Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

30
Jan07

Mindelo (Vila do Conde)

Praia da Claridade

 
Localização do Concelho de Vila do Conde e Brasão de Mindelo

Localização do Concelho de Vila do Conde e Brasão de Mindelo




O Mindelo é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila do Conde, com 5,44 km² de área e 3 402 habitantes (2001). Densidade: 625,4 hab/km². Está inserida na Área Metropolitana do Porto, na zona costeira Noroeste de Portugal. Dista cerca de 5 km da sede do Concelho, 10 km do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, 15 km do Porto de Mar da Póvoa de Varzim e 20 km da cidade do Porto. Tem como freguesias confrontantes: Árvore pelo norte, Fajozes e Gião pelo nascente, Modivas e Vila Chã pelo sul e o Oceano Atlântico pelo poente. Acessos pela EN13 ou A28, ou pela linha B do Metro do Porto.
 
Economia
 
A agro-pecuária, a indústria tradicional e de ponta, os serviços e o turismo, constituem as principais actividades económicas da freguesia.
 
Sociedade e Educação
 
A freguesia tem um movimento associativo forte e empenhado em contribuir para o desenvolvimento social da população. A Associação dos Amigos de Mindelo para a Defesa do Ambiente, a Associação Cultural e Desportiva de Mindelo (ACDM), a Associação Recreativa Rancho Regional de Mindelo (ARRRM), o Centro Social de Mindelo – IPSS e o Corpo Nacional de Escutas – Agrup. 572, têm tido um papel notável, pelas acções que têm desenvolvido em prol do Ambiente, da Cultura, do Desporto, do Recreio, da Solidariedade e da Formação.
 
A Educação é assegurada pelos Jardins de Infância e Escolas do 1º ciclo do Carvalhal e da Areia e pela Escola do 2º e 3º ciclos D. Pedro IV.
 
Mindelo é a primeira freguesia do País com um processo de Agenda 21 local, forma de envolvimento da comunidade na identificação de problemas e na definição de prioridades, rumo ao Desenvolvimento Sustentável e à Qualidade de Vida.
 
Património e História
 
O documento mais antigo com referências a Mindelo data de 1068 e refere-se a um trespasse aqui efectuado. Outros documentos anteriores ao ano de 1100 citam a vila de Amidjelus, que viria a dar o nome a Mindelo. Integra desde 1836 o município de Vila do Conde. Como nota histórica relevante, de referir o desembarque do exército liberal, comandado por D. Pedro IV, nas praias entre Mindelo e Pampolide, em 8 Julho de 1832, cujos soldados ficaram conhecidos por Bravos do Mindelo.
 
Bravos do Mindelo foi a designação dada durante o processo de glorificação dos vencedores das guerras liberais portuguesas aos membros das forças liberais que participaram no desembarque do Mindelo.
 
Desembarque do Mindelo é a designação dada ao desembarque das tropas liberais a norte do Porto em 8 de Julho de 1832, durante as Guerras Liberais, nome pela qual ficou conhecida a Guerra Civil Portuguesa (1828-1834). O desembarque, que envolveu cerca de 7.500 homens, entre os quais se contavam Almeida Garrett, Alexandre Herculano e Joaquim António Aguiar, transportados por 60 navios, permitiu às forças liberais tomar a cidade do Porto no dia 9 de Julho, apanhando de surpresa o exército miguelista que haveria de as submeter ao prolongado Cerco do Porto. D. Miguel acabaria por capitular em 1834, em Évora-Monte, abrindo caminho à implantação definitiva do Liberalismo em Portugal. Apesar do nome pelo qual ficou conhecido, o desembarque não ocorreu na vila de Mindelo, mas antes praia da Arenosa de Pampelido, actual Praia da Memória, na freguesia da Lavra, concelho de Matosinhos.
 
Do património arquitectónico religioso de Mindelo constam a igreja paroquial de S. João Evangelista (séc. XVIII) e a capela de S. Pedro dos Mareantes (séc. XX).
 
De referir ainda outros edifícios com interesse arquitectónico associados à actividade agrícola, nomeadamente na rua do Covelo e na rua de Paredes, bem como o edifício da “Vila Corina” (séc. XIX), onde já funcionou o liceu.
 
 
Principais Eventos
  • Festival de concertinas e cantares ao desafio (Primavera)
  • Festa de São Pedro (finais de Junho)
  • Festa do Padroeiro, São João Evangelista (primeiro Domingo de Agosto)
  • Festival Folclórico (segundo Domingo de Agosto)
  • Festas do Menino, cortejos de Natal
 
A Reserva Ornitológica de Mindelo (ROM) é a única área costeira na Área Metropolitana do Porto que mantém as suas características naturais. Com uma área de cerca de 600 ha é formada por um conjunto de praias e dunas embrionárias e interiores, campos agrícolas e manchas florestais, sendo atravessada pela Ribeira de Silvares. Por essa razão é alvo de diversos estudos científicos, nomeadamente, o estudo das aves (ornitologia). Por aqui passam mais de 150 espécies de aves, existindo também mamíferos e uma grande variedade de espécies de anfíbios. Foi, em 1957, a primeira área protegida criada em Portugal.
Fonte: Wikipédia. 
 

.......................

4 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D