Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

12
Jan06

Acidente de Goiânia

Praia da Claridade

O acidente de vazamento de césio 137 (ver o meu artigo de ontem) em Goiânia (1) ocorreu no dia 13 de Setembro de 1987, matando 7 pessoas e deixando outros 16 feridos. Foi o pior acidente no mundo desencadeado pelo manuseio incorrecto de lixo nuclear (2).

Roberto dos Santos e Wagner Mota encontraram um aparelho de radioterapia (3) num hospital abandonado em Goiânia. Ao desmantelar o aparelho para vender as partes metálicas do mesmo para um ferro-velho, eles venderam o cilindro contendo césio a Devair Alves Ferreira. Como o césio brilhava no escuro, Devair convidou amigos e parentes para observarem o objecto.

O acidente só foi descoberto em 29 de Setembro, quando a esposa de Ferreira levou peças do aparelho desmontado à vigilância sanitária.

(1) - Goiânia é a maior cidade e capital do estado de Goiás. Estado brasileiro situado a leste da região Centro-Oeste. Tem como limites Tocantins a norte, a Bahia a leste, Minas Gerais a leste e sudeste.

(2) - Lixo Nuclear é aquele contendo elementos químicos radioactivos que não têm ou deixaram de ter utilidade. É usualmente o produto resultante de um processo de fissão nuclear, do material utilizado como combustível nos reactores ou do uso de armas nucleares. A radioactividade deste material diminui com o tempo. Todo o radioisótopo tem uma meia-vida, ou seja: o tempo necessário para perder metade (1/2) de sua radioactividade. Eventualmente todo o lixo radioactivo decai para um elemento não-radioactivo. Por exemplo: passados 40 anos, a maioria dos resíduos de combustível nuclear perde 99,9% de radiação.

(3) - Radioterapia é uma especialidade médica que se ocupa tratamento oncológico baseado em radiação.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Para evitar acidentes não se deve mexer em materiais ou peças abandonadas que desconhecemos e que podem ser altamente perigosas ou até letais, sendo conveniente comunicar às autoridades para que elas possam controlar a ocorrência, solicitando, por exemplo, a comparência de pessoal especializado disponível (Polícia, Protecção Civil, Bombeiros, órgãos do meio ambiente). É costume encontrar, infelizmente, material militar com o qual se dever ter muita atenção...

1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D