Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

23
Dez05

A Glaciação

Praia da Claridade

As glaciações são fenómenos climáticos que ocorrem ao longo da história do planeta Terra. Como o próprio nome sugere é um período de frio intenso quando a temperatura média da Terra baixou, provocando o aumento dos glaciares nos pólos e uma grande acumulação de gelo nas zonas montanhosas próximo às regiões de neves eternas (que nunca derretem).

Glaciar é uma grande massa de gelo formada em camadas sucessivas de neve de várias épocas, que se desloca lentamente, relevo abaixo, provocando erosão glacial. Ao longo dos anos o gelo pode desaparecer dos glaciares deixando um vale em forma de U.

Actualmente os glaciares ocupam 10% da área total do planeta e a maioria está localizada nas regiões polares como a Antárctica e a Groenlândia, mas nem sempre foi assim. Nos períodos glaciais o gelo cobria cerca de 32% da terra e 30% dos oceanos.

As glaciações provocaram grandes mudanças no relevo continental e no nível do mar. Quando a temperatura global diminuiu ocorreu, como consequência, o aumento dos glaciares ou seja, as baixas temperaturas provocaram o congelamento da água nos pólos aumentando a quantidade de gelo nas calotas polares.

Outra consequência deste processo foi que a formação dos glaciares não ficou mais restrita às regiões polares. A neve e o gelo foram-se acumulando nas zonas montanhosas próximas aos picos, ano após ano, até que o seu próprio peso, juntamente com a força da gravidade fizeram com que se deslocassem lentamente, provocando grandes alterações de relevo no caminho por onde passam - formando profundos vales em forma de U, chamados moreias. Estas massas de gelo e neve são os glaciares que foram deslizando lentamente até alcançar zonas mais quentes, quando se foram derretendo e formando a cabeceira de um rio ou dando origem aos lagos glaciais.

Outra consequência foi o rebaixamento do nível dos mares devido à retenção de água nos pólos. O mar afastou-se da linha da costa, das praias, por exemplo, expondo grandes extensões de terra e ligando ilhas e continentes entre si, formando as chamadas pontes terrestres.

Pontes terrestres são porções de terra firme que se formam, unindo dois continentes ou um continente com uma zona insular próxima, durante as glaciações. Nesses períodos, a água do mar concentra-se nas calotas polares e nos glaciares, fazendo baixar o nível do mar e expondo os fundos marinhos de pequenas profundidades.

Entre os períodos glaciais há os períodos interglaciais em que a temperatura da Terra se eleva. O período em que vivemos nada mais é do que um interglacial.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D