Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

09
Dez05

Portal do Astrónomo (200)

Praia da Claridade

www.portaldoastronomo.org


NUCLIO - Núcleo Interactivo de Astronomia
Newsletter n.º 200


Esta semana teve inicio a publicação do nosso Tema do Mês dedicado a Júlio Verne da autoria de um conhecido divulgador da ciência, Ronaldo Rogério de Freitas Mourão.

A Secção Top Livros foi também actualizada apresentando agora a lista dos livros de divulgação científica mais vendidos em duas livrarias portuguesas.

Amanhã, Sábado, é o dia da palestra mensal promovida pelo NUCLIO e integrada na actividade que designamos "Astronomia em Crescente". Este mês o assunto da palestra é "O Fascínio de Orionte". Como vem sendo habitual estaremos à sua espera, a partir das 21h30, no Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal, na Estrada Marginal, São Pedro do Estoril.

Pode consultar a programação, até ao final do ano, desta iniciativa em:

http://www.nuclio.pt/projectos/000039.html

Embora falte ainda uma semana para o seu inicio, pode também ir pensando em reservar um ou mais dias do fim de semana de 16 a 18 de Dezembro, para visitar a FASCINIO - 2ª Feira de Astronomia e Ciência do NUCLIO. Esta actividade decorrerá de 16 a 18 de Dezembro na Marina de Cascais.

Pode consultar a programação completa em:

http://www.nuclio.pt/projectos/000047.html

Em relação ao céu nocturno... passado o Quarto-Crescente, a nossa Lua mais uma vez caminha para a fase de Lua Cheia.

Já no próximo dia 11 vai aproximar-se de Marte para uma conjunção invulgar por volta das 6h00 UT de dia 12, com apenas 30 minutos de arco de a separarem o planeta vermelho do nosso satélite natural! 

Infelizmente a conjunção não será visível nem em Portugal, nem no Brasil, uma vez que a Lua estará abaixo do horizonte nessa altura. No entanto, no Brasil será ainda possível ver uma separação bastante pequena de 1º35' entre Marte com mag. -1,2 e a Lua com 87% de fase, antes do par desaparecer no horizonte.

Passados alguns dias, a 15 de Dezembro às 16h15 UT, a Lua chega à fase de Cheia, tornando-se o astro mais brilhante no céu nocturno e iluminando as nossas noites.
---

Argilas e água na história primitiva de Marte

http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=599 

Um levantamento da superfície de Marte realizado pelo espectrómetro OMEGA, a bordo da Mars Express (ESA), procurando sinais de minerais específicos, acabou de detectar uma família de argilas, conhecida como filossilicatos, que se produzem quando o basalto vulcânico fica em contacto com a água durante um longo período de tempo. Estes minerais foram encontrados principalmente em afloramentos rochosos, depositados muito cedo na história marciana. A presença de uma segunda família de sulfatos sugere a existência de um período posterior esporadicamente húmido, caracterizado por condições mais ácidas. As descobertas têm implicações no historial climático do planeta e também na questão da habitabilidade de Marte em algum momento da sua história.

Portugal observa com o Telescópio Faulkes
no âmbito do EU-HOU


http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=600

O projecto EU-HOU - Hands-On Universe, Europe: bringing frontline Astronomy to the classroom tem como objectivo renovar o ensino das Ciências nas escolas básicas e secundárias recorrendo à Astronomia. Instituições de investigação e de divulgação científica de oito países europeus desenvolveram recursos, prontos a serem utilizados na sala de aula, que aproximam os alunos pré-universitários à investigação científica moderna. No passado dia 26 de Novembro, decorreu uma sessão de apresentação do EU-HOU a professores interessados em participar no projecto. O encontro, que teve lugar no Instituto Geográfico do Exército, terminou com a primeira sessão de observação de Portugal com o Telescópio Faulkes – um telescópio óptico de 2m, localizado no Havai, que é operado remotamente por escolas do Reino Unido e será utilizado pelas escolas que adiram ao projecto EU-HOU.


Fontewww.portaldoastronomo.org  -  O Portal do Astrónomo.





















1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D