Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

15
Out06

Turismo espacial

Praia da Claridade

 
 Anousheh Ansari, a mais recente turista espacial
 
Anousheh Ansari, a mais recente turista espacial

 
 

Turismo espacial é um fenómeno recente que consiste em viagens espaciais realizadas por indivíduos com propósitos não científicos, de puro lazer. Actualmente o turismo espacial está aberto apenas a indivíduos excepcionalmente saudáveis, e o transporte é assegurado pelo programa espacial russo.
 
As principais atracções no turismo espacial é a própria experiência em si, a fantástica sensação de observar a Terra desde o espaço (descrito pelos astronautas como extremamente intenso e impressionante), a elevação do status quo (poder dizer eu estive no espaço), e as vantagens da ausência de gravidade — potencial para desportos extremos, sexo não convencional, e benefícios na saúde, especialmente para pessoas idosas.
 
 
Lista de turistas espaciais

Esta é uma lista de todas as pessoas (quatro até 2006) que pagaram para estar no espaço. Todos os participantes descolaram e aterraram na Estação Espacial Internacional em naves Soyuz.
  1.  Dennis Tito: 28 de Abril a 6 de Maio de 2001
  2.  Mark Shuttleworth: 25 de Abril a 5 de Maio de 2002
  3.  Gregory Olsen: 1 a 11 de Outubro de 2005
  4.  Anousheh Ansari: 18 a 29 de Setembro de 2006

Futuros Turistas Espaciais
  •  Charles Simonyi: Previsto para Março de 2007
  •  Daisuke Enomoto: Sem previsão (deveria ter ido na Soyuz TMA-9, mas, por problemas médicos, foi substituído por Anousheh)

Anousheh Ansari
  (Mashad, 12 de Setembro de 1966) é uma empresária iraniana naturalizada norte-americana. Tornou-se a primeira mulher cosmonauta-turista em 18 de Setembro de 2006, quando a bordo da missão Soyuz TM-9 visitou durante onze dias a Estação Espacial Internacional.
 
Em 1984 a sua família decidiu enviá-la para a Virgínia nos Estados Unidos da América, onde residia uma tia, de modo a poder seguir estudos na área da ciência, limitados às mulheres no Irão pós-revolução islâmica de 1979. Naturalizada norte-americana nos anos 80, formou-se em engenharia eléctrica e ciência de computadores na Universidade George Madison.
 
Fluente em inglês, francês e persa, tornou-se executiva no ramo das telecomunicações, e é hoje sócia, co-fundadora e CEO da empresa Telecom Technologies, que fundou com o seu marido e o seu cunhado nos anos 90. A empresa de sua família, Prodea Systems, anunciou a formação de uma sociedade com a Space Adventures - a empresa que faz os acordos comerciais com a agência espacial russa para levar turistas ao espaço - com a intenção de criar uma frota de veículos espaciais sub-orbitais para uso comercial ao redor do mundo.
 
Como principal contribuinte financeira da Fundação X-Prize, Anousheh Ansari dá nome ao prémio Ansari X-Prize, oferecido pela fundação a quem fizesse o primeiro voo espacial sub-orbital independente da história; o prémio, de dez milhões de dólares, foi conquistado pela equipe do engenheiro e astronauta Mike Melvill e o protótipo espacial SpaceShipOne, do Projecto Tier, entre os vinte e seis concorrentes ao prémio.
 
Ansari contratou a viagem ao espaço através da empresa Space Adventures, (responsável pela viagem dos três primeiros turistas pagantes ao espaço, todos homens) e treinava como cosmonauta-reserva em Baikonur, para uma viagem futura, quando o passageiro principal, Daisuke Enomoto, um empresário japonês, foi reprovado no exame médico final em 21 de Agosto, permitindo a ela ocupar a vaga titular muito antes do que havia imaginado, estando apta a ir ao espaço dali a menos de vinte dias. Em 18 de Setembro de 2006, ela foi lançada em órbita na missão Soyuz TM-9, em companhia dos astronautas Michael Lopez-Alegria e Mikhail Tyurin, para uma estadia de nove dias na ISS (International Space Station - Estação Espacial Internacional).
 
Durante a sua permanência de dez dias no espaço, ela realizou duas experiências da Agência Espacial Europeia e um terceiro do consórcio aeroespacial russo Energia.
 
Estima-se que os turistas espaciais paguem vinte milhões de dólares aos russos pela viagem e estadia de dez dias em órbita. Acredita-se que esse seja o custo do lançamento do foguete da Soyuz. As autoridades russas mantêm confidencialidade sobre os contratos com os turistas.
 
Ansari retornou à Terra a bordo da nave Soyuz TMA-8 juntamente com os membros da Expedition 13 que completaram 6 meses na Estação Espacial Internacional.
Fonte: Wikipédia. 
 
 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D