O Grand Canyon
O Grand Canyon, cortado pelo Rio Colorado
Sedimento: material sólido, formado por grãos de minerais, rochas preexistentes ou matéria orgânica, que está em suspensão, está sendo transportado ou foi movido do seu lugar de origem pela água, gelo ou vento e que foram depositados na superfície acima ou abaixo do nível do mar ou rio. Os processos pelos quais os sedimentos são formados e transportados ocorrem na superfície ou próximo a ela. As rochas sedimentares são formadas pela acumulação e litificação dos sedimentos. Os sedimentos são classificados de acordo com o tamanho de grão. Litificação é um conjunto complexo de processos que convertem sedimentos em rocha consolidada.
O Grand Canyon foi visto pela primeira vez por um Europeu em 1540, o espanhol Garcia Lopez de Cardenas. A primeira expedição científica ao desfiladeiro foi dirigida pelo Major John Wesley Powell no final da década de 1870. Powell referiu-se às rochas sedimentares expostas no desfiladeiro como "páginas de um belo livro de histórias". No entanto, a área era já ocupada por americanos nativos que estabeleciam povoados ao longo do desfiladeiro.
É considerado uma das sete maravilhas naturais do mundo e um ponto turístico visitado por milhares de turistas anualmente, gerando receita para as cidades e populações ribeirinhas ao desfiladeiro.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.