Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

13
Dez05

O Pólo Sul

Praia da Claridade

O Pólo Sul é o ponto mais meridional da Terra, tal como é definido de uma de várias formas.


Pólo Sul Geográfico

O Pólo Sul Geográfico é o ponto onde o eixo de rotação da Terra cruza a superfície. É a esse ponto que usualmente nos referimos como "pólo sul".

Os primeiros seres humanos a atingirem o pólo sul geográfico foram Roald Amundsen e o seu grupo em 14 de Dezembro de 1911. O principal concorrente de Amundsen, Robert Falcon Scott, alcançou o pólo um mês depois. Na viagem de volta Scott e os outros quatro membros do seu grupo morreram de fome e frio extremo. Várias expedições atingiram o Pólo Sul por via terrestre. Os lideres de algumas das primeiras destas são, pela ordem: Amundsen, Scott, Hillary, Fuchs, Havola, Crary, Fiennes. O almirante norte-americano Richard Byrd em 29 de Novembro de 1929 tornou-se a primeira pessoa a sobrevoar o Pólo Sul.

Agora, a Antártida, está localizada sobre o Pólo Sul. Contudo não foi sempre assim durante toda história da Terra por causa da deriva continental. A Estação Pólo Sul Amundsen-Scott foi estabelecida durante o Ano Geofísico Internacional em 1958 e é permanentemente ocupada por pesquisadores e pessoal de apoio.

A projecção do pólo sul geográfico na esfera celeste indica o pólo celeste sul.


Pólo Sul Geomagnético

O Pólo Sul Magnético é um dos dois pólos do campo magnético terrestre. Ele encontra-se perto do Pólo Sul Geográfico, mas a sua posição exacta está gradualmente deslocando-se.
O Pólo Sul Magnético deve o seu nome à proximidade do Pólo Sul Geográfico; no sentido estritamente magnético, é um pólo norte. O pólo sul de um magneto é atraído pelos pólos nortes de outros magnetos, portanto o pólo sul de um magneto livremente suspenso (como o de uma bússola) irá apontar em direcção do Pólo Sul Geomagnético.


Pólo Sul Magnético

O Pólo Sul Magnético é o ponto mais próximo do Pólo Sul Geográfico aonde as linhas de campo do campo magnético da Terra apontam directamente para o chão. Ele não coincide propriamente com o Pólo Sul Geográfico e nem possuiu um lugar geométrico constante. Em 16 de Janeiro de 1909, três homens (Douglas Mawson, Edgeworth David, e Alistair Mackay) numa expedição liderada pelo Sir Ernest Henry Shackleton, que em 1906 marcaram o Pólo Sul Magnético 72° 25′ sul e 154° longitude e mais tarde no ano de 1970 foi marcado a 66° sul.


Pólo Sul de Inacessibilidade

O Pólo Sul de Inacessibilidade está localizado em 82°06′ S 54°58′ E, na superfície do continente antárctico, e é o mais distante ponto do Oceano Antárctico (1) . Foi pela primeira vez alcançado em 14 de Dezembro de 1958 pela 3ª Expedição Antárctica Soviética, liderada por Yevgeny Tolstikov. A expedição estabeleceu no local uma estação temporária chamada Polyus Nedostupnosti. No caminho para o pólo, em 78°24′ S 87°32′ E, estabeleceram outra estação, a Sovetskaya, a qual operou entre 16 de Fevereiro de 1958 e 3 de Janeiro de 1959.

(1) - Também conhecido por Oceano Austral, Oceano Antárctico é o nome dado ao conjunto das águas que banham o Continente Antárctico, mas que em realidade constituem o prolongamento meridional do Oceano Atlântico, Oceano Pacífico e Oceano Índico. Muitos cientistas, oceanógrafos e geógrafos, não reconhecem a existência do Oceano Antárctico, considerando-o como uma junção de partes dos outros oceanos.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

1 comentário

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D