Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

17
Jan07

Ilha de Santo Antão

Praia da Claridade

 
Arquipélago de Cabo Verde

Arquipélago de Cabo Verde



 
Vista do interior da ilha de Santo Antão, Cabo Verde

Vista do interior da ilha de Santo Antão, Cabo Verde




Santo Antão é uma das 9 ilhas habitadas de Cabo Verde, localizada no grupo do Barlavento, a noroeste, a segunda maior do arquipélago em superfície e a terceira em população, com aproximadamente 40 km de extensão longitudinal e cerca de 20 km de largura. De origem vulcânica, Santo Antão é a ilha mais ocidental de Cabo Verde e a mais afastada do continente africano. O canal de São Vicente separa-a da ilha mais próxima, a ilha de São Vicente.
 
Descoberta em 1462, começou a ser colonizada, com pouco sucesso, em 1548. Uma cadeia de montanhas, tida durante muito tempo como intransponível, separa a ilha entre norte e sul.
 
Os principais aglomerados populacionais são a vila da Ribeira Grande – a capital da ilha –, o Porto Novo – porta de entrada de gentes e mercadorias vindas de São Vicente – e a Ponta do Sol – onde se localiza o aeródromo da ilha.
 
Geografia
 
O ponto mais elevado da ilha é o Tope da Coroa, com 1.979 m, que é um vulcão inactivo, seguido do Pico da Cruz, com 1.814 m, a noroeste, e o Gudo de Cavaleiro, com 1.811 m, a sudeste.
 
Desde 1999 tem sido observada contínua elevação da temperatura da água do mar na região da Ponta do Sol, o que leva os vulcanólogos a admitir que é crescente o risco de novas erupções naquela área.
 
A parte da ilha voltada a sudeste é quase completamente árida, enquanto que a zona noroeste goza de chuvas relativamente regulares e é razoavelmente verde. Não é de estranhar, pois, que a maioria da população se concentre nesta parte de Santo Antão.
 
Os vales acusam uma forte erosão. Muitos vulcões são relativamente jovens e têm caldeiras. As montanhas são compostas de basalto e erguem-se a centenas de metros de altura.
 
História
 
O nome Santo Antão foi dado pelo navegador português Diogo Afonso que descobriu a ilha no dia 17 de Janeiro de 1462, faz hoje 545 anos, em consonância com o santo do dia da descoberta, tal como ocorreu com outras ilhas do grupo: São Vicente, São Nicolau e Santa Luzia.
 
A colonização começou em 1548. No século XVII, as populações das ilhas de Santiago e do Fogo com colonos vindos do norte de Portugal fundaram a Povoação, a actual vila da Ribeira Grande na zona norte da ilha.
 
Economia
 
A pesca tem um papel importante na economia da ilha. As principais produções agrícolas são cana-de-açúcar, inhame, mandioca, banana, manga e milho. Um das principais produções da ilha é o groge, um tipo de cachaça produzido localmente e muito popular em todo o arquipélago.
 
Nos últimos anos o turismo tem-se vindo a tornar uma indústria com importância crescente. A paisagem íngreme, contrastando áreas verdes com regiões absolutamente secas, é um forte atractivo para os turistas com gosto por longas caminhadas, o turismo-aventura e o eco-turismo. Prevê-se para breve a abertura de um hotel de quatro estrelas em Paul e unidades de três estrelas em diversos pontos da ilha de Santo Antão.
 
Divisão administrativa
 
Santo Antão está dividida em três concelhos – Paul, Porto Novo e Ribeira Grande – e sete freguesias – Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora do Livramento, Santo Crucifixo, São Pedro Apóstolo, Santo António das Pombas, São João Baptista e Santo André.
 
Língua
 
Para além do português, língua oficial, o crioulo cabo-verdiano é usado no dia-a-dia pela grande maioria da população de Santo Antão. Existe uma variante local do crioulo cabo-verdiano.
Fonte: Wikipédia. 
 

.......................

10 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D