Portal do Astrónomo (198)
Newsletter n.º 198
O Tema do Mês dedicado a Orionte chegou esta semana ao fim falando um pouco da Mitologia associada à constelação...
Com a Lua a caminhar para a fase de nova, no próximo dia 1 às 15h01, a próxima semana favorece a observação de objectos de céu profundo, em especial os das constelações observáveis nesta época do ano, como Orionte, o Touro, Gémeos e Auriga, para referir apenas algumas.
Mas enquanto a Lua não se esconde completamente, ela vai passeando pela eclíptica, na sua viagem mensal ela vai encontrar Júpiter, que estará bastante brilhante com magnitude -1,7 no próximo dia 29 antes do Sol nascer. O nosso satélite natural terá um minguante razoavelmente fino de 6,5% e para observar esta conjunção deverá procurar um local com bom horizonte leste e acordar bem cedo, uma vez que o Sol nasce às 7h32 em Lisboa, tornando a localização da Lua mais difícil. Os dois astros estarão separados no céu por pouco menos de 4º, por isso poderá observar esta conjunção com uns binóculos normais, por exemplo uns 10x50.
---
Uma estrela veloz
http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=596
Observações realizadas com o VLT, inseridas num projecto do ESO e do Observatório de Hamburgo para um levantamento do céu no hemisfério sul, levaram à descoberta de uma estrela jovem, de grande massa, movendo-se a uma velocidade de 2,6 milhões de quilómetros por hora, através do halo exterior da Via Láctea e em direcção ao espaço intergaláctico. A sua posição no céu leva os astrónomos a sugerir que esta estrela pode ter sido expelida da Grande Nuvem de Magalhães, o que pode vir a fornecer uma evidência indirecta da existência de um buraco negro de grande massa no centro desta galáxia vizinha da Via Láctea.
Fonte: www.portaldoastronomo.org - O Portal do Astrónomo.