Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

21
Dez06

Gruta do Natal, Açores

Praia da Claridade

 
Galeria central da Gruta do Natal, Açores
 
Galeria central da Gruta do Natal, Ilha Terceira, Açores


 
 
 

A Gruta do Natal, é uma formação geológica bastante extensa com ramificações nos diferentes túneis formados pelas escoadas de lavas muito fluidas que escorreram em diferentes direcções. Ao longo da história esta gruta foi sendo conhecida por vários nomes como o de “Galeria Negra” ou “Gruta do Cavalo” Para actualmente ter o nome de “Gruta do Natal”. Segundo um artigo publicado no Diário Insular de Domingo dias 20 de Maio de 2001 página 10, o actual nome deve-se à (…. “ cultura religiosa que envolve este povo, da ilha Terceira) e conquistando o "mistério" que aquela gruta representava no passado. A população, pela mão dos Montanheiros há muitos anos atrás, iniciou algo que se tornou numa verdadeira e singular tradição: a Missa de Natal. Assim, após 25 de Dezembro de 1969, com a celebração de uma missa pelo Patriarca das Índias, D. José Vieira Alvernaz, passou a chamar-se de Gruta do Natal, denominação pela qual a grande parte da população a conhece. Esta data marca ainda a abertura da gruta pela primeira vez à população em geral, para tal tendo sido construído um acesso simples e instalada uma iluminação rudimentar. Em altura das festividades natalícias têm sido realizadas, desde então, a Missa de Natal, presidida por Sua Eminência o Bispo de Angra e Ilhas dos Açores, tendo sido também palco de um baptizado. …”).
 
Esta curiosa formação geológica localiza-se no interior da Ilha Terceira, dentro da Reserva Florestal Natural da Serra de Santa Bárbara e Mistérios Negros. Uma das suas curiosidades é o facto de se localizar em grande parte por de baixo de uma lagoa, a Lagoa do Negro, que apesar de não ser de grandes dimensões tem características especificas. Ainda segundo artigo publicado no Diário Insular de Domingo dias 20 de Maio de 2001 página 10, (“… A Gruta do Natal localiza-se junto aos Picos Gordos, ainda dentro da Reserva Florestal Natural da Serra de Santa Bárbara e Mistérios Negros, mas já integrada numa zona fortemente humanizada, rodeada de pastagens de altitude e matas de exóticas. …”) A exploração espeleológica desta gruta com os equipamentos necessários só foi possível há relativamente poucos anos. Foi a Associação de Espeleologia “Os Montanheiros” que procedeu a esse trabalho. Foi por, no principio, ser das muitas grutas da ilha Terceira a que oferecia melhores condições de exploração e por também ser uma formação geológica muito diferente de um algar. O Algar do Carvão já tinha sido explorado e era necessário saber as diferenças existentes entre estas formações, que até são relativamente próximas.
 
Ainda segundo o artigo publicado no Diário Insular de Domingo dias 20 de Maio de 2001 página 10, ( “… A génese da gruta é incerta, concorrendo no entanto para a sua explicação uma teoria que indica a sua origem em correntes de lava originada em erupções fissurícolas ocorridas num vale encaixado que outrora existiu entre os picos que constituem a paisagem local. Trata-se de um tubo de lava com 697 m de comprimento total, que se torna preferencial numa escolha para uma exploração deste género por na quase totalidade da gruta o trânsito ser fácil, em chão com pouco desnível e tectos altos, o circuito interno é feito de forma a que não haja necessidade do visitante percorrer o mesmo trajecto na ida e na volta, a história cultural e tradicional que esta gruta possui, bem como o valor científico em formações geológicas. No seu interior poderão ser observadas estruturas geológicas diversas como: escorrências de diferentes tipos de lava, estalactites e balcões laterais. Apresenta-se como um espaço didáctico a que cada vez mais recorrem os professores, acompanhados das suas turmas, para melhor compreenderem as manifestações vulcânicas que se encontraram na génese destas ilhas.”).
Fonte: Wikipédia. 
 

..........................

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D