Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

13
Set07

Balão barragem

Praia da Claridade

 
Navios de desembarque descarregam numa das praias na Normandia durante o Dia D. É possível ver os balões barragem que protegem os navios de ataques aéreos

Navios de desembarque descarregam numa das praias na Normandia
durante o Dia D. É possível ver os balões barragem que protegem
os navios de ataques aéreos

Clique aqui para ampliar a imagem




Um balão barragem é um balão enorme, baseado no desenho de Caquot do balão de observação, utilizado como defesa contra aviões. O balão possuía um cabo que o ligava ao solo ou a edifícios e que servia como obstáculo aos aviões, nomeadamente às hélices. Algumas versões carregavam pequenas cargas explosivas que eram puxadas contra o avião para garantir a destruição do aparelho. Os balões barragem apenas eram realmente bem-sucedidos para aviões de baixo voo, pois o peso de um cabo mais longo impedia a sua utilização em maiores altitudes.
 
Em 1938 o Comando Britânico de Balões foi estabelecido para proteger cidades e pontos importantes como áreas industriais e portos. Com a intenção de servirem de defesa contra bombardeiros-de-mergulho, voando em altitudes até aos 5 mil pés, forçando o avião a voar mais alto e a entrar no alcance de fogo anti-aéreo concentrado. A meio de 1940 existiam 1400 balões, um terço dos quais sob a zona de Londres, onde se provaram de grande utilização contra os bombardeiros alemães que voavam mesmo sob eles. Contudo a construção de mais balões continuou, e por volta de 1944 existiam já 3 mil balões. Provaram-se particularmente eficazes contra mísseis V-1, que voavam abaixo dos 2 mil pés, sendo-lhe atribuída a destruição de pelo menos 100 mísseis.
 
Muitos bombardeiros alemães foram equipados com aparelhos para cortarem os cabos destes balões. Durante a Segunda Guerra Mundial estes balões foram também utilizados presos a navios de guerra e de transporte, nomeadamente durante o Dia D.
 
No vocabulário militar, o Dia D é um termo usado frequentemente para denotar o dia em que um ataque ou uma operação de combate devem ser iniciados. Um dos Dias D mais famosos da história militar foi 6 de Junho de 1944 - o dia em que a Batalha da Normandia começou - iniciando a libertação do continente Europeu da ocupação Nazista durante a Segunda Guerra Mundial.
Fonte: Wikipédia. 
 

.............................................................

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D