Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

07
Jan06

A Torre Nacional do Canadá

Praia da Claridade

Torre Nacional do Canadá 
Torre Nacional do Canadá, ao centro


A Torre Nacional do Canadá (Canada's National Tower, em inglês), ou simplesmente Torre CN (ou CN Tower, como é conhecida internacionalmente), é a estrutura (não sustentada por cabos e em terra firme) mais alta do mundo, segundo o Guinness. Até 1995, o seu nome original era Canadian National Tower (Torre Canadense Nacional).

A sua altura total é de 553 metros e 33 centímetros, sendo que o principal observatório da torre está localizado a aproximadamente 342 metros de altura. A torre possui um segundo observatório, o Sky Pod, localizado a 447 metros de altura, o mais alto do mundo. A Torre CN é considerada uma das 7 maravilhas do mundo moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis.

A Torre CN está localizada no centro da cidade
canadense de Toronto, ao lado de outra atracção turística da cidade, o Skydome (estádio de desportos aberto localizado no centro da cidade). A Torre CN é o principal cartão postal da cidade, atraindo mais de 2 milhões de turistas por ano. Foi originalmente construída pela Canadian National Railway (daí o nome da torre) para resolver constantes problemas de comunicações que aconteciam devido à construção de prédios e arranha-céus cada vez mais altos no centro da cidade, e para mostrar a força da indústria canadense. Após a inauguração da Torre CN, a Canadian National Railway logo viu que a Torre CN era muito mais lucrativa como uma atracção turística do que uma torre de transmissão. Com cerca de um milhão de turistas subindo a torre anualmente, desde que foi construída, a Torre CN nunca operou no vermelho. Os seus custos de construção foram pagos em apenas 15 anos.

A Torre CN foi administrada pela Canadian National Railway - daí o nome antigo da torre, Canadian National Tower - até
1995, quando passou a ser administrada pela Canada Lands Company, uma companhia do governo canadense. A torre já era popularmente conhecida como CN Tower, e o governo, que queria remover o nome da empresa ferroviária da torre, mas para manter o acrónimo intacto, nomeou a torre de Canada's Tower.

Outra curiosidade da Torre CN é a escada que vai desde o piso térreo até ao principal observatório - ela possuem 1.776 degraus e é a escada mais longa do mundo. Projectada principalmente para casos de emergências, anualmente a escada é utilizada duas vezes para "escaladas de caridade" - abertas a quaisquer pessoas que queiram participar e ajudar a comunidade. A média do tempo que um escalador leva para subir todos os 1.776 degraus é de 30 minutos, sendo que o recorde é de 7 minutos e 58 segundos.

Enquanto que a Torre CN é actualmente a estrutura mais alta do mundo, esse recorde pode não durar muito, com a construção do
Burj Dubai, em Dubai, Emirados Árabes Unidos.

Um desenho do Burj Dubai 
Um desenho do Burj Dubai


O Burj Dubai é um
arranha-céu em construção, na cidade de Dubai, Emirados Árabes Unidos. Não se sabe a altura exacta do edifício, mas acredita-se que ela terá aproximadamente 705 metros de altura, o que a fará não somente o arranha-céus mais alto do mundo, bem como a estrutura mais alta do mundo. O término da sua construção está prevista para 2008, e seu custo estimado é de oito biliões de dólares.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.










Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D