Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

19
Out07

Funicular

Praia da Claridade

 
Funicular dos Guindais na cidade do Porto

Funicular dos Guindais na cidade do Porto

Clique aqui para ampliar a imagem




Um funicular é um carro de cabos que circula sobre carris; a sua principal função é o transporte de passageiros ou carga ao longo de encostas. Uma linha de funicular é normalmente constituída por dois carros puxados por um cabo de aço, um em cada extremo da linha; partem ao mesmo tempo numa linha única e a meio do percurso a linha divide-se em duas permitindo o cruzamento. O nome deriva do latim, funiculus, diminutivo de funis que significa "corda".
 
Os primeiros funiculares funcionavam com a força da água (através de uma roda de água que puxava o carro) e eram utilizados sobretudo no embarque e desembarque de navios que circulavam em canais. Um dos primeiros funiculares foi construído em 1777 no Tyrone canal, na Irlanda.
 
No século XIX, com o começo da era dos canais os funiculares foram muito utilizados. A tracção animal foi também no início uma forma de funcionamento, contudo, mais tarde, o contrapeso de água passou a ser o mecanismo preferencial, tal como no funicular de Montmartre. A tracção eléctrica foi a mais actual inovação no que diz respeito à locomoção dos funiculares.
 
O primeiro funicular em Portugal, e também na Península Ibérica, foi o Elevador do Bom Jesus em Braga. O projecto é do engenheiro suíço Nikolaus Riggenbach e foi inaugurado em 1882. Foi nessa obra que se notabilizou o engenheiro português de ascendência francesa Mesnier du Ponsard, que veio a constituir a Companhia dos Ascensores em Lisboa. Foi aí que construiu grande parte da sua obra, na qual se destacam o elevador de Santa Justa, o elevador da Lavra, o elevador da Glória e o elevador da Bica.
 
O Funicular dos Guindais é uma ferrovia que se localiza na cidade do Porto e liga a Praça da Batalha à Praça da Ribeira. O funicular original, projectado por Raul Mesnier, foi inaugurado em 4 de Junho de 1891, e fechou dois anos depois devido a um grave acidente em 5 de Junho de 1893. Foi totalmente recuperado depois de um século de inactividade. Mais de que um simples meio de transporte, o funicular dos Guindais significa uma excelente oportunidade de fazer um passeio turístico entre duas zonas monumentais da cidade Invicta. O funicular actual abriu em 19 de Fevereiro de 2004 e é operado pelo Metro do Porto.
Fonte: Wikipédia. 
 

.............................................................

4 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D