Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

16
Dez05

Portal do Astrónomo (201)

Praia da Claridade

www.portaldoastronomo.org


NUCLIO - Núcleo Interactivo de Astronomia
Newsletter n.º 201


Esta semana o Tema do Mês dedicado a Júlio Verne continua o seu percurso pela vida e obra desde extraordinário escritor e visionário.

Se está na zona da grande Lisboa pode dar um pulo à Marina de Cascais e visitar a FASCINIO - 2ª Feira de Astronomia e Ciência do NUCLIO. Esta actividade decorrerá de 16 a 18 de Dezembro na Marina de Cascais.

Pode consultar a programação completa em:

http://www.nuclio.pt/projectos/000047.html


Durante a próxima temos dois eventos celestes dignos de nota:

Primeiro, no dia 17 Mercúrio estará com o máximo de luminosidade, chegando a magnitude -0,5. O planeta mais interior do Sistema Solar será facilmente visível no céu da madrugada, antes do Sol nascer, sendo muito fácil de detectar durante o crepúsculo. Júpiter será também visível, mais brilhante do que Mercúrio, com magnitude -1,8 e mais alto no céu, fazendo um par interessante no céu da madrugada.

O segundo evento significativo acontece no dia 21, às 18h34 UT, hora a que terá inicio o Inverno no hemisfério Norte, e o Verão no hemisfério Sul. Também no dia 21, mas um pouco mais cedo às 2h49 UT, a Lua estará no Apogeu, o ponto da sua órbita mais afastado da Terra, a uma distância de 405 014 Km. Esta poderá ser uma boa oportunidade para fotografar o nosso satélite natural, uma vez que, o apogeu acontece com a Lua com mais de metade da sua face iluminada, enquanto caminha para o quarto-minguante, e dará uma boa foto para ilustrar a diferença de tamanho aparente nos dois extremos da órbita. Alguns dias mais tarde o nosso satélite natural chegará ao quarto-minguante, quando terá 50% da sua face iluminada.
 
---

Spitzer descobre 100 enxames de estrelas

http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=602

Observações realizadas no infravermelho com o telescópio espacial Spitzer (NASA) levaram à descoberta de cerca de 100 enxames de estrelas na direcção do plano da nossa Galáxia. A detecção dos enxames foi essencialmente feita por um método computacional que procura automaticamente nos dados do projecto GLIMPSE características que possam indicar a presença de enxames nas imagens. O futuro estudo destes enxames ajudarão a compreender melhor a estrutura da nossa Galáxia, assim como a formação de estrelas. O facto do Sol se encontrar num braço espiral da Via Láctea torna o estudo do disco da Galáxia uma tarefa árdua devido às nuvens de gás e poeira que limitam a nossa visão do plano da Galáxia; mas ao se observar no infravermelho, o plano galáctico torna-se transparente e os astrónomos podem perscrutar para lá da poeira.


Hubble ajuda a determinar a massa da companheira de Sírio

http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=601

A anã branca mais próxima da Terra, Sírio B, é ofuscada pela luz da estrela mais brilhante do céu nocturno, a sua companheira Sírio A (ou apenas Sírio), uma estrela branco-azulada da constelação de Cão Maior. No entanto, uma equipa internacional de astrónomos utilizou o Telescópio Espacial Hubble (NASA/ESA) para isolar a luz de Sírio B. Os resultados permitiram que fosse determinada com precisão a massa da anã branca, com base na forma como o seu intenso campo gravitacional altera os comprimentos de onda da luz emitida pela estrela. A determinação da massa de anãs brancas tem uma importância fundamental na compreensão da evolução estelar.

Fontewww.portaldoastronomo.org  -  O Portal do Astrónomo.




















1 comentário

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D