Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

02
Out06

O Yom Kippur

Praia da Claridade

 
Yom Kippur (1878)
 
Yom Kippur (1878)
 
 
 

O Yom Kippur marca o início do Kippur (reflexão, jejum, orações e penitência, purificação e perdão), e é um dos dias mais importantes do judaísmo. No calendário hebreu, o Yom Kippur começa no crepúsculo que inicia o décimo dia do mês hebreu de Tishri (o que coincide com Setembro ou Outubro), continuando até ao seguinte pôr do sol.
 
Seguem-se as datas dos próximos Yom Kippur:
  • 2006: 2 de Outubro (hoje)
  • 2007: 22 de Setembro
  • 2008: 9 de Outubro
  • 2009: 28 de Setembro
  • 2010: 18 de Setembro
Nota: o feriado começa no pôr do sol do dia precedente às datas referidas.
 
Proibições
 
Existem 5 proibições no Yom Kipur:
  1. Comer - desde um pouco antes do pôr-do-sol de Domingo até o nascer das estrelas da segunda-feira;
  2. Usar calçados de couro;
  3. Relacionamento conjugal;
  4. Passar cremes, desodorizantes, etc., no corpo;
  5. Banhar-se por prazer.
A essência destas proibições é causar aflição ao corpo, dando, então, prioridade à alma. Pela perspectiva judaica, o ser humano é constituído pelo yétzer hatóv (o desejo de fazer as coisas correctamente, que é identificado com a alma) e o yétzer hará (o desejo de seguir os próprios instintos, que corresponde ao corpo). O desafio na vida é "sincronizar" o corpo com o yétzer hatóv. Uma analogia é feita no Talmud (compilação, que data de 499 d.C., de leis e tradições judaicas) entre um cavalo (o corpo) e um cavaleiro (a alma). É sempre melhor o cavaleiro estar em cima do cavalo!
 
Orações
 
Durante as orações fala-se o Vidúy, uma confissão, e Ál Chét, uma lista de transgressões entre o homem e Deus e o homem e o seu semelhante. É interessante notar duas coisas: primeiro, as transgressões estão em ordem alfabética (em hebraico). Isto torna a lista bastante abrangente, além de permitir a inclusão de qualquer transgressão que se queira na letra apropriada.
 
Em segundo, o Vidúy e Ál Chét, estão no plural, o que pretende transmitir a ideia de que o povo judeu é um povo "entrelaçado", onde todos devem ser responsáveis pelos outros. Mesmo não cometendo uma determinada ofensa, pretende-se transmitir uma carga de responsabilidade por aqueles que a cometeram - especialmente se a transgressão pudesse ter sido evitada por aqueles que não arcarão com as culpas.
 
Natureza do Yom Kippur
 
Mas o que é o Yom Kippur? São proibições como no Pessach? (Pessach é hoje uma festa central do Judaísmo e serve como uma ligação entre o povo judeu e a sua história).
  • NÃO, Yom Kipur é o tempo em que se eleva a alma para perto do Trono e Balança Divina.
Mas então é a época em que se pede perdão?
  • NÃO, o tempo de pedir perdão é entre Rosh Hashaná (ano-novo dentro do judaísmo) e Yom Kippur. No decorrer das rezas de Kipur, é que concluímos este apelo ao Senhor, mas de nada adianta pedir perdão a Deus se o pecado foi cometido ao próximo - deve-se pedir desculpas, para depois clamar perdão a Deus.
Dia do Perdão
 
Durante um longo ano o homem comete toda a sorte de erros, atropelos, voluntários, involuntários. O processo da teshuváh (arrependimento, retorno ao bem) não poderá realizar-se magicamente num dia. A tradição judia coloca ao mês de EluI, último do ano, como prefácio para ir preparando o homem para a reflexão profunda, até ao grande caminho interior. Cedo, nas manhãs de Elul, ouve-se o som do shofar (trombeta feita de chifre de carneiro usado dentro do judaísmo nas convocações dos dias sagrados como Rosh Hashaná e Yom Kipur):
Desperta povo!
 
Uma semana antes de Rosh Hashaná, também durante a madrugada, se dizem as orações que se chamam "selichot" (perdões). O 1º de Tishri é o grande dia, a base para um ano novo e um novo ano de vida. Depois seguirão nove dias até ao dia do perdão. Dez dias, para aprofundar-se dentro de si, afastar o mal, aproximar o bem. O processo chega à sua culminância no dia 10º de Tishri : Yom Kippur.
 
A expiação, Kippur, na raiz hebraica, refere-se ao "que cobre", ou seja, o castigo que envolve o acto perverso. Tudo o que se pode anular, deter ou parar é o castigo; mas não o acto cometido; esse acto está aí e a única maneira de superá-lo é através de uma transcendental modificação da conduta pessoal posterior. Os actos são do homem, seguirão sendo dele, e a consequência, a sua responsabilidade. Deus pode apagar o castigo, não o acto. O jejum - que acompanha todo o dia do perdão - por sua parte não faz milagre. O jejum do dia não sacrifica nada a favor de Deus, sendo que tal ideia seria eminentemente pagã. O que faz é reconcentrar o homem no seu espírito, afastá-lo, por algumas horas, da servidão do homem ao corpo e a suas necessidades.
 
Observa-se também que as más acções ou transgressões têm duas polaridades: uma do homem em relação ao homem e a outra, do homem em relação a Deus. A primeira é a da vida diária, exterior, social e inter-humana. A outra, do âmbito da alma, é o segredo da consciência. A primeira é coisa de homens, e os homens têm de resolvê-la: "As transgressões que vão de homem a homem, não são espiadas pelo lom Kippur, se antes não forem perdoadas pelo próximo ".
 
Daí que se costuma pedir previamente o perdão de nossos semelhantes, se eles não perdoam, Deus não poderá intervir.
 
Jejum no Yom Kippur
 
É o dia do perdão - quando Deus perdoa a todo Israel. Durante esse dia, nada pode ser comido ou bebido, inclusive água. É permitido lavar a boca, escovar os dentes ou banhar o corpo. Somente o rosto e as mãos podem ser lavados pela manhã, antes das orações. Não se pode carregar nada, acender fogo, fumar, nem usar electricidade. O jejum não é permitido para crianças menores de 9 anos, pessoas gravemente enfermas, mulheres grávidas e aquelas que deram à luz há menos de trinta dias.
 
Se uma pessoa enquanto estiver jejuando passar mal, a ponto de quase desmaiar, deve-se dar-lhe comida até que se recupere. Se houver perigo de uma epidemia, e os médicos da cidade aconselharem que é necessário comer a fim de resistir à moléstia, exige-se que todos comam.
 
Existem outras proibições, além daquelas, como trabalhar, comer ou beber. As relações conjugais são proibidas, bem como o uso de perfumes e unguentos, excepto para fins médicos. Além disso, sapatos e outras peças da indumentária feitas de couro não podem ser usadas na Yom Kippur, pois não se pode usar nenhum material para o qual seja necessário matar um animal.
 
Após o Yom Kippur, espera-se que haja festa e alegria, não perdendo de vista o facto de que o Yom Kippur é um dia santo de júbilo.
Fonte: Wikipédia.
 
 

10 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D