Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

30
Out05

Alexandria

Praia da Claridade

Esfinge em Alexandria.jpg

Esfinge em Alexandria


Alexandria é uma
cidade ao norte do Egipto, situada a Oeste do delta do rio Nilo, às margens do Mar Mediterrâneo. É o principal porto do país, a principal cidade comercial e a segunda maior cidade do Egipto. Tem cerca de 4.4 milhões de habitantes.

Possui vastas instalações portuárias (embarque de
algodão). A parte ocidental do porto ocupa cerca de 900 hectares e a parte oriente constitui o porto de pesca. Entre estas duas docas está localizada a cidade maometana, com ruas estreitas e bazares.

Possui uma
universidade e uma escola superior árabe. É a metrópole do comércio egípcio do algodão e centro de inúmeras indústrias. Tem refinaria de petróleo, central térmica, praia e aeroporto.


História

Foi fundada por
Alexandre, o Grande, no ano 331 a.C. e rapidamente se desenvolveu a ponto de se converter no centro cultural do mundo antigo. Tornou-se parte do Império Romano em 30 a.C.. Tinha cerca de 300 mil cidadãos e uma população total de 750.000 habitantes nessa época, o que a tornou a segunda maior cidade do mundo depois de Roma. Tinha um porto gigante para a época com a maior capacidade de volume de comércio do mundo.

Foi conquistada pelos
árabes em 642, que mudaram a capital do Egipto para o Cairo em 969, acelerando a decadência da cidade, já iniciada devido ao assoreamento dos canais de ligação ao Nilo. No início do século XIX tinha apenas 4 mil habitantes. A prosperidade voltou depois da construção de um canal de ligação ao Nilo em 1819, tornando-se uma cidade cosmopolita, com grande percentagem de população estrangeira.

Foi sede de uma importante
biblioteca, que reunia milhões de exemplares de textos de diversas áreas, proporcionando a união cultural entre ocidente e oriente.

Biblioteca Alexandrina.jpg

Biblioteca Alexandrina

A Biblioteca de Alexandria foi uma das maiores bibliotecas do mundo e localizava-se na cidade de Alexandria. Considera-se que tenha sido fundada no início do século 3 a.C. durante o reinado de Ptolomeu II do Egipto após o seu pai ter construído o Templo das Musas (Museum). É atribuída a Demétrio de Falero a sua organização inicial. Uma nova biblioteca foi inaugurada em 2003, próxima ao sítio da antiga. Estima-se que a biblioteca tenha armazenado mais de 400.000 rolos de papiro, podendo ter chegado a 700.000. Foi destruída parcialmente inúmeras vezes, até que em 646 foi queimada por completo pelos árabes.Vinham pesquisadores e estudiosos dos dois hemisférios para ter contacto com os sábios ali sitiados, como Hipátia, ou com outros também de passagem.

Hipátia (ou Hipácia) de Alexandria (em grego: Υπατία), nascida aproximadamente em
370 d.C. e assassinada em 415 d.C, foi uma filósofa neoplatónica residente em Alexandria no Egipto filha de Theon
.
Escreveu comentários sobre
Diofanto, Ptolomeu e Apolónio de Perga
. Foi reconhecida como a principal mente da escola filosófica neoplatónica de Alexandria. A sua eloquência, beleza e dotes intelectuais atraiam uma grande quantidade de alunos.
Hipatia simbolizou o aprendizado e a
ciência, que os primeiros cristãos identificavam com paganismo. Por este motivo foi cruelmente assassinada por fanáticos cristão formada por monges e seguidores do bispo Cirilo
.


Personalidades da cidade

Gaspar da Gama foi um comerciante judeu e um intérprete de várias línguas, nascido em Alexandria, que Vasco da Gama conheceu em Goa e que fez baptizar com o nome de um dos 3 Reis Magos e o seu próprio nome. Há relato dele por parte de Gaspar Correia, Fernão Lopes de Castanheda, Jerónimo Osório e Damião de Góis.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.











Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D