Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

22
Fev06

Relógio Astronómico Orloj, em Praga

Praia da Claridade

O belíssimo relógio astronómico de Praga
O belíssimo relógio astronómico de Praga




O Orloj é um relógio astronómico medieval, localizado em Praga, capital da República Checa. Este relógio foi montado na parede sul da Prefeitura Municipal da Cidade Velha na Praça da Cidade Velha, que são atracções turísticas bastante populares.

O Orloj é composto de 3 componentes principais: o mostrador astronómico, representando a posição do Sol e da Lua no céu, além de mostrar vários detalhes celestes; a ”Caminhada dos Apóstolos”, um show mecânico representado a cada troca de hora com as figuras dos apóstolos e outras esculturas com movimento; e um mostrador-calendário com medalhões representando os meses (ou zodíacos, como aparecem em alguns textos).


História

A parte mais antiga do Orloj, composta pelo relógio mecânico e o mostrador astronómico, foi feito pelo relojoeiro Mikulas de Kadan e Jan Sindel, mais tarde professor de matemática e astronomia da Universidade de Charles, em 1410. Este relógio é o terceiro de seu tipo. O primeiro foi construído em Pádua em 1334.

Mais tarde (presume-se que foi em torno de 1490) o mostrador do calendário foi adicionado e a fachada do relógio foi decorada com esculturas góticas.

Em 1552, este relógio foi reparado pelo mestre-relojoeiro do Orloj, Jan Taborsky, que também escreveu um relatório sobre ele que menciona Jan Huze, também conhecido como Hanus, como o construtor do relógio. Essa informação foi um engano, corrigido durante o século 20.

O Orloj parou de trabalhar muitas vezes durante os séculos depois do reparo de 1552 e foi consertado muitas vezes. No século 17, foram adicionadas as estátuas móveis. As estátuas dos apóstolos, no topo, foram adicionadas num grande reparo feito entre 1865 e 1866.

O Orloj sofreu muitos danos nos últimos dias da 2ª Guerra Mundial quando os alemães apontaram o fogo da artilharia ao prédio da prefeitura. Toda a área foi queimada, junto com as esculturas de madeira do Orloj, assim como a face do calendário, de grande valor artístico, produzidos por Josef Manes. A maquinaria autêntica foi concertada e o relógio voltou ao seu funcionamento normal em 1948, depois de muita pesquisa.

Existem algumas histórias pouco realistas sobre a construção do relógio astronómico. Por muito tempo, acreditou-se que o Orloj foi construído em 1490 pelo mestre-relojoeiro Hanus e seu assistente Jakub Cech. Outra história fictícia envolve o mesmo Mestre-Relojoeiro. A lenda conta que ele foi cegado para que não pudesse mais construir outro relógio parecido com esse.


O mostrador astronómico

O mostrador astronómico é uma forma mecânica de um astrolábio, um instrumento muito usado pela astronomia medieval. De outro modo, o mostrador astronómico pode ser visto como um planetário primitivo, mostrando o estado actual do Universo. O mostrador astronómico tem um fundo que representa o Planeta Terra (tendo Praga como seu centro) e o céu e, no entorno disso, há 4 dos principais componentes móveis: o anel zodiacal, mais interno e que circunda a representação do planeta, um anel rotatório externo, um ícone representando o sol e outro representando a lua.


Fundo estacionário

O fundo estacionário representa a Terra e a visão local do céu. O fundo azul bem no centro representa a Terra e o azul na parte de cima representa a parte do céu que está acima da linha do horizonte. As áreas vermelhas e pretas representam a porção celestial abaixo da linha do horizonte. Durante o dia, o sol move-se em cima da área azul. Durante o nascer e o pôr-do-sol, ele move-se pelas áreas avermelhadas. A parte vermelha a oeste (esquerda) representa a aurora, assim como a parte leste, à direita, representa o horário do crepúsculo. Essas mesmas regras valem para a localização da lua.

Os números romanos em dourado na borda mais externa do círculo azul é a escala de 24 horas diárias e mostra o horário local de Praga (fuso horário centro-europeu). As linhas douradas curvas que dividem a parte azul do mostrador em 12 partes, demonstrando os “horários desiguais”. Esses horários têm como definição serem um doze-avos do tempo decorrido entre o nascer e o pôr do sol e que variam conforme o tempo de luminosidade de cada dia aumenta ou diminui, conforme a época do ano.


O anel Zodiacal

Na área interna do anel preto mais externo, há um outro anel móvel, que marca os signos do Zodíaco e indicam o movimento das estrelas. A pequena estrela dourada mostra o equinócio de Verão (ao passo que, no hemisfério sul é o mesmo dia do equinócio de Inverno) e o horário estelar pode ser lido na escala com os números romanos.


A antiga escala de tempo Checa

No extremo externo do relógio, numerais dourados Swbach estão presos num fundo preto. Esses números indicam o Tempo Antigo Checo (ou Horas Italianas), com as medidas começando em 1 no pôr-do-sol. Este anel move-se durante o ano para coincidir com o horário do pôr-do-sol.


Sol

O sol dourado move-se em torno do círculo zodiacal, mostrando, então, sua posição na elíptica da terra. O sol está colocado a um braço com uma mão dourada e, juntos, estes objectos mostram o horário de três maneiras diferentes:


  1. A posição da mão dourada sobre os Números Romanos no fundo mostram o horário local de Praga;
  2. A posição do sol sobre as linhas curvas douradas do fundo mostram o tempo nas Horas Desiguais; e,
  3. A posição da mão dourada sobre o anel externo indicam o tempo na Velha Escala Checa.
  4. Adicionalmente, a distância do Sol do centro do mostrador mostra o horário do Nascer e do Pôr-do-Sol.


    Lua

    O movimento da lua na elipse é mostrado assim como o sol, embora a velocidade seja muito mais rápida. A esfera semi-prateada da lua mostra a fase lunar.


    O show da mudança de horário

    A mudança da hora neste relógio é antecedida por um “show”. A demonstração é iniciada com a estátua da morte virando sua ampulheta. Ao mesmo tempo, é iniciada a parada dos 12 apóstolos. A ordem do aparecimento é a seguinte:

    Na janela esquerda:

    1. Paulo, com um livro e uma espada;
    2. Tomé, com uma lança;
    3. Judas, com um livro;
    4. Simão, com uma serra;
    5. Bartolomeu, com um livro; e
    6. José, com um pergaminho.
    7. Na janela direita:

      1. Pedro, com uma chave;
      2. Mateus, com um machado;
      3. João, com uma cobra;
      4. André, com uma cruz;
      5. Felipe, com uma cruz; e
      6. João Evangelista, com um porrete.

      7. A mudança de horário é feita logo após ao cacarejo do galo, ao topo do relógio.


        Outros detalhes arquitectónicos da fachada

        Há alguns detalhes arquitectónicos na fachada do relógio que são dignos de nota, inclusive por que fala algo sobre a população de Praga a época da decoração da face.


        Estátuas

        Na fachada do relógio, além dos apóstolos, há 8 outras estátuas, descritas a seguir.


        Estátuas em torno do mostrador

        Nas laterais, na parte mais alta do mostrador, existem as seguintes estátuas:
        Do lado esquerdo:


        • A vaidade, com um espelho na mão; e
        • A avareza, com um saco de dinheiro na mão.
        • Do lado direito:

          • A morte, com a ampulheta na mão; e
          • A invasão pagã.

          • É chamativa a informação de que as estátuas significando a Avareza e a Invasão pagã são estátuas de um agiota (originalmente um agiota judeu, descaracterizado religiosamente após a Segunda Guerra Mundial) e de um turco muçulmano. Outra observação interessante é que a marcação da troca do tempo é feita pela morte.

            É importante falar que essas quatro estátuas representavam as quatro maiores preocupações cívicas da população praguense da época.

            Estátuas abaixo do mostrador


            Relógio astronómico de Praga - Estátuas abaixo do mostrador 


            As figuras em torno do calendário são, da esquerda para a direita, um cronista, um anjo, um astrónomo e um filósofo. Estas estátuas podem ser interpretadas como as 4 fontes mais importantes da arte e da cultura praguense da época.


            A roda-calendário

            O calendário sob o mostrador do relógio é uma réplica de uma pintura do revivalista checo Josef Mánes, produzida em 1866.

            Nesta peça está representado todo o conhecimento astronómico da época, assim como 12 cenas representando as 4 estações climáticas que, ao mesmo tempo, celebram a vida rural da região da Boémia.

            Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.





















































1 comentário

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D