Sábado, 29 de Setembro de 2007
Clique aqui para ver as fotos dos
"Campos de Masseira"

Praia do Rio Alto - Estela (Póvoa de Varzim)

As masseiras ou campos masseira constituem uma forma de agricultura única no mundo existente nas freguesias da Estela e Aguçadoura na Póvoa de Varzim e a vizinha Apúlia em Esposende. Esta forma de agricultura ancestral consiste em fazer uma cova larga e rectangular numa das praias largas e arenosas da região.
Nos cantos da cova conhecidos como os "quatro vales", são cultivadas vinhas, de forma a proteger a área central dos ventos do norte, que têm o nome de Nortada. Na área central, encontra-se água doce, não salgada como poderíamos supor, e tudo pode ser cultivado, mas são necessárias grandes quantidades de água e sargaço para que o que é cultivado brote.
Com esta cova de apenas alguns metros consegue-se um aumento térmico, que aliado aos quatro vales e às vinhas, que protegem o campo dos ventos, fazem com que as masseiras funcionem como uma espécie de estufa.
Este tipo de agricultura foi inventada no século XVIII por monges beneditinos da abadia de Tibães e foi outrora bastante utilizado nas costas da Póvoa de Varzim e Esposende.
Hoje em dia é um tipo de agricultura em riscos de extinção devido à popularização das estufas na região e até mesmo ao uso das areias para a construção civil. A Câmara da Póvoa de Varzim concedeu 4 948 377 m2 do seu território para serem de uso exclusivo de masseiras, de forma a proteger este tipo de agricultura.
Fonte: Wikipédia.
.............................................................
De
maripossa a 29 de Setembro de 2007 às 00:34
Amigo Filipe. Desta vez sou a primeira, a comentar e gosto deste post fala do Norte e suas belezas, esta praia conheço bem apesar de não frequentar, pois é muito ventosa, mas muitas vezes vamos até lá pois tem bastante cultivo, de legumes e batatas poveira que é muito boa, para além de ser bonito este lugar, gostei Filipe bom fim semana, o meu vai ser naquilo que gosto de fazer, bom fim semana e beijinho para os seus, abraço desta sua amiga. Maria Elisa
De
berenice a 29 de Setembro de 2007 às 05:20
Filipe, que interessante isto das masseiras! Só mesmo neste seu blog para encontrar estas curiosidades tão peculiares. Aproveito para te agradecer por adicionar meu blog neste seu espaço. É um prazer!
Grande abraço.
Berenice
Não conhecia de todo esta espécie de cultivo. Que interessante! É espantoso como se encontra no meio do areal água doce. E o mar, nas marés vivas, não assalta esses "quintais"?
De
Manuela a 1 de Outubro de 2007 às 16:28
Olá amigo Felipe.
Tem uma surpresa no meu blog.
Abraço
Manuela
Comentar Artigo