Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

23
Dez05

Portal do Astrónomo (202)

Praia da Claridade

www.portaldoastronomo.org


NUCLIO - Núcleo Interactivo de Astronomia
Newsletter n.º 202


Chegamos ao final de mais um ano. Foi um ano cheio de desafios e de momentos marcantes que tivemos oportunidade de partilhar com alguns de vós. Concretizaram-se projectos de grande importância e abriram-se novos caminhos. Não teríamos conseguido sem o apoio dos nossos leitores. Um muito obrigada a todos.

A equipa do NUCLIO deseja-vos e à vossa família Boas Festas e que 2006 seja um ano cheio de desafios e conquistas. Esperamos poder continuar a contar com o vosso interesse no nosso trabalho e estar a altura das vossas expectativas.

Esta semana, o nosso tema do mês sobre Júlio Verne relata-nos a vida do famoso escritor em Crotoy.

http://www.portaldoastronomo.org/tema_pag.php?id=23&pag=2

Em termos de eventos do céu, a próxima semana é calma. Com a Lua a caminhar para a fase de Nova, passando no Quarto-Crescente hoje pelas 19h36 UT, o nosso satélite natural encontra-se ausente do céu ao início da noite, nascendo pela noite dentro e permitindo as observações de céu profundo, principalmente para quem aproveita a época festiva para se deslocar até céus mais escuros.

Mas no próximo dia 27 de madrugada, antes do Sol nascer, a Lua vai estar razoavelmente próxima de Júpiter. A separação será grande, um pouco mais que 5º, mas ainda assim o crescente lunar com menos de 20% e Júpiter com mag -1,8 farão um bom par para ver à vista desarmada.

---

Estrela de neutrões é devorada por buraco negro

http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=603






Uma equipa internacional de astrónomos anunciou a descoberta de mais uma fulguração de raios gama de curta duração, a terceira, associada a uma galáxia elíptica vizinha. O baixo nível de formação estelar em galáxias deste tipo, assim como a detecção de uma emissão de longa duração após a fulguração, indicam que esta fulguração de raios gama é provavelmente o grito final de uma estrela de neutrões a ser devorada por um buraco negro.

Proto-estrelas enfeitam enxame da Árvore de Natal

http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=604

O telescópio espacial Spitzer (NASA) observou o enxame da Árvore de Natal (NGC 2264) com duas câmaras de infravermelho e revelou um enxame de proto-estrelas até agora nunca detectado, para além da estrutura intrincada desta nuvem de formação de estrelas. A configuração geométrica formada pela posição destas estrelas parece indicar que estas se formaram em intervalos de espaço regulares ao longo de estruturas lineares, confirmando a previsão dos modelos teóricos. Este estudo é protagonizado por Paula Teixeira, jovem astrofísica portuguesa no Centro Smithsonian para a Astrofísica (Universidade de Harvard, EUA).

Fontewww.portaldoastronomo.org  -  O Portal do Astrónomo.














Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D