Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

19
Fev07

Collie - uma raça de cães

Praia da Claridade

 
Rough Collie

Rough Collie

Clique aqui para ampliar a imagem



 
Bearded Collie

Bearded Collie

Clique aqui para ampliar a imagem



 
Border Collie

Border Collie

Clique aqui para ampliar a imagem




 

Rough Collie
 
 
O Collie de Pêlo Longo, também conhecido como Rough Collie ou Collie Rough, é originário da Escócia, numa data não definida. Antigamente foi usado para pastorear ovelhas, provavelmente as ovelhas Colley, que deram origem ao seu nome, mas hoje em dia raramente é visto pastoreando.
 
É um cão de porte médio, mas de grande beleza e elegância. Muito apreciado em exposições, tornou-se famoso, principalmente, depois das séries e filmes Lassie, que ajudaram muito a espalhar a raça pelo mundo.
 
Aparência
 
O tamanho dos machos varia de 56 cm a 61cm, e o das fêmeas vai de 51cm a 56 cm. O peso varia entre 15 e 26 quilogramas.
 
O que distingue a raça das demais, tornando-a especial, é a exuberância dos pêlos. Estes devem ter o sub-pêlo de base macios e densos, e os pêlos ásperos e longos. Existem 4 variações de coloração do pêlo:
  • Marta: do marrom claro ao mogno.
  • Azul merle: tom acinzentado com marcações azuis prateadas e marmorizadas em preto. Este exemplar pode ter olhos azuis.
  • Tricolor: preto, marrom vivo e branco. Preto na maior parte do corpo com marcações em marrom vivo na máscara, e nos membros frontais e traseiros.
  • Branco: corpo branco e crânio colorido. Não reconhecido pelo KCB.
Todos os exemplares deverão ter o colar branco no pescoço, completo ou incompleto e as marcas Collie tradicionais.
 
As orelhas deverão estar em descanso para trás e quando em alerta com dois terços da orelha erecta e o outro terço caído para frente naturalmente.
 
Temperamento
 
São amigáveis, não agressivos. Acima de tudo, esta é uma raça inteligente que ama o trabalho, mas nos tempos contemporâneos tem pouco instinto de pastoreio, sendo que a sua linhagem de sangue consiste em 50% cão perdigueiro e 25% cão de caça a lobos, o que dilue a sua influência de 25% de cão pastor.
 
História
 
Ambos o Rough e o Smooth Collie (idêntico ao Rough, excepto na pelagem que é curta e áspera),  descendem de uma variedade de cães pastores locais originados na Escócia. Originalmente, existiam numerosas formas destes cães. Depois da revolução industrial, ter um cão desses ficou na moda, e estes Collies antigos foram cruzados com o Borzoi para ficar um uma cabeça mais "nobre", o que é hoje em dia uma das características verdadeiras do Rough Collie. O cruzamento contínuo para propósitos de exibição em shows drasticamente mudou a aparência dos cães; ele era nos anos 60 um cão muito mais baixo do que hoje em dia. Os cães mais antigos também eram mais fortes de corpo.
 
 

Bearded Collie   
 
 
O Bearded Collie ou Collie Barbudo é originário da Grã-Bretanha e é uma raça de cães muito antiga, remontando a 1500. É provavelmente parente do Old English Sheepdog.
 
Aparência
 
Cão robusto de altura entre 53 e 56 cm, com peso em torno de 30 kg. A cabeça é grande, com focinho alongado, dentes brancos e bem posicionados. Os olhos devem ter a cor harmoniosa com a cor da pelagem. Orelhas inseridas altas e pendentes, cauda mantida baixa em repouso e alta quando em estado de atenção.
 
O seu pêlo é grosso e forte, com sub-pêlo mais macio embora ainda espesso. As suas cores podem ser ardósia, loiro-ruivo, todas as tonalidades de cinza, preto, areia e pode ter manchas claras.
 
Temperamento
 
Alegre, bom e afectuoso. Tem temperamento típico de pastoreio, e apesar do seu tamanho, é gentil, o que o torna apto a cuidar inclusive de crianças, com as quais se dá muito bem.
 
Utilidade
 
Utilizado durante séculos como guia e pastor de rebanhos, é muito resistente aos Invernos mais rigorosos e muito atento ao seu trabalho. Também é um óptimo cão de companhia.
 
 
 
Border Collie
 
 
O Border Collie é uma raça de cães desenvolvida na Grã-Bretanha. Descende de antigos cães pastores de renas, que foram trazidos para a Escócia durante as invasões vikings.
 
Aparência
 
Tamanho entre 40 e 55 cm, peso de 13 a 22 kg (machos) ou a 18 kg (fêmeas). Todas as cores são admitidas sendo o branco e preto o mais abundante. Existem duas variedades de pelagem: pêlo longo (ou grosseiro), com cerca de 8 cm de comprimento, e pêlo curto (ou liso) com 2,5 cm de comprimento.
 
Temperamento
 
É considerada a raça de cães pastores mais inteligente do mundo, sendo também equilibrado, atento, facilmente adestrável e tem uma ligação imensa com o dono.
 
Utilidade
 
É muito usado na prática de agility  (desporto praticado por duplas compostas de um cão e seu condutor), de obediência e excelente pastor de ovelhas. É resistente, ágil e considerado um cão incansável. Pelo seu alto gasto de energia, não deve ser mantido confinado em espaços pequenos e, quando na cidade, deve ser levado para passear e correr regularmente...
Fonte: Wikipédia. 
 

.......................

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D