Relógio Astronómico Orloj, em Praga
A mudança de horário é feita logo após ao cacarejo do galo, ao topo do relógio. É chamativa a informação de que as estátuas significando a Avareza e a Invasão pagã são estátuas de um agiota (originalmente um agiota judeu, descaracterizado religiosamente após a Segunda Guerra Mundial) e de um turco muçulmano. Outra observação interessante é que a marcação da troca do tempo é feita pela morte. As figuras em torno do calendário são, da esquerda para a direita, um cronista, um anjo, um astrónomo e um filósofo. Estas estátuas podem ser interpretadas como as 4 fontes mais importantes da arte e da cultura praguense da época.
O belíssimo relógio astronómico de Praga
O Orloj é composto de 3 componentes principais: o mostrador astronómico, representando a posição do Sol e da Lua no céu, além de mostrar vários detalhes celestes; a Caminhada dos Apóstolos, um show mecânico representado a cada troca de hora com as figuras dos apóstolos e outras esculturas com movimento; e um mostrador-calendário com medalhões representando os meses (ou zodíacos, como aparecem em alguns textos).
História
A parte mais antiga do Orloj, composta pelo relógio mecânico e o mostrador astronómico, foi feito pelo relojoeiro Mikulas de Kadan e Jan Sindel, mais tarde professor de matemática e astronomia da Universidade de Charles, em 1410. Este relógio é o terceiro de seu tipo. O primeiro foi construído em Pádua em 1334.
Mais tarde (presume-se que foi em torno de 1490) o mostrador do calendário foi adicionado e a fachada do relógio foi decorada com esculturas góticas.
Em 1552, este relógio foi reparado pelo mestre-relojoeiro do Orloj, Jan Taborsky, que também escreveu um relatório sobre ele que menciona Jan Huze, também conhecido como Hanus, como o construtor do relógio. Essa informação foi um engano, corrigido durante o século 20.
O Orloj parou de trabalhar muitas vezes durante os séculos depois do reparo de 1552 e foi consertado muitas vezes. No século 17, foram adicionadas as estátuas móveis. As estátuas dos apóstolos, no topo, foram adicionadas num grande reparo feito entre 1865 e 1866.
O Orloj sofreu muitos danos nos últimos dias da 2ª Guerra Mundial quando os alemães apontaram o fogo da artilharia ao prédio da prefeitura. Toda a área foi queimada, junto com as esculturas de madeira do Orloj, assim como a face do calendário, de grande valor artístico, produzidos por Josef Manes. A maquinaria autêntica foi concertada e o relógio voltou ao seu funcionamento normal em 1948, depois de muita pesquisa.
Existem algumas histórias pouco realistas sobre a construção do relógio astronómico. Por muito tempo, acreditou-se que o Orloj foi construído em 1490 pelo mestre-relojoeiro Hanus e seu assistente Jakub Cech. Outra história fictícia envolve o mesmo Mestre-Relojoeiro. A lenda conta que ele foi cegado para que não pudesse mais construir outro relógio parecido com esse.
O mostrador astronómico
O mostrador astronómico é uma forma mecânica de um astrolábio, um instrumento muito usado pela astronomia medieval. De outro modo, o mostrador astronómico pode ser visto como um planetário primitivo, mostrando o estado actual do Universo. O mostrador astronómico tem um fundo que representa o Planeta Terra (tendo Praga como seu centro) e o céu e, no entorno disso, há 4 dos principais componentes móveis: o anel zodiacal, mais interno e que circunda a representação do planeta, um anel rotatório externo, um ícone representando o sol e outro representando a lua.
Fundo estacionário
O fundo estacionário representa a Terra e a visão local do céu. O fundo azul bem no centro representa a Terra e o azul na parte de cima representa a parte do céu que está acima da linha do horizonte. As áreas vermelhas e pretas representam a porção celestial abaixo da linha do horizonte. Durante o dia, o sol move-se em cima da área azul. Durante o nascer e o pôr-do-sol, ele move-se pelas áreas avermelhadas. A parte vermelha a oeste (esquerda) representa a aurora, assim como a parte leste, à direita, representa o horário do crepúsculo. Essas mesmas regras valem para a localização da lua.
Os números romanos em dourado na borda mais externa do círculo azul é a escala de 24 horas diárias e mostra o horário local de Praga (fuso horário centro-europeu). As linhas douradas curvas que dividem a parte azul do mostrador em 12 partes, demonstrando os horários desiguais. Esses horários têm como definição serem um doze-avos do tempo decorrido entre o nascer e o pôr do sol e que variam conforme o tempo de luminosidade de cada dia aumenta ou diminui, conforme a época do ano.
O anel Zodiacal
Na área interna do anel preto mais externo, há um outro anel móvel, que marca os signos do Zodíaco e indicam o movimento das estrelas. A pequena estrela dourada mostra o equinócio de Verão (ao passo que, no hemisfério sul é o mesmo dia do equinócio de Inverno) e o horário estelar pode ser lido na escala com os números romanos.
A antiga escala de tempo Checa
No extremo externo do relógio, numerais dourados Swbach estão presos num fundo preto. Esses números indicam o Tempo Antigo Checo (ou Horas Italianas), com as medidas começando em 1 no pôr-do-sol. Este anel move-se durante o ano para coincidir com o horário do pôr-do-sol.
Sol
O sol dourado move-se em torno do círculo zodiacal, mostrando, então, sua posição na elíptica da terra. O sol está colocado a um braço com uma mão dourada e, juntos, estes objectos mostram o horário de três maneiras diferentes:
Lua
O movimento da lua na elipse é mostrado assim como o sol, embora a velocidade seja muito mais rápida. A esfera semi-prateada da lua mostra a fase lunar.
O show da mudança de horário
A mudança da hora neste relógio é antecedida por um show. A demonstração é iniciada com a estátua da morte virando sua ampulheta. Ao mesmo tempo, é iniciada a parada dos 12 apóstolos. A ordem do aparecimento é a seguinte:
Na janela esquerda:
Outros detalhes arquitectónicos da fachada
Há alguns detalhes arquitectónicos na fachada do relógio que são dignos de nota, inclusive por que fala algo sobre a população de Praga a época da decoração da face.
Estátuas
Na fachada do relógio, além dos apóstolos, há 8 outras estátuas, descritas a seguir.
Estátuas em torno do mostrador
Nas laterais, na parte mais alta do mostrador, existem as seguintes estátuas:Do lado esquerdo:
É importante falar que essas quatro estátuas representavam as quatro maiores preocupações cívicas da população praguense da época.
Estátuas abaixo do mostrador
A roda-calendário
O calendário sob o mostrador do relógio é uma réplica de uma pintura do revivalista checo Josef Mánes, produzida em 1866.
Nesta peça está representado todo o conhecimento astronómico da época, assim como 12 cenas representando as 4 estações climáticas que, ao mesmo tempo, celebram a vida rural da região da Boémia.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.