eléctricos, como o Ultra-som Terapêutico, o laser, dentre outros. Facilita a recuperação dos tecidos lesados.

    • Mecanoterapia - Terapia com aparelhos mecânicos para fortalecer a musculatura.

    • Massoterapia - Terapia pela massagem. A manipulação dos tecidos e músculos do corpo estimula a circulação, a mobilidade e a elasticidade.

    • Hidroterapia - Terapia feita dentro da água. Utiliza exercícios para articulações e músculos.

    • Terapias manuais - são terapias feitas a partir da mobilização de uma articulação, da tracção de um segmento, etc.

    • Termoterapia - tratamento com aplicação de calor.

    • Crioterapia - emprego de gelo como terapêutica, geralmente em aplicações localizadas para tratamento de contusões e luxações.


    • O que faz um fisioterapeuta


      Fisioterapeuta é o profissional formado em curso superior, onde é exigido profundo conhecimento das ciências da saúde, pois terá a seu cargo a avaliação dos pacientes e determinação das condutas necessárias para se atingir os objectivos da Fisioterapia.



      Principais áreas de intervenção:

      • Afecções respiratórias - Ensina exercícios respiratórios para doentes acamados ou com bronquite crónica, asma e enfisema pulmonar. Cuidar dos aparelhos de respiração e aspiração de secreções pulmonares de pacientes nos Cuidados Intensivos. É a chamada Fisioterapia Respiratória.

      • Dermatologia - Fazer massagens e aplicar raio laser, infravermelho ou ultravioleta para evitar ou reduzir retracções musculares e acelerar os processos de cicatrização.

      • Estimulação precoce - Ajuda o desenvolvimento físico, motor e sensorial de crianças e bebés com problemas neurológicos.

      • Fisioterapia do trabalho - Avaliar, prevenir e tratar doenças causadas pelo exercício de funções exigidas no trabalho. Também conhecida como Ergonomia.

      • Geriatria e Gerontologia - Estimular a musculatura, evitar o seu enrigecimento e treinar a coordenação motora de pessoas idosas.

      • Gestantes - Ensinar exercícios musculares e respiratórios para evitar problemas circulatórios e de postura em mulheres grávidas e treiná-las para o parto.

      • Neurologia - Ajudar pacientes com traumatismo craniano, derrame cerebral, paralisias e recuperar a coordenação motora.

      • Ortopedia e Traumatologia - Usar a electroterapia, termoterapia, hidroterapia para aumentar a capacidade de movimentação, estimular a circulação e diminuir as dores de pacientes com fracturas, traumas musculares e luxações.

      • Reeducação postural - Tratar deformidades da coluna ou problemas de postura com exercícios de alongamento e de fortalecimento muscular. Também conhecido como RPG.

      • Reumatologia - Melhorar os movimentos de pacientes com problemas nas articulações, deformações, artrite e reumatismos.


      • RPG

        A Reeducação Postural Global é uma técnica da Fisioterapia que visa a reeducação posicional do corpo, com melhoria acentuada de problemas dorso lombares, mau posicionamentos como a
        Hipercifose e escoliose.

        Actualmente, o RPG é uma técnica divulgada para o tratamento do indivíduo, com ênfase no tratamento de disfunções da coluna, mas existem outras técnicas ainda pouco divulgadas. A grande maioria destas técnicas surgiram a partir da
        Osteopatia e foram sendo desmembradas ou analisadas de maneiras diferentes. Uma grande contribuição para estas técnicas foi dada por uma terapeuta francesa conhecida como madame Meziéres; o criador do RPG, Phillip Souchard, foi um dos seus alunos. Dentre os seus alunos também se destaca Leopold Busquet, o qual desenvolveu o método de Cadeias Musculares, método este ainda pouco divulgado, mas que apresenta extrema eficiência.

        Fisioterapia Neurológica

        Os tratamentos de reabilitação neurológica baseiam-se em exercícios que promovam a restauração de funções motoras, de forma a resolver deficiências motrizes e aperfeiçoar padrões motores. Vários enquadramentos teóricos foram propostos para atingir este objectivo. Enquanto que alguns destes enquadramentos teóricos se mantiveram estáticos ao longo do tempo, outros foram-se desenvolvendo, à medida que iam incorporando novos conhecimentos proporcionados pela investigação científica. Um exemplo notável é o da chamada "Ciência do Movimento".  As diversas correntes relacionadas com a fisioterapia neurológica têm originado um debate considerável.
        Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

































1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D