Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

07
Fev07

Angra do Heroísmo (Açores)

Praia da Claridade

 
Localização da cidade de Angra do Heroísmo - ilha Terceira, Açores

Localização da cidade de Angra do Heroísmo - ilha Terceira, Açores

 
A zona central de Angra do Heroísmo, com a Sé Catedral; em segundo plano, as muralhas do Castelo de São João Baptista e a encosta do Monte Brasil

A zona central de Angra do Heroísmo, com a Sé Catedral
Em segundo plano, as muralhas do Castelo de São João Baptista
e a encosta do Monte Brasil

Clique aqui para ampliar a imagem




 
Angra do Heroísmo é uma pequena cidade portuguesa na ilha Terceira, Região Autónoma dos Açores, com cerca de 12 300 habitantes.
 
É sede de um município com 237,52 km² de área e 35 581 habitantes (2001), subdividido em 19 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município da Praia da Vitória, sendo banhado pelo Oceano Atlântico em todas as outras direcções.
 
Angra situa-se na costa sul da Terceira. É sede de um destacamento militar, e residência de um bispo da Igreja Católica. Os edifícios principais são a catedral, a academia militar, o arsenal e o observatório. O porto, agora de reduzida importância comercial ou estratégica, foi já um importante posto naval de visita obrigatória nas viagens pelo Oceano Atlântico. Angra tem a sul e sudoeste o promontório do Monte Brasil, resto de uma antiga caldeira vulcânica.
 
Angra do Heroísmo foi a primeira localidade dos Açores a ser elevada a cidade em 1534, sendo no mesmo ano escolhida pelo Papa Paulo III para sede do Bispado. Só no Século XIX se passou a denominar “do Heroísmo” devido ao seu Contributo nas lutas liberais. Foi em 1983 declarada Património Mundial pela UNESCO atestando assim o seu grande valor arquitectónico e histórico.
 
O passado de riqueza e desta cidade reflectiu-se no traçado rectilíneo das ruas, obedecendo a regras de urbanização do Renascimento. Para atestá-lo estão os belos exemplos dos palácios, como é o caso do Solar da Madre de Deus, ou o Palácio Bettencourt, os conventos, em que surge como expoente máximo o Convento de São Gonçalo, Capelas, Ermidas e igrejas em que se destaca a Igreja da Sé, sede da diocese de Angra do Heroísmo e simultaneamente Sede do Bispado dos Açores. O património artístico dos edifícios é de grande qualidade formando no seu todo um aspecto único que dão a Angra do Heroísmo o carácter de cidade monumento.
 
Pelo porto de Angra, actualmente desactivado e transferido para a Praia da Vitória, para dar lugar à marina de Angra, passaram ao longo dos vários séculos naus e caravelas, barcos de sonhos e fortunas que ao longo do tempo contribuíram para o passado glorioso desta cidade e das suas gentes como atestam também as grandes casas senhoriais e os nomes sonantes das famílias do mundo de antanho como são o caso dos Corte Reais, os Noronhas, os Ávilas, os Silveiras, os Barcelos, os Britos do Rio, os Bettencourts, os Cantos, os Homem, os Ormondes, os Pamplonas, os Baldaias, os Brugues, etc..
 
Angra do Heroísmo, encontra-se protegida a Norte pela Serra do Cume ou da Nasce Água e a Sul pelo Monte Brasil. A Nascente eleva-se a Serra da Ribeirinha que alberga a freguesia do mesmo nome. A Poente estende-se uma paisagem costeira que desce suavemente desde a Serra de Santa Bárbara, esta sempre presente na paisagem, formando pequenas baías e enseadas.
 
A economia da região assenta na pecuária (indústria de carne e lacticínios) e agricultura.
 
Em Angra encontraram refúgio Almeida Garrett, durante as guerras napoleónicas, e a rainha D. Maria II entre 1830 e 1833, durante as chamadas lutas liberais.
 
O Centro Histórico de Angra do Heroísmo está, desde 1983, classificado como local de Património Mundial pela UNESCO.
 
 
As freguesias do concelho de Angra do Heroísmo são as seguintes:
  • Altares
  • Cinco Ribeiras
  • Doze Ribeiras
  • Feteira
  • Nossa Senhora da Conceição (Angra do Heroísmo)
  • Porto Judeu
  • Posto Santo
  • Raminho
  • Ribeirinha
  • Santa Bárbara
  • Santa Luzia (Angra do Heroísmo)
  • São Bartolomeu de Regatos
  • São Bento
  • São Mateus da Calheta
  • São Pedro (Angra do Heroísmo)
  • Sé (Angra do Heroísmo)
  • Serreta
  • Terra Chã
  • Vila de São Sebastião
Fonte: Wikipédia. 
 

.......................

11 comentários

Comentar post

Pág. 1/2

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D