Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

06
Jan06

Portal do Astrónomo (204)

Praia da Claridade

www.portaldoastronomo.org


NUCLIO - Núcleo Interactivo de Astronomia
Newsletter n.º 204



Ano novo, Tema novo. O ano de 2006 começa com um Tema do Mês que responde a muitas das questões que nos chegam através da "Secção Pergunte ao Astrónomo": O que devo fazer para observar o céu? Estou a começar, que tipo de binóculo/telescópio devo comprar?... Esta semana o tema começa pelo básico... olhar o céu com o olho nu!

Dando continuidade a um projecto de divulgação que o NUCLIO tem vindo a desenvolver com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, hoje 6ª feira dia 6 de Janeiro, estaremos às 21h30 na Casa de Sta Maria, em Cascais,  "À conversa com o Cientista" Miguel Moreira. Pode consultar os detalhes desta iniciativa em:

http://www.nuclio.pt/projectos/000044.html

E já amanhã, Sábado, também às 21h30, mas no Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal, na Estrada Marginal, São Pedro do Estoril, voltaremos a ter uma sessão de "Astronomia em Crescente". Desta vez serão abordados dois temas: a descoberta de novos objectos "planetários" no Sistema Solar (por José Simões) e a possibilidade de uma futura colonização espacial (por Carl Koppeschaar). Pode consultar os detalhes desta iniciativa em:

http://www.nuclio.pt/projectos/000048.html 

Aproveitamos também esta oportunidade para divulgar outra palestra de Carl Koppeschaar, desta vez sobre um tema não astronómico, mas que mexe muito com todos nós, a Gripe... É no dia 9 de Janeiro, às 18h, na Fundação Calouste de Gulbenkian, sala 1. Pode ler o resumo desta apresentação em:

http://www.gripept.net/?q=carl_

Em relação ao céu nocturno... Após o Quarto-Crescente de hoje, pelas 18h57 UT, a  Lua, irá colocar-se em destaque no próximo dia 8 ao inicio da noite, quando estará em conjunção com Marte, com pouco mais de meio grau de separação aparente, o equivalente ao diâmetro da própria Lua! O planeta vermelho estará bastante brilhante com magnitude -0,4 mas parecerá um pequeno pontinho amarelado quando comparado com o brilho intenso do nosso satélite natural, com mais de 70% de fase. Ao contrário das últimas conjunções, que têm tido separações angulares bastante pronunciadas, esta é tão próxima que poderá ser vista através de um telescópio com uma ocular de baixa-média ampliação. Caso não possua um telescópio, um simples binóculo 10x50 ou até o olho nu servirão perfeitamente para observar esta espectacular conjunção.

---

Carl Koppeschaar em Portugal

http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=607

Carl Koppeschaar, famoso jornalista de ciência holandês, estará este Sábado na Ponta do Sal (S. Pedro do Estoril), onde falará sobre “Mundos distantes e a possibilidade de colonizar o espaço”, numa iniciativa do NUCLIO. Koppeschaar tem vários livros publicados, sobre Astronomia, Telecomunicações e Ciências Espaciais, colabora com diversas revistas e jornais, participa frequentemente em programas de televisão, e está envolvido em vários programas relacionados com o ensino das Ciências.


Plutão é mais frio do que deveria

http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=608

Os cientistas já suspeitavam que Plutão poderia ser mais frio do que era de esperar. Infelizmente, os resultados obtidos por telescópios, como o Keck ou o Hubble, sobre a emissão térmica deste planeta, não permitiam separar satisfatoriamente os dados relativos a Plutão dos relativos à sua lua Caronte, devido à proximidade entre ambos. Agora, uma equipa de investigadores do Centro Harvard-Smithsonian para a Astrofísica, utilizando o Submillimeter Array, conseguiu finalmente obter medições directas da emissão térmica de Plutão e da sua lua. As conclusões mostram que Plutão é realmente mais frio do que se esperava, mais frio ainda do que Caronte.


Fontewww.portaldoastronomo.org  -  O Portal do Astrónomo.



























Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D