Metropolitano de Lisboa
Linha Azul Linha Amarela Linha Verde Linha Vermelha
Metropolitano de LISBOA - diagrama da rede
Em 2004, as quatro linhas tinham um total de cerca de 37 km de comprimento e 44 estações.
História
Foi inaugurado em 29 de Dezembro de 1959 [faz hoje 46 anos], com uma linha bifurcada formando um Y e ligando Sete Rios (agora Jardim Zoológico) e Entrecampos, com um ramo comum entre Rotunda (agora Marquês de Pombal) e Restauradores, no centro da cidade. O comprimento total era então de 6,5 km.
Posteriormente, foi sendo estendido: uma grande extensão foi completada em 1972, quando o prolongamento chegou a Alvalade. Novas ligações à Cidade Universitária e Colégio Militar foram inauguradas em 1988. Em 1998 uma linha totalmente nova (a vermelha) permitiu aceder à zona da Expo'98, exposição mundial que decorreu na zona Este da cidade.
O sistema conta agora com 4 linhas, 44 estações (48 se as estações de correspondência contarem mais que uma vez) e comprimento total de 36,9 km.
Linhas
Há quatro linhas e quarenta e quatro estações:
(*) Só em 1995 se fez a desconexão do nó da Rotunda (Marquês de Pombal) passando a existir duas linhas independentes, e só em 1998 surgem três linhas independentes (verde, amarela e azul).
Estão em construção (2005) os prolongamentos da linha azul entre Baixa-Chiado e Santa Apolónia (2006) e da linha vermelha entre Alameda e São Sebastião (2007).
Estações de
Amadora Este - Baixa/Chiado
Odivelas - Rato
Telheiras - Cais do Sodré
Alameda - Oriente
Extensões em construção (2004):
Baixa/Chiado - Terreiro do Paço - Santa Apolónia (2006?), da linha azul; São Sebastião - Saldanha - Alameda (2007) da linha vermelha.
Extensões projectadas:
Rato - Estrela - Infante Santo - Alcântara na linha amarela; na linha verde: Telheiras - Horta Nova - Pontinha; na linha vermelha: Oriente - Moscavide - Encarnação - Aeroporto e Moscavide - Portela - Sacavém no lado Este, enquanto que no lado Oeste se projecta São Sebastião - Campolide - Amoreiras - Campo de Ourique.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.