Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

09
Nov06

A Genealogia

Praia da Claridade

 
Árvore genealógica de Adolf Hitler

Exemplo:  Árvore genealógica de Adolf Hitler
 
 
 

A genealogia é uma ciência de raiz histórica, que estuda a evolução e disseminação das famílias e respectivos apelidos.
 
A definição mais abrangente é "estudo do parentesco". Como ciência, desenvolve-se no âmbito da "história de família", onde é a peça fundamental subsidiada por outras ciências, como a sociologia, economia, biografia, história da arte ou direito.
 
É também conhecida como "ciência da história da família" pois tem como objectivo desvendar as origens das pessoas e famílias por intermédio do levantamento sistemático de seus antepassados, locais onde nasceram e viveram e seus relacionamentos interfamiliares. Tal levantamento pode ser estendido aos descendentes de uma determinada figura histórica o que também se engloba no âmbito do estudo dessa ciência.
 
Uma árvore genealógica é um histórico de certa parte dos ancestrais de uma pessoa ou família. Mais especificamente, trata-se de uma representação gráfica genealógica para mostrar as conexões familiares entre indivíduos, trazendo seus nomes e, algumas vezes, datas e lugares de nascimento, casamento e morte.
 
Uma árvore genealógica também pode representar o sentido inverso, ou seja, de um ancestral comum sendo a raiz da árvore até todos seus descendentes colocados nas suas inúmeras ramificações.
 
Ancestral ou antepassado, em genealogia, é o nome que normalmente se atribui a um ascendente já morto ou que se localiza a várias gerações anteriores na representação gráfica da árvore genealógica.
 
A descendência de um indivíduo é constituída por todos os seus filhos, netos, bisnetos, etc. No sentido oposto existe a ascendência, ou seja, todos os ancestrais de uma determinada pessoa: pais, avós, bisavós, etc.
Fonte: Wikipédia.  
 
 
   
Observações:
 
Por achar relevante para complementar este artigo, com o devido respeito e agradecendo a colaboração, transcrevo para este corpo principal um comentário inserido no mesmo:
 
 
"De Maria Papoila 
Olá Filipe:
Hoje por aqui deixo a minha marca...

  
Em Medicina Geral e Familiar, o genograma é um instrumento muito importante de avaliação do risco de doenças com factores genéticos. Para ter valor devemos incluir pelo menos três gerações e registar todas as doenças conhecidas e causas de morte
."
 
___________
  
Por também achar interessante para complemento deste artigo, com o devido respeito e agradecendo a colaboração, transcrevo para este corpo principal uma frase deixada em "comentário", por  Jofre Alves:
  
 
 
"... Para imaginar a grandeza e a monumentalidade da questão, basta relembrar que um indivíduo em 15 gerações ascendentes tem 16.384 antepassados. E em 15 gerações chegámos, mais ao menos, aos finais do século XVI, início da centúria de Seiscentos...."
  
..........................

8 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D