Portal do Astrónomo (202)
Newsletter n.º 202
Chegamos ao final de mais um ano. Foi um ano cheio de desafios e de momentos marcantes que tivemos oportunidade de partilhar com alguns de vós. Concretizaram-se projectos de grande importância e abriram-se novos caminhos. Não teríamos conseguido sem o apoio dos nossos leitores. Um muito obrigada a todos.
A equipa do NUCLIO deseja-vos e à vossa família Boas Festas e que 2006 seja um ano cheio de desafios e conquistas. Esperamos poder continuar a contar com o vosso interesse no nosso trabalho e estar a altura das vossas expectativas.
Esta semana, o nosso tema do mês sobre Júlio Verne relata-nos a vida do famoso escritor em Crotoy.
http://www.portaldoastronomo.org/tema_pag.php?id=23&pag=2
Em termos de eventos do céu, a próxima semana é calma. Com a Lua a caminhar para a fase de Nova, passando no Quarto-Crescente hoje pelas 19h36 UT, o nosso satélite natural encontra-se ausente do céu ao início da noite, nascendo pela noite dentro e permitindo as observações de céu profundo, principalmente para quem aproveita a época festiva para se deslocar até céus mais escuros.
Mas no próximo dia 27 de madrugada, antes do Sol nascer, a Lua vai estar razoavelmente próxima de Júpiter. A separação será grande, um pouco mais que 5º, mas ainda assim o crescente lunar com menos de 20% e Júpiter com mag -1,8 farão um bom par para ver à vista desarmada.
---
Estrela de neutrões é devorada por buraco negro
http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=603
Uma equipa internacional de astrónomos anunciou a descoberta de mais uma fulguração de raios gama de curta duração, a terceira, associada a uma galáxia elíptica vizinha. O baixo nível de formação estelar em galáxias deste tipo, assim como a detecção de uma emissão de longa duração após a fulguração, indicam que esta fulguração de raios gama é provavelmente o grito final de uma estrela de neutrões a ser devorada por um buraco negro.
Proto-estrelas enfeitam enxame da Árvore de Natal
http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=604
O telescópio espacial Spitzer (NASA) observou o enxame da Árvore de Natal (NGC 2264) com duas câmaras de infravermelho e revelou um enxame de proto-estrelas até agora nunca detectado, para além da estrutura intrincada desta nuvem de formação de estrelas. A configuração geométrica formada pela posição destas estrelas parece indicar que estas se formaram em intervalos de espaço regulares ao longo de estruturas lineares, confirmando a previsão dos modelos teóricos. Este estudo é protagonizado por Paula Teixeira, jovem astrofísica portuguesa no Centro Smithsonian para a Astrofísica (Universidade de Harvard, EUA).
Fonte: www.portaldoastronomo.org - O Portal do Astrónomo.
