Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

28
Nov05

Principado de Andorra

Praia da Claridade



Localização do Principado de Andorra


Andorra é um país europeu localizado num enclave nos Pirinéus entre a Espanha, a sul, e a França, a norte.


História

O Principado de Andorra foi durante séculos um território essencialmente agrícola e de pastorícia, onde a prática da caça era frequente. Em 1278, o bispo da cidade espanhola de Urgel tornou-se co-suserano (soberano) do conde de Urgel, que manteve o controle do principado até ao século XVI. Andorra permaneceu sob controle do bispo de Urgel, excepto durante a Revolução Francesa, quando revolucionários declararam a independência do país. Em 1806, os habitantes locais pediram a Napoleão Bonaparte que devolvesse ao território o estatuto de principado. Durante 700 anos, o principado prestou vassalagem ao bispo de Urgel e ao monarca francês (depois, com o regime de república em França, ao presidente). Até 1970, o direito de voto era exclusivo dos homens de Andorra, a partir da terceira geração. Actualmente, o voto é extensivo a todos os andorranos de primeira geração, com idade igual ou superior a 28 anos, cujos pais sejam estrangeiros. O número de eleitores é diminuto, em relação ao total da população, cerca de 70% da qual é composta por residentes estrangeiros que têm vindo a reivindicar os seus direitos políticos e de cidadania. A imigração, controlada através de um sistema de quotas, restringe-se aos nacionais de França e de Espanha que pretendam trabalhar em Andorra. Antes de 1993, o país não possuía qualquer constituição formal, tendo todas as moções e propostas que ser submetidas aos delegados permanentes (representantes dos dois chefes de estado) para aprovação.

Em 1976 foi criada uma organização política, tecnicamente ilegal, o Partido Democrático de Andorra, que forneceu as bases de um futuro sistema democrático. Oscar Riba Reig tornou-se no primeiro Primeiro-Ministro do país em 1981, e em 1982 foi nomeado um Conselho Executivo chefiado pelo Primeiro-Ministro. Tal provocou a separação entre os poderes legislativo e executivo. Em Julho de 1991 foram estabelecidos laços formais com a Comunidade Europeia. Em Maio de 1993 foi adoptada uma nova Constituição, concedendo a independência ao país em todos os aspectos menos o da segurança externa, que continuou sob a responsabilidade da França e da Espanha. As primeiras eleições directas tiveram lugar em Dezembro de 1993, tendo sido formado um Governo de coligação liderado pelo Primeiro-Ministro, Oscar Riba Reig. Em 1994, Andorra tornou-se um membro de pleno direito das Nações Unidas e do Conselho da Europa. A coligação de Reig, o Grupo Nacional Democrático, perdeu o apoio dos independentes em Dezembro de 1994 e Marc Forne, da União Liberal, substituiu-o no cargo. Desde a década de 1950, Andorra tornou-se economicamente uma nação próspera, tendo chegado a ser declarada como o país com o maior crescimento económico do mundo, com um rendimento per capita superior ao japonês. No principado existem mais de 5.000 lojas e 500 hotéis, a actividade turística é intensa e a banca vive uma situação estável e próspera. Em grande parte, este panorama deve-se à isenção de impostos de que usufruem muitos produtos e actividades no principado.


Política

Andorra é um co-principado independente desde 1278 e uma democracia parlamentar desde 1993. O poder legislativo é exercido pelo Conselho Geral dos Vales, composto por 28 deputados eleitos para um mandato de quatro anos. Os Chefes de Estado, ou co-príncipes, são o presidente da República Francesa e o bispo da cidade espanhola de Urgel. O Chefe de Governo é eleito pela maioria do Conselho Geral dos Vales. Os principais partidos políticos são o PLA (Partido Liberal de Andorra), a AND (Aliança Nacional Democrática) e a IND (Iniciativa Democrática Nacional).


Divisões administrativas

O território do Principado de Andorra está estruturado em 7 divisões administrativas locais, que são conhecidas como paróquias. São elas: Canillo, Encamp, Andorra la Vella, Ordino, la Massana, Sant Julià de Lòria e Escaldes-Engordany. As paróquias são administradas pelos comuns, que representam os interesses locais, aprovam e executam o pressuposto comunal, e que fixam e elaboram as políticas de gestão e administração dos bens e das propriedades comunais. Dispõem de recursos próprios e recebem capital do Estado, com objectivo de garantir a autonomia financeira.


O Principado de Andorra

Língua oficial ..........  Catalão
Capital  .....................  Andorra-a-Velha
Chefe de Estado ......  Albert Pintat Santolària, desde 3 de Junho de 2005
Área
  ........................  468 km²  - 178º na lista de maiores países

População ...............  69.150  - Total (2003)
Densidade ...............  144,5/km²
Moeda ......................  Euro  (Antes de
1999: franco francês e peseta espanhola)
Hino Nacional ......... 
El Gran Carlemany  (O Grande Carlos Magno)


Tradução do Hino Nacional de Andorra

O grande Carlos Magno, meu Pai, livrou-me dos Sarracenos,
E do céu deu a vida a Meritxell, a grande Mãe.
Nasci princesa, uma dama imparcial entre duas nações.
Sou a única filha sobrevivente do
império Carolíngio
Crente e livre durante onze séculos, Crente e livre serei.
Que me apadrinhem as leis da terra, e os meus defensores, Príncipes!
E príncipes, os meus defensores!




Geografia

Condizendo com a sua localização no leste da cordilheira dos Pirinéus, Andorra consiste predominantemente de montanhas escarpadas com uma altitude média de 1.996 m e a mais elevada, Coma Pedrosa, a atingir 2.946 m. As montanhas são separadas por três vales estreitos em forma de Y, que se combinam num único, por onde o principal curso de água, o rio Valira, sai do país e entra em Espanha, no ponto mais baixo de Andorra, aos 870 m de altitude.

O clima de Andorra é semelhante ao clima temperado dos vizinhos, mas a sua altitude mais elevada significa que há, em média, mais neve no Inverno e que é um pouco mais frio no verão.


População

Crescimento Anual:      0,8%
Índice de Natalidade:   12,6 a cada 1.000 habitantes
Índice de Mortalidade:  3,1 a cada 1.000 habitantes
Esperança de Vida:    Homens: 80 anos;   Mulheres: 86 anos
População Urbana:    93%
Grupos Étnicos:   Espanhóis: 42,8% Andorranos: 21,7%
                                Portugueses: 10,7% Franceses: 6,7% Outros: 18,1%
Religião:   Católicos: 86,6%  Outros: 13,4%


Economia

O principal recurso da economia de Andorra é o turismo, estimulado pela construção de estações de esqui. Além disso são também importantes a exportação de energia eléctrica e as actividades financeiras.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.










































Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D