Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

15
Dez05

Radiação Infravermelha

Praia da Claridade

 

Cão visto com infravermelho



Radiação infravermelha é um tipo de radiação electromagnética com comprimento de onda maior que o da luz visível, porém menor que o das microondas, consequentemente tem menor frequência que a da luz visível e maior que a das microondas. O vermelho é a cor de comprimento de onda mais larga da luz visível, compreendida entre 700 nanómetros e um milímetro. Um nanómetro vale 1.0×10−9 metros, ou um milionésimo de milímetro.
 

No espectro electromagnético, os infravermelhos subdividem-se em infravermelhos curtos (0,7-5 µm), infravermelhos médios (5-30 µm) e infravermelhos largos (30-1000 µm). Entretanto, esta classificação não é precisa porque em cada área de utilização, se tem uma ideia diferente dos limites dos diferentes tipos. Os infravermelhos estão associados ao calor porque os corpos na temperatura normal emitem radiação térmica no campo dos infravermelhos.
 

Um micrómetro ou mícron, cujo símbolo é µm é uma unidade de comprimento. Está definido como um milionésimo de metro (ou 1 × 10-6 m). Equivale à milésima parte do milímetro. A letra µ é a letra grega miu. O plural de micrómetro é micrómetros ou micra.

 
Utilidade dos raios infravermelhos
 

Os infravermelhos são utilizados nos equipamentos de visão nocturna quando a quantidade de luz visível é insuficiente para ver os objectos. A radiação é detectada e depois reflectida numa tela. Os objectos mais quentes se convertem nos mais luminosos. Um uso muito comum do infravermelho é para efectuação de comandos a distância ( telecomandos ), preferíveis em relação as ondas de rádio por que não sofrem interferências de outras ondas electromagnéticas como. por exemplo, os sinais de televisão.

Os infravermelhos também são utilizados para comunicação a curta distância entre os computadores e os seus periféricos (aparelhos ou placas que enviam ou recebem informações do computador). Os aparelhos que utilizam este tipo de comunicação cumprem geralmente um padrão publicado por Infrared Data Association.

A luz utilizada nas fibras ópticas é geralmente de infravermelhos.

 
História
 

Os infravermelhos foram descobertos em 1800 por William Herschel, um astrónomo inglês de origem alemã. Hershell colocou um termómetro de mercúrio no espectro obtido por um prisma de cristal com o a finalidade de medir o calor emitido por cada cor. Descobriu que o calor era mais forte ao lado do vermelho do espectro, observando que ali não havia luz. Esta foi a primeira experiência que demonstrou que o calor pode ser transmitido por uma forma invisível de luz.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Praia da Claridade 30.05.2008

    Agradeço a visita e o comentário.
    Em relação às letras pretas do texto:
    Peço desculpa... é que eu mudei a imagem de fundo do blog e alguns textos ficaram em preto. Eu também não gosto mesmo !... Vou alterando as cores sempre que posso, mas tem que ser individualmente. Como são muitos está a ser complicado...
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Mais sobre mim

    foto do autor

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Pesquisar

    Arquivo

      1. 2008
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2007
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2006
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2005
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D