Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

31
Dez07

Lua Azul

Praia da Claridade

 
Lua Cheia

Lua Cheia

Clique aqui para ampliar a imagem




O termo Lua Azul refere-se comummente à segunda Lua Cheia que ocorre num mesmo mês. A frequência de acontecimento é de 1 vez a cada 2 ou 3 anos.


O que é?

O fenómeno é raro e não acontece todos os anos. A última vez ocorreu dia 31 de Maio de 2007. Se você acha que Lua Azul é a cor com que nosso satélite será visto no céu, enganou-se. Lua Azul não é nada além do nome dado à Lua cheia que acontece duas vezes no mesmo mês. O facto dá-se devido ao ciclo lunar de 29.5 dias, o que torna perfeitamente possível que num mesmo mês a sua fase se apresente cheia por duas vezes, sendo Fevereiro o único mês impossível de se ter a Lua Azul, mesmo em anos bissextos. Inclusive é possível um ano não ter Lua Cheia no mês de Fevereiro. Nesses anos, acontece uma Lua Cheia no final de Janeiro e a outra no início de Março, ou seja 2 Luas Azuis no mesmo ano, em Janeiro e Março. Isto ocorre em média a cada 35 anos.

Cada ano do calendário contém doze ciclos lunares cheios, mas sobram aproximadamente onze dias para poupar. Os dias extras acumulam, de modo que, a maioria de anos tem doze luas cheias, mas a cada dois ou três anos, um ano tem as treze luas cheias. Na média, isto acontece uma vez cada 2.72 anos.


Problema de Zona do Tempo

A Lua Cheia acontece simultaneamente para todos os países, más o horário nem a data são iguais. Por exemplo: uma noite do dia 31 de Agosto na Europa já é manhã do dia 1 de Setembro na Nova Zelândia. Então se acontecesse uma Lua Azul no dia 31 de Agosto para um país na Europa, não seria Lua Azul no dia primeiro na Nova Zelândia, que iria ocorrer no final do mês de Setembro.


História

De acordo com alguns historiadores, o nome Lua Azul foi criado no século XVI, por algumas pessoas que ao observar a Lua, a viam azulada. Outras, no entanto, diziam que era cinza. Muitas discussões ocorreram até se concluir que era impossível a Lua ser azul. Esse facto criou uma espécie de expressão linguística, e "Lua Azul" passou a ser sinónimo de algo impossível ou difícil. O termo ganhou força principalmente nos EUA e algumas frases como "só me caso com você se a lua estiver azul", popularizaram-se rapidamente.

Foi com esse significado de "nunca" ou "raro", que o termo foi usado para designar as duas luas cheias que ocorrem no mesmo mês, uma coisa rara, que não acontece sempre.

O primeiro registo sobre Lua Azul que se tem é de um panfleto escrito na língua inglesa que dizia assim: "If they say the moon is blue, we must believe that it is true". Algo como: "Se eles dizem que a lua é azul, nós devemos acreditar que isso é real".

A expressão "once in a blue moon" é usada para descrever algo que ocorre muito raramente.

Historicamente a Lua Azul era a terceira Lua Cheia que acontecia num quarto do ano que houvesse quatro Luas Cheias. Normalmente um quarto do ano tem 3 Luas Cheias. Sendo esses quartos de ano iniciados entre os dias 20 e 21 ou 21 e 22 de Março, devido aos anos bissextos coincidente com a data de equinócio, que dão origem as estações do ano.

Um erro de publicação em época mais recente (1946) fez-se entender que a Lua Azul seria a segunda Lua Cheia que acontecesse num mesmo mês. E mesmo depois de descoberto o erro, como é mais fácil de se entender essa definição do que a outra mais complicada, ficou mais difundida entre a população a segunda teoria.


Curiosidades

Existem alguns registos raros onde a coloração do nosso satélite foi realmente alterada. Um desses registos remonta aos anos de 1883, quando uma violenta erupção no vulcão Krakatoa, na Ilha de Java, Indonésia, lançou ao espaço milhões de toneladas de gases e poeira, fazendo com que a Lua, quando observada próxima do horizonte, fosse vista em tons azulados. De acordo com os relatos, isso durou aproximadamente dois anos e foi testemunhado em todo o planeta. Em 1951, um grande incêndio nas florestas canadenses produziu o mesmo efeito que o Krakatoa, mas só pôde ser observado na América do Norte.

Fonte: Wikipédia. 
 



Segundo o site do Observatório Astronómico de Lisboa
(ver aqui) a próxima Lua Azul será em Dezembro de 2009.
Acrescento ainda que vai acontecer no dia 2 e no dia 31.
  
  

 
 
E assim chegou o último dia do ano de 2007.
 
Os meus votos sinceros de
 
FELIZ 2008 !
 
 
................................................................

6 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D