27
Dez05
Canja de Galinha "À Doentes"
Praia da Claridade
Canja de galinha "à doentes", (2) um prato típico da Figueira da Foz, teria sido servido à Arthur Wellesley (1), quando estabeleceu [aqui neste actual concelho] um quartel-general que iria ajudar na luta contra os franceses de Napoleão
(1) - Marechal e político britânico, Arthur Wellesley, duque de Wellington, nasceu em
1769, em Dublin. Seguiu a carreira militar, tendo recebido grande parte da sua formação na França. Viria, aliás, a ser uma figura de destaque no continente, protagonizando sucessos do maior relevo e ficando, inclusivamente, ligado à História portuguesa no domínio político, militar e cultural. Ser-lhe-iam mesmo atribuídos os títulos de conde de Vimeiro, marquês de Torres Vedras e duque da Vitória . A receita original, segundo a tradição, foi escrita numa carta endereçada à sua esposa. Quando ela leu ficou espantada porque não imaginava que o marido sabia fazer canja.Arthur Wellesley, duque de Wellington.
O duque de Wellington interveio com êxito em diversos combates e acontecimentos importantes, todos relacionados com a defesa da posição do seu país na ordem política internacional do seu tempo. Assim, participou na luta da Grã-Bretanha contra o bloqueio continental, na Convenção de Sintra, na vitória do Buçaco e na Batalha de Salamanca. Combateu as tropas francesas em Portugal e na Espanha, e, em 1814, travou com Soult a Batalha de Toulouse. O seu maior feito militar, porém, consistiu na derrota imposta às tropas de Napoleão Bonaparte em Waterloo, em 1815, uma derrota que marcaria o afastamento definitivo de Napoleão do primeiro plano da cena política europeia.
Na Grã-Bretanha, Wellington foi aclamado como um verdadeiro herói nacional, gozando de um prestígio sem precedentes. Foi nomeado comandante-chefe do exército britânico em 1827. Tornou-se a figura principal do partido conservador, ocupando o cargo de primeiro-ministro de 1828 a 1830.
Em vida e depois da sua morte, foram-lhe feitas inúmeras homenagens nacionais e dedicados monumentos. Morreu em 1852 em Walme Castle. Foi sepultado, com grande pompa, na Catedral de São Paulo, em Londres.
(2) - Canja de Galinha "À Doentes"
Culinária regional Figueira da Foz
in http://www.gastronomias.com/receitas/rec0262.htm
Este prato foi servido a Arthur Wellesley, nos primeiros dias de Agosto de 1808, quando estabeleceu o seu quartel general nos Armazéns de Lavos (povoação a sul da cidade da Figueira da Foz e actualmente pertencente a este concelho), depois do desembarque das tropas inglesas ao sul da Figueira da Foz, que vinham ajudar-nos na luta contra os franceses de Napoleão Bonaparte.
O próprio general inglês descreve a receita numa carta endereçada a sua esposa, carta esta que se encontra no livro de memórias da duquesa. O prato é, ainda hoje, confeccionado exactamente do mesmo modo, na região.
Ingredientes:
Galinha de campo - 1
Orelheira de porco salgada - um bom pedaço
Pé de porco - 1 pedaço
Chouriço velho - 1 pedaço
Chouriço novo - 1 pedaço
Toucinho salgado - 1 pedaço
Toucinho fresco - 1 pedaço
Couve de corte - q.b.
Massa (macarrão-capote) - q.b.
Sal - q.b.
Cebola - q.b.
Água - q.b.
Confecção:
- Depois de depenada e limpa a galinha, cozem-se, juntamente, todas as carnes. (Cuidado com o tempero de sal, porque algumas das carnes já são salgadas).
- Na água da cozedura das carnes abre-se a massa e junta-se a hortaliça e a cebola.
- Ao servir, utilize uma malga para a sopa e um prato em frente de cada conviva, para as carnes cortadas em pedaços.
NOTA:
Tudo deve ser comido conjuntamente. Ao lado de cada conviva, deve haver um pires com hortelã picada, que se junta à sopa, ao gosto de cada um. Acompanha-se com vinho tinto da região e a sobremesa deve ser sempre laranja, de preferência branca, tal como o futuro Duque de Wellington afirma que lhe foi servida.