Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

26
Nov05

A Ressonância Magnética

Praia da Claridade

 
 
 

Ressonância Magnética é uma técnica que permite medir o spin (1) de partículas sub-atómicas, através da aplicação nestas de um campo magnético intenso perpendicular a um emissor-receptor de rádio, capaz de sintonizar várias frequências. Foi desenvolvida em 1946 por E.M. Purcell em Harvard e F.Bloch em Stanford.

(1) - Spin, em mecânica quântica, refere-se as possíveis orientações que partículas sub-atómicas, como protões, electrões, neutrões, alguns núcleos atómicos, etc., têm quando estão num campo magnético.

Ressonância Magnética Nuclear (RMN em português ou NMR em inglês), é uma técnica que permite identificar átomos dos elementos pelo spin do seu núcleo, assim como caracterizar as vizinhanças destes núcleos, servindo assim para determinadas análises químicas.

É comum nos referirmos como ressonância magnética a um exame realizado para visualizar partes internas do corpo humano em funcionamento. As imagens são formadas quando os dados são processados através de um computador que monta imagens semelhantes a "fatias" do corpo humano ou outro objecto analisado. Esta técnica de processamento de dados em imagens em "fatias" recebe o nome de tomografia, daí o nome completo do exame: tomografia por ressonância magnética nuclear. Neste caso, são os núcleos do átomos de hidrogénio presentes no corpo humano que estão sendo alinhados por um forte campo magnético e localizados por uma antena de rádio devidamente sintonizada na frequência de oscilação destes.

Em Física Nuclear, o fenómeno da ressonância magnética nuclear consiste na absorção ressonante da energia radiante, na faixa de rádio-frequências de comprimentos de onda da ordem do metro, ou seja, em frequências da ordem da centena de megahertz (MHz) do espectro electromagnético.

Este fenómeno ocorre porque os núcleos dos átomos podem absorver a energia incidente se submetidos a um campo magnético homogéneo. A energia absorvida provoca a inversão da população entre os estados de spin, com posterior dissipação da energia absorvida por meio de aumento de temperatura.

O termo ressonância magnética nuclear toma dois sentidos de largo emprego no dia a dia. São eles:
  • O método de diagnóstico médico, da tomografia axial computorizada por ressonância magnética nuclear
  • A técnica da espectroscopia de ressonância magnética nuclear, empregada em Química e Física.
Tomografia computorizada  é uma técnica assistida por computador, em que dados de diferentes perfis são combinados e calculados, para formar imagens "em fatias" dos objectos analisados, sendo o seu uso comum actualmente em medicina. Os dados podem ser recolhidos através de diferentes técnicas:
  • Raios X e Raios gama/contraste - Popularmente chamada de Tomografia computorizada
  • ressonância magnética nuclear
  • Ultra-som
    Fonte: Wikipédia.

 
A Ressonância Magnética
é um dos mais significativos avanços do século no que diz respeito a diagnósticos médicos por imagem. Permite imagens em duas ou três dimensões, de qualquer parte do corpo.
Sob efeito de um potente campo magnético, protões do corpo humano são sensibilizados de maneira uniforme, principalmente os presentes nos átomos de Hidrogénio (a água perfaz 69% do volume corporal). Em seguida um campo magnético oscilatório (rádio frequência) é emitido, obedecendo o ritmo desses protões (em ressonância com esses) que, uma vez cessado, "devolve" a energia absorvida nesse processo, permitindo a formação da imagem através da decodofocação de sinais por computadores. As imagens produzidas são de alta resolução.

Além de não irradiar o paciente, pois não utiliza o Raio X, método disponível e mais difundido até há pouco, a Ressonância Magnética, na medicina contemporânea, tornou-se um dos métodos mais estudados nos grandes centro médicos mundiais.
Não causa qualquer desconforto ao paciente, sendo necessário apenas que se permaneça imóvel durante o exame. Não apresenta contra indicações, excepto a portadores de marca-passos cardíacos e materiais metálicos (clipes metálicos e outros) que possam sofrer indução electromagnética.

A Ressonância Magnética revolucionou a Neurologia e actualmente revoluciona a Cardiologia.
 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D