Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

22
Jan07

Ilha do Sal

Praia da Claridade

 
Arquipélago de Cabo Verde

Arquipélago de Cabo Verde

 
Cabo Verde - Ilha do Sal - Praia da Santa Maria

Cabo Verde - Ilha do Sal - Praia da Santa Maria

Clique aqui para ampliar a imagem





Sal é uma ilha do grupo do Barlavento de Cabo Verde e concelho do mesmo nome. É uma das menores ilhas habitadas, estendendo-se por 30 km de comprimento e 12 km de largura, no sentido leste-oeste e distante cerca de 50 km em linha recta da Boa Vista, a sua mais próxima vizinha. O concelho do Sal é constituído apenas por uma freguesia: Nossa Senhora das Dores.
 
Ilhas do Barlavento
 
Grupo de ilhas do arquipélago de Cabo Verde integrando (de oeste para leste): Santo Antão, São Vicente, Santa Luzia (desabitada), São Nicolau, Sal e Boa Vista.
 
Pertencem ainda ao grupo do Barlavento os ilhéus desabitados de Branco e Razo, situados entre Santa Luzia e São Nicolau; o ilhéu dos Pássaros, em frente à cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente; os ilhéus Rabo de Junco, na costa da ilha do Sal e os ilhéus de Sal Rei e do Baluarte, na costa da ilha da Boa Vista.
 
Ilhas do Sotavento
 
Grupo de ilhas do arquipélago de Cabo Verde que inclui (de leste para oeste): Maio, Santiago, Fogo e Brava.
 
Fazem ainda parte do Sotavento o ilhéu de Santa Maria, em frente à cidade da Praia, na ilha de Santiago; os ilhéus Grande, de Cima, do Rei, Luís Carneiro e Sapado, a cerca de 8 km da ilha Brava e o ilhéu da Areia, junto à costa dessa mesma ilha.
 
História da Ilha do Sal
 
A ilha deve o seu nome à descoberta de mina de sal mineral na localidade de Pedra de Lume, em 1833. O seu povoamento iniciou-se no século XIX, tendo pertencido ao concelho da Boavista até 1935. A ilha, praticamente deserta, só começou a ter actividade económica expressiva com a exploração das suas salinas, tornando-se exportadora de sal até meados de 1980.
 
Visando um porto de escala para voos para a América do Sul, em 1939 surgiu na ilha plana, por iniciativa italiana, o aeroporto internacional. O seu desenvolvimento determinou a migração interna, sobretudo de S. Nicolau para a ilha do Sal. O aeroporto internacional Amílcar Cabral é hoje o principal porto de entrada no país e possibilita a exploração de modernos complexos turísticos, que nos últimos 20 anos se vêm instalando, principalmente na vila de Santa Maria.
 
Clima e geografia
 
O Sal tem uma superfície total de 216 km² e uma extensão máxima de cerca de 30 km, com cerca de 14.800 habitantes. Pertence ao grupo das três ilhas do arquipélago de Cabo Verde (do qual também fazem parte Boa Vista e Maio) que partilham as características físicas:
  • Proximidade ao continente africano, o que as torna vulneráveis ao vento quente e seco do deserto que transporta a areia do Saara e anualmente causa uma espécie de nevoeiro conhecido como bruma seca.
  • Planura extrema, apesar da sua origem vulcânica - a inexistência de montanhas que condensem a humidade atmosférica faz com que seja uma ilha muito árida onde a vegetação é escassa.
  • Extensas praias de areia branca, que é transportada pelos ventos a partir do deserto do Saara, o que se revela de grande interesse turístico.
  • Presença de salinas naturais e artificiais (que no caso do Sal deram o nome à ilha).
 
A Vila dos Espargos é a capital e sua cidade mais populosa. Santa Maria, ao sul, é o centro turístico e o segundo maior centro populacional da ilha, dispondo de uma boa estrutura hoteleira.
  
Economia
 
Sal é o principal foco de atracção turística do país. A sua boa rede de hotéis é responsável por mais de 50% das dormidas turísticas em todo o arquipélago. A ilha é plana, condição ideal para abrigar o principal aeroporto do arquipélago, ponto de chegada, partida e escala de diversos voos internacionais, o Aeroporto Internacional Amílcar Cabral (código internacional SID), localizado no centro da ilha, próximo de Espargos.
 
Ilha do Sal (do VozDiPovo-Online.com)
Fonte: Wikipédia. 
 

.......................

6 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D