Terça-feira, 5 de Dezembro de 2006

Mina de diamante a céu aberto em Sakha, Rússia

A Mina El Chino localizada próximo de Silver City, Novo México,
é uma mina de cobre a céu-aberto
Mina, ou mineração, a céu aberto refere-se ao método de extracção de rocha ou minerais da terra pela sua remoção de um poço aberto ou borrow. O termo é usado para diferenciar esta forma de mineração dos métodos extractivos que requerem perfuração de túneis na terra. A mineração a céu aberto é usada quando depósitos de mineral ou rocha comercialmente úteis são encontradas perto da superfície; isto é, onde o overburden (material de superfície que cobre o depósito valioso) é relativamente fino ou o material do interesse é estrutural inapropriado para perfurar túneis (como seja a caixa para a areia, a cinza, e o cascalho). Onde os minerais ocorrem profundamente abaixo da superfície - aí onde o overburden é grosso ou o mineral ocorre como os veios em rock - pode ser necessário tunnels duros (mineração com eixos) para extrair o material avaliado. As minas a céu aberto são ampliadas tipicamente até que o recurso mineral (ou o lote de terra possuído pela companhia de mineração) se esgote.
As minas a céu aberto de onde se extrai material de construção são muitas vezes chamadas pedreiras. Mesmo que às vezes esquecidas, há diferenças entre as minas a céu aberto, as pedreiras, as borrows, os aluviões.
Quando os minas já não são mais produtivas para a extracção do material, as minas a céu aberto podem ser transformadas em aterros sanitários. Mesmo assim, é muitas vezes necessário drenar a água para a mina não se tornar uma lago.
Materiais extraídos de minas a céu aberto incluem:
- Argila
- Carvão
- Coquina (constituído principalmente de conchas e seus fragmentos)
- Granito
- Gravilha
- Gesso
- Calcário
- Mármore
- Metais: cobre, ferro, por exemplo
- Areia e cascalho
- Arenito
Fonte: Wikipédia.
..........................
Caro Filipe: vim ver o blogue e ler o tema de hoje, interessante como sempre. Até breve.
Olá Filipe
Já há dias que não te fazia uma visita
Hoje, madrguei...sempre tenho mais um tempinho.
Olha se puderes passa neste blog: http://gaivotapoesia11.blogs.sapo.pt.
Talvez gostes?
Beijos
Chicailheu
Se tivesse de trabalhar numa mina, preferiria uma a céu aberto.As das imagens acima até têm a sua beleza embora o impacto ambiental seja muito grande,
De Maria Elisa a 5 de Dezembro de 2006 às 18:13
Olá amigo Filipe!..Muito lindo,isto das minas de céu aberto,mas deve de ter um pouco de poluição,pois nós aqui perto temos umas mas que estão há muito inativas,em parte abertas mas muitas subterránias,mas eram de extração de pedra de granito,cheguei a entar dentro delas,parecia as grutas de MIRA D,AIRE,muito bonito,desde que não faça mal?
Amigo valeu o teu trabalho, pois estamos sempre aprender.Beijo
Maria Elisa
De
aquimetem a 5 de Dezembro de 2006 às 21:31
Só para cumprimentar o Filipe e uma vez mais manisfestar-lhe a minha sincera admiração pelo labor encicllopédico da sua Praia da Claridade. Parabéns.
aquimetem
De
jo a 5 de Dezembro de 2006 às 22:36
Aflitivo, porque é terrível para o impacto ambiental, mas têm uma beleza assustadora. Não sei se era capaz de trabalhar de uma mina. Nos finais do sec. IX, quando do auge das explorações mineiras, os relatos feitos pelos escritores da época mostra-nos bem o trabalho escravo que era trabalhar em minas. Nunca me esqueci do romance "O pão que o diabo amassou". Fiquei marcada pelo real desse relato.
Abraço
De Nicole a 12 de Fevereiro de 2007 às 18:21
muito bom o seu texto!
foi você que escreveu o da wikipedia? é que está igual.
É a primeira vez que acesso, a matéria é de meu interesse, comentarei posteriormente.
Sds...
Agradeço a visita.
Um Abraço
Comentar Artigo