Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

24
Fev06

Portal do Astrónomo (211)

Praia da Claridade

www.portaldoastronomo.org


NUCLIO - Núcleo Interactivo de Astronomia
Newsletter n.º 211


O nosso Tema do Mês de Fevereiro, dedicado à "Energia Escura", chegou esta semana ao fim abordando a questão do "Destino do Universo". Não se esqueça de ler em:
http://portaldoastronomo.org/tema.php?id=25

A Crónica desta semana é da autoria de Phil Plait, conhecido cientista e promotor do site BadAstronomy.com. Pode ler o que escreveu numa "Carta à NASA" sobre a questão da diminuição do orçamento da NASA dedicado à ciência em:
http://portaldoastronomo.org/cronica.php?id=43

A próxima semana começa com o planeta Mercúrio em destaque. Este planeta está hoje na sua máxima elongação Leste desde ciclo orbital. Assim, hoje, ou amanhã, pode ver com facilidade, imediatamente a seguir ao pôr do Sol, no horizonte Oeste, o planeta mais interior do Sistema Solar. Hoje apresenta-se com magnitude -0,3 ao inicio da noite, mas já será menor (mag. 0,1) amanhã. Se usar um telescópio pode ainda observar a fase deste planeta, que será de 46%, esta noite, e um pouco menos, 41%, amanhã. Como vê, este é um planeta em que tudo muda rapidamente, por isso não perca esta oportunidade.

Com o passar da semana, após a Lua Nova de dia 28 pelas 0h31 UT, o nosso satélite natural torna-se visível após o pôr do sol no horizonte Oeste. No dia 1 de Março proporciona-nos uma observação interessante: a Lua, com apenas 4,7% de fase vai estar aproximadamente 8º30' acima de Mercúrio, que nesse dia terá mag. 0,8. Para observar esta conjunção irá precisar de um local com bom horizonte Oeste, desimpedido e sem nebulosidade. A melhor maneira de apreciar os dois astros, a Lua com o seu fino crescente sob um céu azulado do crepúsculo, e Mercúrio com o seu brilho já a desvanecer-se a caminhar em direcção ao sol, será a olho nu, sem qualquer auxilio óptico.
---

Spitzer descobre galáxias envoltas em cristais de vidro


http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=622

O Telescópio Espacial Spitzer (NASA) observou uma população rara de galáxias em colisão - galáxias ultraluminosas no infravermelho - cujos núcleos se encontram rodeados por pequenos cristais semelhantes a vidro partido. Os cristais são compostos essencialmente por grãos de areia, ou silicatos, e os cientistas estão surpreendidos por terem descoberto estruturas tão delicadas no centro de algumas das regiões mais violentas do Universo, onde, em princípio, seriam facilmente destruídas. Os astrónomos calculam que os cristais estão a ser produzidos em grandes quantidades por estrelas de grande massa que explodem como supernovas, a uma taxa superior à da sua destruição. Esta é a primeira vez que se detectam cristais de silicatos numa galáxia diferente da nossa.

O mistério da radiação X de fundo da nossa Galáxia


http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=623

O estudo da nossa Galáxia em raios-X tem levado os astrónomos a teorizar sobre uma fonte de radiação X difusa por natureza, pois até agora não se identificava um número suficiente de fontes individuais que desse conta de toda a radiação X de fundo. Um estudo recente, baseado em 10 anos de dados do observatório espacial Rossi XTE (NASA), sugere que afinal a origem da emissão de fundo de raios-X pode ser de fontes discretas: estrelas anãs brancas e coroas estelares activas. Contudo, este resultado implica que as estimativas anteriores do número de estrelas destes tipo estejam largamente subestimadas, por um factor de dois.

Fontewww.portaldoastronomo.org  -  O Portal do Astrónomo.













1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D